Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Leal, Davi Avelino-
dc.contributor.referee1Leal, Davi Avelino-
dc.contributor.referee2Silva, Josiani Mendes da-
dc.contributor.referee3Cruz, Jocilene Gomes da-
dc.creatorRibeiro, Giovana de Oliveira-
dc.creatorLeal, Davi Avelino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130193353060239pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-16T23:21:53Z-
dc.date.available2022-05-16-
dc.date.available2022-05-16T23:21:53Z-
dc.date.issued2020-05-15-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Giovana de Oliveira; LEAL, Davi Avelino. Guia do assessor pedagógico: educação escolar indígena - Manaus. 2020. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/803-
dc.description.abstractTThe product entitled “Pedagogical Advisor’s Guide - Indigenous School Education in Manaus” is the result of a dissertation work called Pedagogical Advisor: perspectives and challenges in pedagogical counseling in Indigenous Schools and in Municipal Centers for Indigenous Education in Manaus. This product aims to establish an itinerary of activities aimed at pedagogical advisors working in Manaus Indigenous School Education. It is worth noting that the majority of these professionals working in the municipal education network do not have the necessary training to work in this role. When observing this situation, the author of the product, who has a long history of acting and experiencing indigenous issues focused on education, chose to gather in a single material a list of actions that, when put into practice, make the work of pedagogical advisors more assertive. This guide initially covers the following topics: a) Advisory objectives; b) Hours and pedagogical assistance program; c) Strategies for Advice, and d) Moments of exchange of experience and evaluation. This proposal also focuses on the following divided monthly activities, in guidance and monitoring: Pedagogical Axis; Pedagogical Political Axis; Axis Production of Teaching Material; and Linguistic Axis; Planning; Evaluation. We believe that the execution of these steps, added to the evaluation of all the work, carried out, will make the work routine of the pedagogical advisers, active in indigenous school education, be carried out in a more organized and planned manner. This results in better quality support for teachers of indigenous school education linked to the Management of Indigenous School Education of Manaus - GEEI.pt_BR
dc.description.resumoO produto intitulado “Guia do Assessor Pedagógico – Educação Escolar Indígena de Manaus” é resultado do trabalho de dissertação denominado Assessor Pedagógico: perspectivas e desafios no assessoramento pedagógico nas Escolas Indígenas e nos Centros Municipais de Educação Escolar Indígena de Manaus. Este produto tem por objetivo estabelecer um roteiro de atividades voltadas para os assessores pedagógicos atuantes na Educação Escolar Indígena de Manaus. É oportuno salientar que a maioria destes profissionais atuantes na rede municipal de educação não possui a formação necessária para atuar nesta função. Ao observar tal situação, a autora do produto, a qual possui uma longa trajetória atuando e vivenciando as questões indígenas voltadas para a educação, optou por reunir em um único material uma lista de ações que ao serem colocadas em prática torna o trabalho dos assessores pedagógicos mais assertivo. O presente guia contempla inicialmente os seguintes tópicos: a) Objetivos do assessoramento; b) Carga horária e programa de assessoria pedagógica; c) estratégias para o Assessoramento; e d) Momentos de troca de experiência e avaliação. Esta proposta também focaliza as seguintes atividades mensais divididas em orientação e acompanhamento: Eixo Pedagógico; Eixo Político Pedagógico; Eixo Produção de Material Didático; e Eixo Linguistico; além disso, os itens: Planejamento e Avaliação. Consideramos que a execução destes passos somada com a avaliação de todo o trabalho, realizado, fará com que a rotina de trabalho dos assessores pedagógicos, atuantes na educação escolar indígena, seja realizada de forma mais organizada e planejada. Isto resulta em um suporte de melhor qualidade aos professores da educação escolar indígena vinculados à Gerência de Educação Escolar Indígena de Manaus – GEEI.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2022-05-16T23:21:53Z No. of bitstreams: 1 Guia do assessor pedagogico_Giovana de Oliveira Ribeiro_2020.pdf: 25931814 bytes, checksum: 2abf52e61e5763e623c91d7c18961c79 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-16T23:21:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Guia do assessor pedagogico_Giovana de Oliveira Ribeiro_2020.pdf: 25931814 bytes, checksum: 2abf52e61e5763e623c91d7c18961c79 (MD5) Previous issue date: 2020-05-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtendimento educacionalpt_BR
dc.subjectOrganizaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleGuia do assessor pedagógico: educação escolar indígenapt_BR
dc.typeOutropt_BR
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guia do assessor pedagogico_Giovana de Oliveira Ribeiro_2020.pdfProduto educacional_IFAM Campus Manaus Centro25,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.