Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/693
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4062149157525849 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4062149157525849 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alves, Edilson Gomes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0914810895785401 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Anic, Cinara Calvi | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1702387634067240 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Ingrid Simone Melo de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2301981633773762 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T15:58:50Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29 | - |
dc.date.available | 2022-03-29T15:58:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-04 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ingrid Simone Melo de. Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus. 2019. 87 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/693 | - |
dc.description.abstract | This research has as a goal verify the more used didactic-pedagogics resources in State schools of Manaus-Am. This is an exploratory research with a quantitative approach. The data collecting tool was a quiz, focusing following analytical factors: resources that help students learn in the discipline of Chemistry; how often these resources are used and which of them are able to be used on chemistry teaching focused on students with special needs, looking for inclusion. The procedures were aplied in eight (8) different schools in Manaus. The sample analyzed contains the data of four hundred thirteen (413) students in high school and eight (8) educators/principals of those educational institutions. The results shows that the most three frequent used resources in class are the board, the didatic book or/and paradidatic books and the data show, the most three frequent used resources that aid the learning are the board, the chemistry lab and the classroom experiments, the resources for students with disabilities that most schools have are the newspapers and/or magazines and the data show. From the analyzed results is possible to notice that there is no a variation of the resources used in this topic besides limited resources for students with disabilities. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo verificar os recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de Química de algumas instituições educacionais da Rede Estadual de ensino de Manaus-AM. Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, com foco nos seguintes fatores de análise: recursos que auxiliam no aprendizado dos estudantes na disciplina de Química; a frequência de uso desses recursos; e os recursos que podem ser utilizados para o ensino de Química voltado para alunos com necessidades especiais, tendo em vista a perspectiva de inclusão. Os procedimentos foram aplicados em oito escolas estaduais de Manaus. A amostra analisada contém dados de quatrocentos e treze (413) alunos do ensino médio e de oito (8) pedagogos/gestores das instituições de ensino. Os resultados obtidos demonstraram que os três recursos mais frequentemente utilizados nas aulas são: o quadro, os livros didáticos e/ou paradidáticos e o data show; e os três recursos que mais auxiliam na aprendizagem são o quadro, o laboratório de química e os experimentos realizados em sala de aula. A partir dos resultados analisados, também se constatou que não há uma variação entre os recursos utilizados na disciplina de Química, além de limitados recursos para alunos com deficiência. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-03-29T15:58:50Z No. of bitstreams: 1 Ingrid Simone Melo de OliveirA_ recursos didatico-pedagogicos.pdf: 8769755 bytes, checksum: a048ebd34fdd3b70ff7492ffe3f8dd23 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-29T15:58:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ingrid Simone Melo de OliveirA_ recursos didatico-pedagogicos.pdf: 8769755 bytes, checksum: a048ebd34fdd3b70ff7492ffe3f8dd23 (MD5) Previous issue date: 2019-12-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Química - ensino | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Recurso pedagógico | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.title | Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia_Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus_Oiveira_2019.pdf | Monografia_Licenciatura em Química_IFAM-Campus Manaus Centro | 8,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.