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Tipo: Dissertação
Título: O eletromagnetismo ensinado através da construção e aplicação de experimentos
Autor(es): Silveira, Luiz Gustavo Teixeira da
Primeiro Orientador: Padilha, Igor Tavares
metadata.dc.contributor.referee1: Padilha, Igor Tavares
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Denilson Borges da
metadata.dc.contributor.referee3: Dinóla Neto, Francisco
Resumo: A teoria dos Campos Conceituais de Vergaud foi utilizado a fim de avaliar o desenvolvimento cognitivo decorrente à aplicação de experimentos de baixo custo dentro do contexto do Eletromagnetismo para alunos da Terceira série do Ensino Médio da Escola Estadual Sant’Ana. Os experimentos construídos e aplicados foram um Gerador de Van der Graf feito com garrafas PET’s e um modelo representativo de uma Hidrelétrica. Ainda foi aplicado uma simulação computacional, da plataforma PHET, para montagem de circuitos elétricos. De forma geral, a linguagem técnica e científica aliado ao aprendizado dos conceitos básicos do Eletromagnetismo foi bem desenvolvida nas turmas A e B, turmas ao qual se aplicou os experimentos. Outra característica dessas turmas foi ter um bom desempenho nos testes aplicados e nas discussões em sala de aula. Entretanto, a turma C, turma ao qual se aplicou o método tradicional, teve um desempenho abaixo em todos os aspectos quando comparados as outras turmas. Esse rendimento se deve a inúmeros fatores como: falta de interesse, dificuldade na disciplina, falta de base matemática e lingüística, e a não contextualização da disciplina no seu dia-a-dia. No ponto de vista da Teoria dos Campos Conceituais, o fato das turmas A e B terem um bom rendimento é aliado ao protagonismo do aluno no processo ensino-aprendizagem, fazendo com que o professor fosse apenas um mediador deste processo. Outra análise se faz referente à resolução de exercícios, pois segundo Vergnaud, esta prática é de suma importância para a aprendizagem do aluno no ensino de Matemática e Física. No entanto, a turma C, mesmo com a resolução de inúmeros exercícios resolvidos, mostrou ainda um rendimento abaixo do esperado quando comparado com as outras turmas. Isso se deve, principalmente, a mecanização da resolução de exercícios fazendo com que o aluno não pense nos conceitos físicos e matemáticos envolvidos e sim use da lembrança de ter resolvido algum outro exercício parecido. Este fator é eficaz, no ponto de vista de “passar de ano” e vestibulares, mas, é ineficaz quando se trata de aprender realmente o conceito físico na questão.
Abstract: A Vergnaud’s Theory of Conceptual Fields was used to evaluate cognitive development due to the application of experiments of low cost within the context of Eletromagnetism for studentes in the Third Grade of High School of the State School Sant'Ana. The experiments are designed and applied for the Van der Graf generator, with PET bottles and a representative model of a Hydrometer. It was still applied a computational simulation, gives platform PHET, for assembly of electrical circuits. In general, a technical and scientific linguage allied to or learned two basic concepts of eletromagnetism foi bem unfolded in the classes A and B, classes to which the experiments were applied. Another characteristic is that we have a good idea of how we apply our applied tests in the classroom. In the meantime, to class C, class to which it is applied or traditional method, it has to work in all aspects when compared to other turmas. This performance is revealed to numerous factors such as: lack of interest, difficulty in discipline, lack of mathematical and linguistic basis, and a contextualization of discipline not on a day-to-day basis. I do not point out the Theory of Conceptual Fields, or fact of the classes A e B have a good income and allied to or protagonism of student in the teaching-learning process, making the teacher were just a mediator of this process. Another analyze was related to the resolution of exercices, by the second Vergnaud, this practice and of great importance for the apprenticeship of the non-ensino of Mathematics and Physics. However, the class C, even with the resolution of numerous exercises solved, showed a below-expected yield when compair with another class. This should, mainly, to mechanization of solving exercises by having the student so that the student does not think about the physical and mathematical concepts involved but use the reminder that you have solved some other similar exercise. This fator is effective, I do not put of sight of "passing year " and college entrance exams, but, and ineffective when it comes to actually learning the physical concept in the matter.
Palavras-chave: Física - ensino
Ensino médio
Eletromagnetismo
Teoria dos campos conceituais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: SILVEIRA, Luiz Gustavo Teixeira da. O eletromagnetismo ensinado através da construção e aplicação de experimentos.93 f. 2018. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/655
Data do documento: 20-Jul-2018
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