Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pacheco, Maria Lúcia Tinoco-
dc.contributor.referee1Pacheco, Maria Lúcia Tinoco-
dc.contributor.referee2Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee3Nascimento, Maria Evany do-
dc.creatorLavor, Patrícia Lucena de-
dc.creatorPacheco, Maria Lúcia Tinoco-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4714557006281147pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-13T23:13:06Z-
dc.date.available2022-05-13-
dc.date.available2022-05-13T23:13:06Z-
dc.date.issued2022-02-28-
dc.identifier.citationLAVOR, Patrícia Lucena de; PACHECO, Maria Lúcia Tinoco. Caderno temático formativo: sala inclusiva: contribuições para formação de professores no contexto da surdez. 2022. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/793-
dc.description.abstractThis thematic booklet is a proposal for teacher training in the area of special education in the inclusive perspective, it aims to help teachers who work in an inclusive classroom, with deaf students. The educational product is organized into four units, namely: I thematic unit, which presents some historical facts about the education of the deaf, experience reports and theoretical studies; II thematic unit, which brings the important legislation that subsidizes teacher training, curricular adaptations and accessibility; III thematic unit, which discusses barriers in an inclusive classroom and visual and pedagogical communication strategies; and IV thematic unit, which socializes the different strategies and possibilities of classroom organization. The units are composed of guidance strips and sections such as “Dialogue”, “Hands on” and “Assessment”, organized within moments to assist the trainer. The educational product has a qualitative nature, with theoretical references in Gaudiot (2010), Fransolin (2016), Quadros (2004), Martins (2012), Brazil (2002), Brazil (1996), among others. From the above, we understand that the study of the material has its didactic relevance for the training of teachers, since it socializes guidelines that allow the teacher to think about the organization of the school space in an inclusive perspective. We hope, therefore, that the contributions of this booklet reach teacher training courses, enabling them to be included in the classroom.pt_BR
dc.description.resumoO presente caderno temático é uma proposta de formação de professores na área da educação especial na perspectiva inclusiva, tem por objetivo auxiliar professores que atuam em sala inclusiva, com aluno surdo. O produto educacional está organizado em quatro unidades, a saber: I unidade temática, que apresenta alguns fatos históricos da educação dos surdos, relatos de experiência e estudos teóricos; II unidade temática, que traz as legislações importantes que subsidiam a formação de professores, adaptações curriculares e acessibilidade; III unidade temática, a qual discorre sobre as barreiras em sala inclusiva e estratégias da comunicação visual e pedagógica; e IV unidade temática, que socializa as diversas estratégias e possibilidades de organização de sala de aula. As unidades são compostas por tarjas de orientação e seções como “Diálogo”, “Mãos na massa” e "Avaliação", organizadas dentro dos momentos, para auxiliar o formador. O produto educacional tem cunho qualitativo, com referencial teórico em Gaudiot (2010), Fransolin (2016), Quadros (2004), Martins (2012), Brasil (2002), Brasil (1996), entre outros. Pelo exposto, compreendemos que o estudo do material tem sua relevância didática para a formação de professores, uma vez que socializa orientações que permitem ao professor pensar a organização do espaço escolar em uma perspectiva inclusiva. Esperamos, portanto, que as contribuições deste caderno cheguem aos cursos de formação de professores, capacitando-os para o processo de inclusão em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2022-05-13T23:13:06Z No. of bitstreams: 1 Sala inclusiva_Patricia Lucena de Lavor_2022.pdf: 3076179 bytes, checksum: c5f74e70482386648c9001734df90b1a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-13T23:13:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sala inclusiva_Patricia Lucena de Lavor_2022.pdf: 3076179 bytes, checksum: c5f74e70482386648c9001734df90b1a (MD5) Previous issue date: 2022-02-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSala inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleCaderno temático formativo: sala inclusiva: contribuições para formação de professores no contexto da surdezpt_BR
dc.title.alternativeThematic training booklet: The inclusive classroom: contributions to teacher training in the context of deafblindnesspt_BR
dc.typeOutropt_BR
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.