Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Denilson da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7149037835888302pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Denilson da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7149037835888302pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Letícia Maria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9272870213276367pt_BR
dc.contributor.referee3Coimbra, Débora-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1842712024021897pt_BR
dc.creatorMonteiro Junior, Francisco Miranda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1092459258202199pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-23T15:53:16Z-
dc.date.available2022-05-23-
dc.date.available2022-05-23T15:53:16Z-
dc.date.issued2021-03-19-
dc.identifier.citationMONTEIRO JÚNIOR, Francisco Miranda. A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio. 102 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/814-
dc.description.abstractThis work presents an experience report on the application of a didactic sequence for teaching quantum physics to students high school students who have already studied optics, wave and electricity. As a form of support for the teaching sequence, an experimental activity was developed called “quantum rubber”. This teaching sequence was developed with the aim of adding more knowledge regarding the teaching of quantum mechanics, which in itself is difficult to understand and difficult to access. So the intention is to find support to teach something that can illustrate some effects, taking into account the impossibility of something concrete. The support found is based on a teaching sequence that consists of seven stages (classes) where in these stages the knowledge construction process is divided into three actions: 1) The presentation of the problem situation to the student and the objectives that we must achieve; 2) The presentation of the objects that will be part of the assembly of the prototype; 3) The setting up of the experimental activity: the “quantum rubber”. We also used two assessments in order to analyze the students' previous knowledge and the knowledge acquired at the end of the entire teaching and learning process. The results of this work made it possible to improve the didactic sequence developed, which is presented in the Appendix as an educational product to assist high school physics teachers in approaching the concept of quantum mechanics for their students.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um relato de experiencia sobre a aplicação de uma sequência didática para o ensino da física quântica para alunos do ensino médio que já tenham estudado óptica, ondulatória e eletricidade. Como forma de apoio para a sequência de ensino, foi desenvolvida uma atividade experimental intitulada a “borracha quântica”. Esta sequência de ensino foi elaborada com o intuito de melhorar o ensino de física quântica no ensino médio, que por si já é de difícil compreensão e de difícil acesso. O apoio encontrado está alicerçado em uma sequência de ensino que consiste em sete etapas (aulas) onde nestas etapas o processo de construção do conhecimento se divide em três ações: 1) A apresentação da situação-problema ao aluno e os objetivos que deveremos alcançar; 2) A apresentação dos objetos que farão parte da montagem do protótipo; 3) A montagem da atividade experimental: a “borracha quântica”. Também utilizamos duas avaliações com o intuito de analisarmos os conhecimentos prévios dos alunos e os conhecimentos adquiridos no fim de todo o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados deste trabalho possibilitaram aprimorar a sequência didática desenvolvida que é reapresentada no Apêndice na forma de um produto educacional para auxiliar professores de física do ensino médio na abordagem do conceito de física quântica para seus alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-05-23T15:53:16Z No. of bitstreams: 1 Franscisco Miranda Monteiro júnior DISSERTAÇÃO (1).pdf: 3016808 bytes, checksum: 524b1008440e15086f8e0037d09d3f52 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-23T15:53:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Franscisco Miranda Monteiro júnior DISSERTAÇÃO (1).pdf: 3016808 bytes, checksum: 524b1008440e15086f8e0037d09d3f52 (MD5) Previous issue date: 2021-03-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectFísica quânticapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleA “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio_ Monteiro Júnior_2020.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.