Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/783
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Cláudia Ribeiro de-
dc.contributor.referee1Souza, Ana Cláudia de-
dc.contributor.referee2Silva, Josiani Mendes-
dc.contributor.referee3Soares, Ana Paulina Aguiar-
dc.creatorOliveira, Carolina de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305928861524678pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T20:06:27Z-
dc.date.available2022-04-29-
dc.date.available2022-04-29T20:06:27Z-
dc.date.issued2021-02-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Carolina de Souza; SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de. Da várzea à terra firma: casos de ensino: uma abordagem pedagógica para formação de professores do ensino com mediação tecnológica no Amazonas. 2021. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/783-
dc.description.abstractThis educational product is the result of an investigation process carried out in the Professional Master's Degree in Technological Teaching of the Postgraduate Program in Technological Teaching (PPGET) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM). Its title is "Da Várzea a Terra Firme". And presented the challenges faced by the teachers of the Centro de Mídias de Educação do Amazonas of the State Education Department with the possibility of minimizing / overcoming the demands for improvement through teacher training using the case instruction method. The achievement of this objective was addressed by the pursuit of listening, observing and structuring the narratives in and out of classroom experiences where teaching is mediated by digital technology in distant communities including the most remote cities from Manaus. The e-book but also to show how teaching cases and their educational objectives can establish learning communities and provide personal training advantage and professional. In addition, teaching cases as didactic material contribute to the improvement of teaching practice and have the effect of inspiring teachers with different perspectives, suggestions about a situation, providing a safe environment to idealize solutions or decision making.pt_BR
dc.description.resumoEste produto educacional é resultado de um processo de investigação realizado no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Tem como título “Da Várzea a Terra Firme". Apresenta os desafios enfrentados pelos professores do Centro de Mídias de Educação do Amazonas da Secretaria de Educação do Estado com a possibilidade de minimização/superação das demandas de melhoria por meio da formação docente aplicando o método de instrução de casos. O alcance dos objetivos foi conduzido pela busca da escuta, observação e estruturação das narrativas de experiências de dentro e fora da sala de aula onde o ensino é mediado por tecnologia digital em comunidades distantes inclusive dos municípios mais longínquos de Manaus. O e-book mostra como os casos de ensino e seus objetivos educacionais podem estabelecer comunidades de aprendizagem e proporcionar vantagem de uma formação pessoal e profissional. Além disso, os casos de ensino como material didático contribuem para o aprimoramento da prática docente e tem por efeito inspirar os professores com diferentes perspectivas, sugestões sobre uma situação, proporcionando um ambiente seguro para idealizar soluções ou tomadas de decisões.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2022-04-29T20:06:27Z No. of bitstreams: 1 Da Varzea a Terra Firme_Carolina de Souza Oliveira_2021.pdf: 39291372 bytes, checksum: 31d76c0cce96e049c3157b29abbe905c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-29T20:06:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Da Varzea a Terra Firme_Carolina de Souza Oliveira_2021.pdf: 39291372 bytes, checksum: 31d76c0cce96e049c3157b29abbe905c (MD5) Previous issue date: 2021-02-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMétodo do casopt_BR
dc.subjectCasos de ensinopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleDa várzea à terra firma: casos de ensino: uma abordagem pedagógica para formação de professores do ensino com mediação tecnológica no Amazonaspt_BR
dc.typeOutropt_BR
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Da Varzea a Terra Firme_Carolina de Souza Oliveira_2021.pdfProduto educacional_IFAM Campus Manaus Centro38,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.