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http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/816
Tipo: | Dissertação |
Título: | Explorando a física na música |
Autor(es): | Santos, Lelyz |
Primeiro Orientador: | Salmon, Octavio Daniel Rodriguez |
metadata.dc.contributor.referee1: | Salmon, Octavio Daniel Rodriguez |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fonseca, Thiago Lobo |
metadata.dc.contributor.referee3: | Adão Neto, Minos Martins |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma sequência didática juntamente com um experimento de baixo custo fazendo uma interdisciplinaridade com a música. A aplicação do produto foi em uma turma noturna do 2º ano do EJA (Educação de Jovens e Adultos) no período de novembro de 2021 durante a pandemia do COVID19, após retomada das aulas presenciais autorizada pelo governo do Estado do Amazonas, depois de dezoito meses de aulas presenciais suspensas. Traz a relação da música com os sons através de intervalos, harmonia e demais musicalidades. O trabalho terá Ausubel como um dos fundamentos pedagógicos para o ensinoaprendizagem significativa. Terá uma boa base teórica e os fundamentos matemáticos e físicos para sustentar as propostas sugeridas aos professores do ensino médio para aplicarem com facilidade aos alunos, pois não precisará de laboratórios, apenas boa vontade. Por fim o principal objetivo é que de alguma forma contribua para a sociedade brasileira; física; professore/educadores e a comunidade científica. |
Abstract: | The present work proposes a didactic sequence together with a low-cost experiment making an interdisciplinarity with music. The application of the product was in a night class of the 2nd year of EJA (Youth and Adult Education) in the period November 2021 during the COVID-19 pandemic, after resumption of face-to-face classes authorized by the government of the State of Amazonas, after eighteen months of face-to-face classes suspended. It brings the relationship between music and sounds through intervals, harmony and other musicalities. The work will have Ausubel as one of the pedagogical foundations for meaningful teaching and learning. It will have a good theoretical basis and the mathematical and physical foundations to support the proposals suggested to high school teachers to easily apply to students, as it will not need laboratories, only good will. Finally, the main objective is to somehow contribute to Brazilian society; physics; teacher/educators and the scientific community. |
Palavras-chave: | Física - ensino Física - música Sequência didática Equação de Onda |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) |
Citação: | SANTOS, Lelyz. Explorando a física na música.114 f. 2021. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/816 |
Data do documento: | 25-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Explorando a física na música_Santos_2021.pdf | Dissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro | 2,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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