Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/641
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Rosa Oliveira Marins | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Padilha, Igor Tavares | - |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4605895860650284 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Azevedo, Rosa Oliveira Marins | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Litaiff, Fabian Cardoso | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9589155356379692 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Anglada-Rivera, José | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5724564590431920 | pt_BR |
dc.contributor.referee5Lattes | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/441 | pt_BR |
dc.creator | Barbosa, Nara Gracy Travessa | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-10T14:25:34Z | - |
dc.date.available | 2021-11-10 | - |
dc.date.available | 2021-11-10T14:25:34Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-15 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Nara Gracy Travessa. Proposta para o ensino de supercondutividade no ensino médio.43 f. 2016. Produto (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/641 | - |
dc.description.resumo | A necessidade de mudança no ensino de Física aumentou com o avanço da tecnologia. Os alunos se faziam cada vez mais participativos e questionadores de aplicações atuais de diversas áreas da Física. Ficava mais clara a importância do ensino de tópicos da Física Contemporânea, como a Supercondutividade, para o Ensino Médio de uma forma diferente, onde o aluno pudesse aprender de forma criativa e mais autônoma. Acreditamos que para reverter essa situação era importante pensar na aprendizagem desse conteúdo como o enfrentamento de um problema e busca por sua resposta. Esta proposta para ensino de Supercondutividade no Ensino Médio é composta por seis blocos de conteúdo, com carga horária total de 13 horas, a saber: Contexto histórico; Corrente e resistividade elétrica; Resistividade nula e efeito Meissner; Supercondutor x condutor perfeito; Teoria BCS; Tipos de supercondutores. Para o desenvolvimento dos conteúdos propostos em cada bloco, é oferecido aos professores um material de apoio que contempla, além das referências utilizadas para a sua construção, duas orientações: I) texto de apoio para o professor; II) plano de trabalho para o desenvolvimento do conteúdo. Além disso, por fim, apresentamos considerações sobre a proposta. A proposta é tratar a supercondutividade a partir de seu contexto histórico, seguindo de conceitos físicos necessários para sua compreensão. Na sequência, serão apresentadas as principais propriedades da Supercondutividade – resistividade nula e efeito Meissner – e tratados os aspectos gerais do material quando atinge o seu estado supercondutor. Por fim, serão abordados o comportamento do campo magnético no condutor perfeito e no supercondutor, bem como a teoria BCS e os tipos de supercondutores. A proposta da inserção da Supercondutividade fundamentada pela metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas é direcionada ao 3º ano do Ensino Médio por necessitar de conhecimentos prévios referentes a alguns conteúdos específicos desta série, tais como corrente elétrica, campo magnético e outros. Além disso, a maturidade dos alunos facilita a compreensão da contextualização da temática e de suas atuais aplicações descobertas com a contribuição dos avanços tecnológicos. Esperamos que esta pesquisa colabore para que seja pensada a necessidade de inserir a temática Supercondutividade no Ensino Médio, e que esta ocorra por meio de um ensino que promova uma aprendizagem significativa para o aluno, possivelmente, com a utilização da ABP. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2021-11-10T14:25:34Z No. of bitstreams: 1 Produto Nara-MNPEF-Ifam (1).pdf: 1684540 bytes, checksum: f2aefbaf114943d785ae671ea43cff89 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-11-10T14:25:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Produto Nara-MNPEF-Ifam (1).pdf: 1684540 bytes, checksum: f2aefbaf114943d785ae671ea43cff89 (MD5) Previous issue date: 2016-12-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Supercondutividade | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.title | Proposta para o ensino de supercondutividade no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Proposta para o ensino de supercondutividade no ensino médio_Nara Gracy Travessa Barbosa_2016 | Produto educacional_MNPEF_IFAM Campus Manaus Centro | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.