Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Frota, Vitor Bremgartner da-
dc.contributor.referee1Frota, Vitor Bremgartner da-
dc.contributor.referee2Silva, Giskele Luz Rafael e-
dc.contributor.referee3Fernandes, Priscila Silva-
dc.creatorPereira Filho, Fernando Luiz das Neves-
dc.date.accessioned2021-11-04T18:28:49Z-
dc.date.available2021-11-05-
dc.date.available2021-11-04T18:28:49Z-
dc.date.issued2020-10-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/635-
dc.description.abstractOur research started from a domestic demand, we identified along the graduation in logistics, a bottleneck in the transit and transportation of artifacts technology, projectors and digital whiteboards, negatively and continuously affecting the course load and the clear reality of the facts, the entire educational process. Therefore, we consider the relationship between logistics and technologies to support education and the processes of transportation, movement and storage of these artifacts. Understanding that the convergences of technology are fundamental in this path, but we cannot move away from the fundamental concepts of logistics as science innovative and constantly modernizing processes. The research method exploratory descriptive bibliography and field observation, allowed the research should start from the empirical perspective and rely on science to affirm the improvements in the measured logistic process. This time we consider as effects of all our observation, the impacts over time, which is reflected in cargo damage hourly, in teaching work, as it adds movement and thus increases possible professional fatigue, as well as support issues administrative, considering staff limitations.pt_BR
dc.description.resumoNossa pesquisa partiu de uma demanda doméstica, identificamos ao longo da graduação em logística, um gargalo no trânsito e transporte dos artefatos tecnológicos, projetores e lousas digitais, afetando de forma negativa e contínua a carga horária do curso e pela clara realidade dos fatos, todo o processo educativo. Consideramos, portanto, a relação da logística com as tecnologias de apoio a educação e os processos de transporte, movimentação e armazenagem desses artefatos. Entendendo que as convergências de tecnologia são fundamentais nesse percurso, mas não podemos nos afastar dos conceitos fundamentais da logística como ciência inovadora e de constante modernização de processos. O método de pesquisa exploratória descritiva bibliográfica e de observação em campo, permitiu que a pesquisa partisse do olhar empírico e se apoiasse na ciência para afirmar a importância de melhorias no processo logístico mesurado. Desta feita consideramos como efeitos de toda nossa observação, os impactos no tempo, que se reflete em prejuízo de carga horária, no trabalho docente, pois acrescenta movimentações e aumentando assim possível fadiga profissional, bem como as questões de suporte do quadro administrativo, considerando as limitações de pessoalpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Darlene Rodrigues (darlene.rodrigues@ifam.edu.br) on 2021-11-04T18:28:49Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO multi meios oficial.doc2 (ATUALIZADO nº 1) Revisão da.pdf: 651778 bytes, checksum: 7706a12e9a8e6ae8526a03b8dee155db (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-04T18:28:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO multi meios oficial.doc2 (ATUALIZADO nº 1) Revisão da.pdf: 651778 bytes, checksum: 7706a12e9a8e6ae8526a03b8dee155db (MD5) Previous issue date: 2020-10-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Distritopt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsTecnologia em Logísticapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsTecnologia em Logísticapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsTecnologia em Logísticapt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Marcio Vieira de; MARCONDES, Reynaldo Cavalheiro. A distribuição física como recurso estratégico de fabricantes de bens de consumo para a obtenção da vantagem competitiva. Revista.Adm., São Paulo, v.49, n.4, p.656-670, out./nov./dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rausp/v49n4/0080-2107-rausp-49-04- 0656.pdf. Acesso em: 7 mar. 2020. ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico do Datashow. Professor Digital, SBO, 06 abril 2011. Disponível em: https://professordigital.wordpress.com/2011/04/06/uso-pedagogico-do datashow/>. Acesso em: 10 mar. 2020. BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2006. GIL, ANTONIO CARLOS. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1995. GOULART, Neila Maria Rodrigues. Impacto da Inclusão Tecnológica na Instituição de Educação Infantil: A história que mudou a face de uma escola. Curso de Pedagogia, Departamento de Pead, Ufrgs, Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/39551/000825113.pdf?...1. Acesso em: 5 mar. 2020. Hong Yuh Ching. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada – supply chain/houn yuh ching – 2. Ed. – São Paulo : Atlas, 2001. MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Moran, José Manuel (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. PAURA, Leal Glávio (org.). Fundamentos da logística. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná, 2012 SANTIAGO, Larisse B. de M.; VASCONCELOS, Karla Colares; SANTANA, José Rogério. O USO DOS ARTEFATOS TECNOLÓGICOS VIRTUAIS E DIGITAIS NA ESCOLA. In: ARTEFACTUM – REVISTA DE ESTUDOS EM LINGUAGEM E TECNOLOGIA ANO VIII – N° 02/2016. Disponível em: http://artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/view/1167/649. Acesso em: 27 fev. 2020. SCHIER, CARLOS UBIRATAN DA COSTA ; LOMBARDO, ADILSON ; CARDOSO, SERGIO LUIZ . Logistica Integrada na Cadeia de Suprimentos - Supply Chain. Revista Científica Eletrônica OPET, v. 07, p. 20, 2012. CARDOSO, Sergio Schier; DA COSTA, Carlos Ubiratan; LOMBARDO, Adilson. Logística Integrada na Cadeia de Suprimentos. Disponível em: http://www.opet.com.br/revista/administracao_e_cienciascontabeis/pdf/n7/LOGISTIC AINTEGRADA-NA-CADEIA-DE-SUPRIMENTOS.pdf Acesso em 21/02/2014. SOUZA, A. G.; LINHARES, R. N. Políticas públicas de educação e tecnologia: o histórico das TIC no processo educativo brasileiro. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO CONTEMPORANEIDADE, 5., 2011, São Cristóvão. Anais... São Cristóvão: UFS, 2011. Disponível em: http://educonse.com.br/2011/. Acesso em 05 mar. 2020. PAURA,Glaucio Leal, FUNDAMENTOS DE LOGÍSTICA,pag. 35 Aula – 6 logística não é transporte e – Tec rede brasil, Instituto Federal do Paraná, educação à distância; Curitiba – PR, 2012. DOLCE, Osvaldo, MATEMÁTICA CIÊNCIA E APLICAÇÕES, pag. 127 Volume 3 – Estatística básica, editora SARAIVA, 7ª edição; São Paulo – SP, 2013. COUTO,Hudson de Araújo, ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO: CONTEÚDO BÁSICO, guia prático, ERGO Editora, Belo Horizonte, 2007pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtefatos tecnológicospt_BR
dc.subjectProcessos logísticospt_BR
dc.subjectOtimização de tempopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.titlePrincípios logísticos de distribuição física de artefatos tecnológicos como melhoria contínua no ambiente escolar: um estudo no IFAM-CMDIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo_Log

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Princípios logísticos de distribuição física de artefatos tecnológicos como melhoria contínua no ambiente escolar: um estudo no IFAM-CMDI_Pereira_2020.pdfArtigo_Tecnologia em logística - IFAM Campus Manaus Distrito Industrial636,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.