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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Frota, Vitor Bremgartner da-
dc.contributor.referee1Frota, Vitor Bremgartner da-
dc.contributor.referee2Souza, Daniel F. de-
dc.contributor.referee3Fernandes, Priscila Silva-
dc.creatorMelo, Larissa Alencar de-
dc.date.accessioned2021-10-19T19:19:00Z-
dc.date.available2021-03-02-
dc.date.available2021-10-19T19:19:00Z-
dc.date.issued2021-03-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/596-
dc.description.abstractIt is known that teaching physics can be considered difficult due to so many calculations, graphs and numbers. Often, the ability to associate formulas and theoretical content with everyday life does not happen clearly for students. In addition, teaching Computer Programming is also difficult for students, as they often lack the skills to understand the logical steps for solving problems using a computer. Therefore, the objective of the project presented in this article is to facilitate the teaching of Physics through the maker culture, in the do-it-yourself (DIY) process. As a case study to apply the maker culture to the teaching of Physics and Computer Programming, we created a portable meteorological station with Arduino, a low cost free hardware, so that students could relate Thermodynamics to Computer Programming, in this way seeking to improve the way of reasoning and visibility with the help of theoretical Physics, maker culture and everyday life. In the construction of this meteorological station, it was possible to study and visualize the state variables of Thermodynamics using Arduino as a monitoring platform. In our work, we were initially going to perform experiments in person, but we had to apply remote experiments due to the covid-19 pandemic. In this experiment, 20 second-year High School students of a technical course in Electronics participated from a science and technology institution in Brazil. All students were subjected to an initial test regarding concepts of Thermodynamics and Computer Programming, in order to obtain the initial diagnosis of these students. Then, all the students attended an online lesson from the Physics teacher and finally, the students were divided, through a draw, into 2 groups: the group that participated in the remote maker experiments (10 students) and the group that did not participate (10 students). We applied a final test to the whole class, in order to obtain the levels of expertise of the class regarding the concepts of Thermodynamics and Computer Programming. The results obtained, the comparison between the groups that participated and did not participate in the remote maker activities, the report of these remote experiences and the adjustments made to reach the largest possible number of students show the feasibility of the proposal, in addition to reported challenges and future directions.pt_BR
dc.description.resumoSabe-se que o ensino de Física pode ser considerado difícil devido a tantos cálculos, gráficos e números. Muitas vezes, a capacidade de associação das fórmulas e do conteúdo teórico com o cotidiano não acontece de forma clara para os alunos. Além disso, o ensino de Programação de Computadores também se torna difícil para os alunos, pois muitas vezes lhes faltam habilidades para entenderem os passos lógicos para a resolução de problemas por meio de um computador. Logo, o objetivo do projeto apresentado neste artigo é facilitar o ensino de Física por meio da cultura maker, no processo faça-você-mesmo (DIY). Como estudo de caso para aplicar a cultura maker no ensino de Física e Programação de Computadores, criamos uma estação meteorológica portátil com Arduino, um hardware livre de baixo custo, de forma que os alunos pudessem relacionar assuntos de Termodinâmica com Programação de Computadores, dessa forma buscando melhorar a forma de raciocínio e visibilidade com o auxílio da Física teórica, a cultura maker e o cotidiano. Na construção dessa estação meteorológica, foi possível estudar e visualizar as variáveis de estado da Termodinâmica utilizando o Arduino como plataforma de monitoramento. No nosso trabalho, inicialmente iríamos realizar experimentos presencialmente, porém tivemos que aplicar experimentos remotos devido à pandemia de covid-19. Nesse experimento, participaram 20 alunos do segundo ano de um curso técnico de Ensino Médio em Eletrônica de uma Instituição de Ciência e Tecnologia no Brasil. Todos os alunos foram submetidos a um teste inicial a respeito de conceitos de Termodinâmica e Programação de Computadores, a fim de obtermos o diagnóstico inicial destes estudantes. Em seguida, todos os alunos assistiram a uma aula online do professor de Física e por fim, os alunos foram divididos, por meio de um sorteio, em 2 grupos: o grupo que participou dos experimentos maker remotos (10 alunos) e o grupo que não participou (10 alunos). Aplicamos um questionário final para toda a turma, a fim de obter os níveis de expertise da turma a respeito dos conceitos de Termodinâmica e Programação. Os resultados obtidos, a comparação entre os grupos que participaram e não participaram das atividades maker remotas, o relato dessas experiências remotas e os ajustes feitos para alcançar o maior número possível de alunos mostram a viabilidade da proposta, além de desafios e direcionamentos futuros reportados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Darlene Rodrigues (darlene.rodrigues@ifam.edu.br) on 2021-10-19T19:19:00Z No. of bitstreams: 1 2016002449_Larissa Alencar de Melo_ECAT.pdf: 1890656 bytes, checksum: fc65d67c91b2e06862a4fae498ee38e0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-19T19:19:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016002449_Larissa Alencar de Melo_ECAT.pdf: 1890656 bytes, checksum: fc65d67c91b2e06862a4fae498ee38e0 (MD5) Previous issue date: 2021-03-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Distritopt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsEngenharia de Controle e Automaçãopt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsEngenharia de Controle e Automaçãopt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
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dc.publisher.initialsEngenharia de Controle e Automaçãopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArduinopt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectEnsino de programaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOSpt_BR
dc.titleEstação meteorológica portátil com cultura maker interdisciplinar para ensino de física e programação de computadorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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Estação meteorológica portátil com cultura maker interdisciplinar para ensino de física e programação de computadores_Melo_2021.pdfMonografia_Controle e Automação - IFAM Campus Manaus Distrito Industrial1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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