Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Janari Rui Negreiros da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2785071645616428pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Janari Rui Negreiros da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2785071645616428pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Edilson Gomes-
dc.contributor.referee3Souza, Heliamara Paixão de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0367991915005308pt_BR
dc.creatorOliveira, Francisco Claudemir de-
dc.date.accessioned2022-01-03T18:47:59Z-
dc.date.available2022-01-03-
dc.date.available2022-01-03T18:47:59Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Francisco Claudemir de. A educação ambiental no contexto de uma escola de educação de jovens e adultos - EJA: inquietações e desafios. 2019. 49 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/669-
dc.description.abstractThe environmental problem has been aggravated in the last decades both in the lack of perception and in the form of environmental awareness. This work aimed to understand the perceptions through the environmental representations elaborated by the students of a school of young people and adults, as well as to discuss the perception of the subjects of the research, in order to contribute to minimize the Amazonian environmental problems, with the intention of to collaborate for the emancipatory formation of the man of the region, contextualizing this individual with environment in which he lives and making him aware of his obligations as a social subject. Thus, the work arose from the perspective of producing knowledge in environmental education and awareness of anthropocentric actions. We present part of the environmental perception and having as protagonists of the research the students of the Education of Youth and Adults of a public school of Manaus who worked with the environmental problems of Manaus-Am. In addition, it was seen the main obstacles to be faced by the various organizations in the educational sphere and by society in general, pointed out by the EJA students, in the activities developed in the classroom, as a strategy to deal with the research problem.pt_BR
dc.description.resumoA problemática ambiental tem sido agravada nas últimas décadas tanto pela precariedade de sua percepção quanto na conscientização sobre meio ambiente. Ante o exposto, o presente trabalho assumiu o objetivo de produzir conhecimento na perspectiva de compreender as percepções ambientais por meio de representações manifestadas pelos sujeitos da pesquisa, vinculados a uma escolar de jovens e adultos, a fim de contribuir para minimizar os problemas ambientais amazônicos, com o intuito também de colaborar para a formação emancipatória do homem da região, contextualizando esse indivíduo com o meio em que vive e conscientizando-o de suas obrigações como sujeito social. Assim, produzir conhecimento em Educação Ambiental e conscientizar camadas escolares é um pressuposto a se alcançar. Apresentamos parte da percepção ambiental e tendo como protagonistas da pesquisa os alunos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública de Manaus que trabalharam com os problemas ambientais de Manaus-Am. Além disso, foi visto os principais óbices a serem enfrentados pelos diversos organismos da esfera educacional e pela sociedade em geral, apontados pelos discentes da EJA, nas atividades desenvolvidas em sala de aula, como estratégia para dar conta do problema da pesquisa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-01-03T18:47:58Z No. of bitstreams: 1 MONO_FRANCISCO_2020_1 (2).pdf: 702465 bytes, checksum: 1ab2d30de2b505b35f0464da49413b0a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-03T18:47:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONO_FRANCISCO_2020_1 (2).pdf: 702465 bytes, checksum: 1ab2d30de2b505b35f0464da49413b0a (MD5) Previous issue date: 2019-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleA educação ambiental no contexto de uma escola de educação de jovens e adultos - EJA: inquietações e desafiospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educação ambiental no contexto de uma escola de educação de jovens e adultos - EJA: inquietações e desafios_Oliveira_2019.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro686 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.