Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/698
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cabral Neto, João dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9340150562756599pt_BR
dc.contributor.referee1Cabral Neto, João dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9340150562756599pt_BR
dc.contributor.referee2Valle, Cláudia Magalhães do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6144588008175975pt_BR
dc.contributor.referee3Melo, Ana Cláudia Rodrigues de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944321508964046pt_BR
dc.creatorRocha, Amanda Chelly da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387772309471337pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-29T18:51:53Z-
dc.date.available2022-03-29-
dc.date.available2022-03-29T18:51:53Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.citationROCHA, Amanda Chelly da. O uso de recurso tecnológico no ensino dos números quânticos. 2018. 77 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/698-
dc.description.abstractBecause the difficulty in understanding the resources and the concepts of chemistry teaching by the degree of abstraction, chose to use the technological resource as a way to help the student without the capacity of representative construction of circunstance or model. This work aims to enable the significant learning of quantum numbers, especially the principal quantum number (n) through an application developed in App Inventor and based on the pillars of Gamification that has elements capable of motivating the student. The application has the aid of three short videos available on You Tube that approching the evolution of atomic models, especially the Bohr model and Quantum Numbers. In addition, it consists of a question and answer game related to the videos and a ranking system to perform the interaction between the players. For that, the application of a questionnaire containing discursive and objective questions, the application of the game and a dialogue with the students respectively, was used. The results of the diagnostic questionnaire showed that majority of the students conceived it as Rutherford's atom, but described it as the Rutherford- Bohr atom. As for the Bohr Model, it was found that they had a glimmer of the model that was restricted to an improvement of Rutherford. egarding the quantum numbers, they had difficulty in conceptualizing, since they had an idea how to find and who they are. In the application of the game and established dialogue, the students were able to understand both the theories that constitute the evolution of atomic models and quantum numbers through the application that helped to remember the contents already seen and contributed with additional information in a way dynamic and interactive. However, it is worth noting that the greatest difficulty encountered by the students was not to understand quantum numbers, but the evolution of the models throughout history and its relation with quantum numbers, especially the principal. As for the use of the application in the classroom it was possible to perceive the contribution to learning as a technological resource and to analyze the points that need to be revised to aprimorate it.pt_BR
dc.description.resumoDevido à dificuldade em compreender conteúdos e conceitos no ensino de química pelo seu grau de abstração, optou-se em utilizar recurso tecnológico como uma forma de auxiliar o aluno no desenvolvimento da capacidade de construção representativa de circunstâncias ou modelo. Este trabalho tem por objetivo possibilitar a aprendizagem significativa dos números quânticos em especial o número quântico principal (n) por meio de um aplicativo desenvolvido no App Inventor e baseado nos pilares da Gamificação que conta com elementos capazes de motivar o aluno. O aplicativo conta o auxílio de três vídeos de curta duração disponíveis no You Tube que abordam a evolução dos modelos atômicos em especial o modelo de Bohr e os Números Quânticos. Além disso, é composto por um jogo de perguntas e respostas referente aos vídeos e um sistema de rankeamento para realizar a interação entre os jogadores. Para isso, contou-se com a aplicação de um questionário contendo perguntas discursivas e objetivas, a aplicação do game e um diálogo com os alunos respectivamente. Os resultados do questionário diagnóstico apontaram que a maioria dos alunos conceberam como átomo o de Rutherford, mas descreveram como sendo átomo de Rutherford-Bohr. Em se tratando do Modelo de Bohr, constatou-se que os mesmos possuíam uma vaga ideia do modelo que se restringia a um aprimoramento de Rutherford. Já com relação aos números quânticos apresentaram dificuldade em conceituar, visto que eles possuíam uma ideia como encontrar e quem são. Com a aplicação do jogo e o diálogo estabelecido, os alunos conseguiram compreender, tanto as teorias que constituem a evolução dos modelos atômicos, quanto aos números quânticos por intermédio do aplicativo que auxiliou a relembrar os conteúdos já vistos e contribuiu com informações adicionais de uma forma dinâmica e interativa. Contudo, vale ressaltar que maior dificuldade encontrada pelos alunos não foi compreender números quânticos, mas a evolução dos modelos ao longo da história e sua relação com os números quânticos em especial o principal. Quanto ao uso do aplicativo na sala de aula foi possível perceber sua contribuição para a aprendizagem como um recurso tecnológico e analisar os pontos que precisam ser revistos para aprimorar o mesmo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-03-29T18:51:53Z No. of bitstreams: 1 Amanda Chelly da Rocha _ O uso de recurso tecnologico.pdf: 2388622 bytes, checksum: e94792912848db0b4c305e04aa950989 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-29T18:51:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Amanda Chelly da Rocha _ O uso de recurso tecnologico.pdf: 2388622 bytes, checksum: e94792912848db0b4c305e04aa950989 (MD5) Previous issue date: 2018-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica - ensinopt_BR
dc.subjectRecurso tcnológicopt_BR
dc.subjectNúmeros quânticospt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleO uso de recurso tecnológico no ensino dos números quânticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso de recurso tecnológico no ensino dos números quânticos_Rocha_2018.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM-Campus Manaus Centro2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.