Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/685
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Josiani Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3756747020230613pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Josiani Mendes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3756747020230613pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee3Batista, Eliane-
dc.contributor.referee5Latteshttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/683pt_BR
dc.creatorBarros, Ranyelle Lopes-
dc.creatorSilva, Josiani Mendes-
dc.date.accessioned2022-03-14T22:39:20Z-
dc.date.available2022-03-14-
dc.date.available2022-03-14T22:39:20Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationBARROS, Ranyelle Lopes; SILVA, Josiani Mendes. Curso de formação em avaliação da aprendizagem: aprendendo sobre instrumentos e critérios. 88 f. 2021. Produto educacional (Programa de Pós Graduação em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/685-
dc.description.abstractThe assessment of learning directly collaborates with the teaching and learning process of students, for this it is necessary to think about which evaluation instruments and criteria are being adopted by educators in their pedagogical practice. The concept of assessment encompasses a variety of factors, ranging from an act of judgment to a quality judgment, considering the student's academic performance. It is understood that it is necessary to have initial training aimed at undergraduates and teachers so that they rethink their assessment practice and the role they are playing in their professions, consequently strengthening the assessment process in educational institutions. The purpose of the course is to train teachers for the conscious exercise of teaching with regard to the Assessment of learning, through instruments and criteria in spaces of initial or continuing education. The proposed course has a workload of 30 hours, taking place in person, with seven daily meetings, originating from a research developed in the Graduate Program in Technological Education, configuring itself as an educational product. Classes can be taught in a dialogued expository manner, with interaction between course participants through group dynamics, discussions and supervised practices.pt_BR
dc.description.resumoA avaliação da aprendizagem colabora diretamente com o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes, para isso é preciso pensar sobre quais instrumentos e critérios avaliativos estão sendo adotados pelos educadores na sua prática pedagógica. O conceito de avaliação engloba uma variedade de fatores, surgindo desde um ato de julgamento, até um juízo de qualidade, considerando o desempenho acadêmico do estudante. Entende-se que é necessário ter uma formação inicial destinada a licenciandos e professores para que repensem em sua prática avaliativa e no papel que estão exercendo em seus ofícios, consequentemente fortalecer o processo de avaliação nas instituições de ensino. O objetivo do curso é formar professores para o exercício consciente da docência no que se refere à Avaliação da aprendizagem, através de instrumentos e critérios em espaços de formação inicial ou continuada. O curso proposto possui carga horária de 30 horas, ocorrendo de forma presencial, com sete encontros diários, tendo origem a partir de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico, configurando-se como produto educacional. As aulas poderão ser ministradas de forma expositivas dialogadas, com interação entre os cursistas através de dinâmicas de grupos, discussões e práticas supervisionadaspt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-03-14T22:39:20Z No. of bitstreams: 1 PRODUTO - RANYELLE LOPES BARROS.pdf: 4190086 bytes, checksum: 523e31d841a4c058fdb144ca51023dac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-14T22:39:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRODUTO - RANYELLE LOPES BARROS.pdf: 4190086 bytes, checksum: 523e31d841a4c058fdb144ca51023dac (MD5) Previous issue date: 2021-12-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino tecnológicopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleCurso de formação em avaliação da aprendizagem: aprendendo sobre instrumentos e critériospt_BR
dc.title.alternativeTraining in learning assessment: learning aboutinstruments and criteriapt_BR
dc.typeOutropt_BR
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Curso de formação em avaliação da aprendizagem: aprendendo sobre instrumentos e critérios_Barros-2021.pdfProduto educacional_PPGET-IFAM Campus Manaus Centro4,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.