Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/752
Tipo: | Dissertação |
Título: | Utilização de histórias em quadrinhos no ensino dos conteúdos de gravitação universal e das leis de Newton |
Autor(es): | Sousa, Elivelton Ramos de |
Primeiro Orientador: | Borges, Denilson da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Borges, Denilson da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lavelli, Lara Fernandes dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Nunes, Wagner Antônio da Silva |
Resumo: | Diante da problemática, que temos em relação ao ensino-aprendizagem de física, percebe-se que muitos alunos tem dificuldades nessa área do ensino. Dentre os vários motivos levam a essa dificuldade de aprendizagem dos conteúdos de física, destacam-se a falta de recursos utilizados em sala de aula e o desinteresse dos alunos diante da disciplina física. Analisando essa problemática, criamos um produto educacional para auxiliar o professor de física durante as aulas de física referente aos conteúdos de Gravitação Universal e as Leis de Newton. De modo que tal produto venha motivar os alunos do 1º ano do ensino médio a aprender os conteúdos da disciplina física. O produto educacional apresenta-se como uma revista de Histórias em Quadrinhos. As imagens utilizadas na revista foram feitas num aplicativo e a confecção da revista foi feita num editor de texto, onde organizamos as imagens bem como os textos trabalhados. |
Abstract: | Faced with the problem that we have in relation to teaching and learning physics, it is clear that many students have difficulties in this area of teaching. Among the various reasons lead to this difficulty in learning physics content, the lack of resources used in the classroom and the students' lack of interest in physical discipline stand out. Analyzing this problem, we created an educational product to assist the physics teacher during physics classes regarding the contents of Universal Gravitation and Newton's Laws. So that this product will motivate students of the 1st year of high school to learn the contents of the physical discipline. The educational product presents itself as a comic strip magazine. The images used in the magazine were made in an application and the magazine was made in a text editor, where we organize the images as well as the texts worked on. |
Palavras-chave: | Física - ensino Ensino lúdico História em quadrinho |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) |
Citação: | SOUSA, Elivelton Ramos de. Utilização em histórias em quadrinhos no ensino dos conteúdos de gravitação universal e das leis de Newton. 126 f. 2021. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/752 |
Data do documento: | 3-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Utilização de histórias em quadrinhos no ensino dos conteúdos de gravitação universal e das leis de NewtonSousa_2021.pdf | Dissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro | 10,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.