Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/686
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee2Mendonça, Andréa Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0938462047218130pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Whasgthon Aguiar de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6766948755894257pt_BR
dc.creatorCâmara, Aldemira de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611569569005807pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-15T15:08:31Z-
dc.date.available2022-03-15-
dc.date.available2022-03-15T15:08:31Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationCÂMARA, Aldemira de Araújo. Formação continuada pela aprendizagem baseada em projetos: atuação no desenvolvimento profissional docente de professores formadores. 158 f. 2021. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/686-
dc.description.abstractThis research had the purpose to understand in which aspects a Continuing Education, based on Project-Based Learning, can act in the Teacher Professional Development of trainer teachers, since it is a consensus that the demand for good results in student learning increasingly requires trained and qualified teachers; this concerns, which should not only be during their initial training, but throughout their professional life and continuing education. There are three basic concepts in the research: Continuing Education, Teacher Professional Development (DPD) and Project-Based Learning (PBL). The research was carried out at the Educational Technology Management (GTE) of the Municipal Education Department of Manaus, with 08 (eight) trainers teachers who work in the coordination of training projects that GTE implements with teachers from the municipal education network. Action research was used, from Tripp (2005), to understand and improve the research process, through a cycle of 3 (three) phases: planning, implementation and evaluation. The process experienced throughout these phases allowed the organization of the educational product of this research, namely: "Proposal for the elaboration of training projects by the PBL for the teacher professional development of trainers teachers", with the objective of contributing to the Teacher Professional Development (DPD) of trainers teachers through the development of training projects based on Project-Based Learning (PBL). From the perspective of the Data Analysis Spiral (CRESWELL, 2014), the data was analyzed to understand and respond to the research problem, as being qualitative research, it is concerned with understanding the phenomenon, its senses and meanings that the build (MORAES; GALIAZZI, 2016). The results of the research induced that Continuing Education, based on Project-Based Learning, acted in the Teacher Professional Development of trainer teachers in 03 (three) aspects: 1) recognition of the importance of reflecting on their own practice to generate changes; 2) recognition of the school context as a formative and potentiating element of professional practices; and 3) recognition of the importance of acting in the management of their own training processes for the development of professional skills.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como finalidade compreender em que aspectos uma Formação Continuada, fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos, pode atuar no Desenvolvimento Profissional Docente de professores formadores, visto que, é consenso que cada vez mais a exigência de bons resultados na aprendizagem dos alunos requer professores bem formados e qualificados; preocupação esta que não deve ser apenas durante a sua formação inicial, mas no decorrer de sua vida profissional e formação continuada. São três conceitos centrais tratados na pesquisa: Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). A pesquisa foi realizada na Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, com 08 (oito) professores formadores que atuam nas coordenações dos projetos formativos que a GTE implementa junto aos professores da rede municipal de ensino. Foi utilizada a pesquisa-ação, a partir de Tripp (2005), para compreender e aprimorar o processo de pesquisa, através de um ciclo de 3 (três) fases: planejamento, implementação e avaliação. O processo vivenciado ao longo dessas fases permitiu a organização do produto educacional desta pesquisa, a saber: “Proposta de elaboração de projetos formativos pela ABP para o desenvolvimento profissional docente de professores formadores”, com o objetivo de contribuir no Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) de professores formadores por meio da elaboração de projetos formativos com base na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). A partir da perspectiva da Espiral da Análise de Dados (CRESWELL, 2014), analisou-se os dados para compreensão e resposta ao problema da pesquisa, pois por ser uma pesquisa qualitativa preocupase em compreender o fenômeno, seus sentidos e significados que o constroem (MORAES; GALIAZZI, 2016). Os resultados da pesquisa mostraram que a Formação Continuada, fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos, atuou no Desenvolvimento Profissional Docente de professores formadores em 03 (três) aspectos: 1) reconhecimento da importância da reflexão da própria prática para gerar mudanças; 2) reconhecimento do contexto escolar como elemento formador e potencializador das práticas profissionais; e 3) reconhecimento da importância de atuar na gestão dos seus próprios processos formativos para desenvolvimento de competências profissionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-03-15T15:08:31Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Aldemira_Arquivo final_Aldemira Câmara_23.12.2021.pdf: 8492511 bytes, checksum: ad564d67d82e3f184ffc7d325dcc7259 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-15T15:08:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Aldemira_Arquivo final_Aldemira Câmara_23.12.2021.pdf: 8492511 bytes, checksum: ad564d67d82e3f184ffc7d325dcc7259 (MD5) Previous issue date: 2021-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino tecnológicopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectAprendizagem - projetospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleFormação continuada pela aprendizagem baseada em projetos: atuação no desenvolvimento profissional docente de professores formadorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:MPET-Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Formação continuada pela aprendizagem baseada em projetos: atuação no desenvolvimento profissional docente de professores formadores_Camara-2021.pdfDissertação -PPGET-IFAM Campus Manaus Centro8,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.