Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/690
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abordagens alternativas sobre tabela periódica através dos jogos lúdicos: “quem sou eu?” e Quiz periódico
Autor(es): Ferreira, André Gustavo Farias
Primeiro Orientador: Cavalcante, Luyara de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Luyara de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Ana Cláudia Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Ana Lúcia Mendes dos
Resumo: O estudo da química está presente em diversos lugares porque suas propriedades, transformações e matérias cercam o nosso meio. Sendo assim, estudar a química vai muito além de números, formulas, e teorias abstratas, é uma disciplina lógica com ideias e aplicações práticas que influenciam o cotidiano e a vida das pessoas. Diz-se que para estudar a química é necessário conhecer nomenclaturas e representações como forma de compreender o significado dos fenômenos. Mas, essa necessidade pode ser considerada exaustiva por isso surge tabela periódica para classificar os elementos e auxiliar no estudo e na ampliação da aprendizagem da química e dos modelos atômicos. Com isso, surgiram os jogos lúdicos, com o intuito de auxiliar e facilitar o processo de aprendizagem dos alunos, todavia os jogos lúdicos não eram percebidos como uma atividade pedagógica ou educativa, mas hoje seu valor educativo é bastante aceito pela sociedade, sendo aceito como uma ótima ferramenta auxiliadora no processo educacional. Desta forma, foram dois jogos lúdicos, os quais foram aplicados em duas turmas do ensino médio integrado em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Inicialmente aplicou-se um questionário prévio e um questionário após a aplicação dos jogos, com o intuito de verificar a contribuições dessa metodologia no processo ensino-aprendizagem. Com a realização do projeto, pôde-se observar através dos resultados uma grande evolução no aprendizado do conteúdo, sendo dessa forma, uma metodologia eficaz para auxiliar no processo de ensino- aprendizagem.
Abstract: The study of chemistry is present in many places because its properties, transformations and materials surround our environment. Studying chemistry goes far beyond numbers, formulas, and abstract theories; it is a logical discipline with ideas and practical applications that influence people's daily lives and lives. It is said that to study chemistry it is necessary to know nomenclatures and representations as a way of understanding the meaning of phenomena. However, this need can be considered exhaustive, so there is a periodic table (TP) to classify the elements and assist in the study and expansion of learning in chemistry and atomic models. With this, the playful games emerged, in order to help and facilitate the learning process of students, however the playful games were not perceived as a pedagogical or educational activity, but today its educational value is widely accepted by society, being accepted as a great helper tool in the educational process. It was two playful games, which were applied in two classes of high school integrated in Chemistry at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas. Initially, a previous questionnaire and a questionnaire after the games were applied, in order to verify the contributions of this methodology in the teaching-learning process. With the accomplishment of the project, it was possible to observe through the results a great evolution in the learning of the content, being thus an effective methodology to assist in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Química - ensino
Tabela periódica
Jogos lúdicos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: FERREIRA, André Gustavo Farias.Abordagens alternativas sobre tabela periódica através dos jogos lúdicos: “quem sou eu?” e Quiz periódico. 2019. 58 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/690
Data do documento: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abordagens alternativas sobre tabela periódica através dos jogos lúdicos: “quem sou eu?” e Quiz periódico_Ferreira_2019.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM-Campus Manaus Centro2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.