Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/55
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee2Leal, Davi Avelino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6645382114509617pt_BR
dc.contributor.referee3Peixoto, Marco Aurélio Nicolato-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2168810836048100pt_BR
dc.creatorSilva, Fernanda Rebeca Araújo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3930005419908476pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-27T14:09:35Z-
dc.date.available2018-04-30-
dc.date.available2018-04-27T14:09:35Z-
dc.date.issued2016-03-18-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/55-
dc.description.abstractUnderstanding that Knowledge Teachers are important in the profession and are over the training process, we developed an investigative journey whose main objective was to understand in what ways the actions developed in undergraduate courses allow the construction of Knowledge Teachers for Vocational Education Level Technical medium (EPTNM). The locus of the research was the Federal Institute of Education, Science and Technology Amazon - Manaus Campus Center, and had as subjects the students of Degree courses in Biology, Chemistry, Physics and Mathematics of the institution. In view of the active participation of individuals, elected as a theoretical and methodological support action research, a process made possible the development of the discipline "Professional Education High School Technical", to degree courses. For us to reach this product initially seek to know the knowledge that proved necessary for teacher education to EPTNM along the historical trajectory of this education, with the epistemological positioning the design of Knowledge Teachers proposed by Tardif (2014), the same time contextualize this discussion establishing dialogues with Manfredi (2002), Kuenzer (2007), among others. Later in the meeting with the students, proceeded to listen to the experiences of the students of degrees in the EPTNM classrooms, and this took place in two main phases: 1) at the stage of diagnosis, with activities developed in Stage Seminar discipline and the meetings of the Fellowship Program Introduction to Teaching; 2) the development and implementation of a Short Course. The survey data, interpreted based on the Text Analysis and Discourse evidenced Knowledge Teachers for EPTNM: knowledge about this type of education and its characteristics; understanding of the integral formation of EPTNM of students in the social context in which they live; the construction of disciplinary joints within the curriculum, based on the work, science and technology. Resulting from the analysis of this knowledge, we understand that training activities should contemplate the epistemological, ontological and methodological aspects. The survey also shows as a result, the urgent need for discussions on the training processes for EPTNM the Federal Institutes such as identity element of their degree courses.pt_BR
dc.description.resumoEntendendo que Saberes Docentes são importantes no exercício da profissão e se constituem ao longo do processo formativo, elaboramos um percurso investigativo cujo principal objetivo foi compreender em que aspectos ações desenvolvidas nos cursos de licenciatura possibilitam a construção de Saberes Docentes para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). O lócus da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro, e teve como sujeitos os estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química, Física e Matemática desta instituição. Na perspectiva da participação ativa dos sujeitos, elegemos como aporte teórico-metodológico a pesquisa-ação, cujo processo possibilitou a elaboração da disciplina “Educação Profissional Técnica de Nível Médio”, aos cursos de licenciatura. Para que chegássemos a este produto, inicialmente, procuramos conhecer os saberes que se mostraram necessários à formação docente para a EPTNM ao longo da trajetória histórica desta educação, tendo como posicionamento epistemológico a concepção sobre Saberes Docentes, proposta por Tardif (2014), ao mesmo tempo em que contextualizamos essa discussão estabelecendo diálogos com Manfredi (2002), Kuenzer (2007), entre outros. Posteriormente, no encontro com os sujeitos, procedemos a escuta das vivências dos estudantes das licenciaturas em salas de aula da EPTNM, e isso se deu em dois principais momentos: 1) na fase do diagnóstico, com ações desenvolvidas na disciplina Seminário de Estágio e nas reuniões do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência; 2) na elaboração e implementação de um Curso de Curta Duração. Os dados da pesquisa, interpretados com base na Análise Textual e Discursiva evidenciaram como Saberes Docentes para a EPTNM: o conhecimento a respeito desta modalidade de ensino e suas especificidades; compreensão da formação integral dos alunos da EPTNM no contexto social no qual estão inseridos; a construção de articulações disciplinares dentro do currículo, com base no trabalho, ciência e tecnologia. Decorrentes da análise desses saberes, compreendemos que as ações formativas devem comtemplar os aspectos epistemológicos, ontológicos e metodológicos. A pesquisa apresenta ainda como resultado, a necessidade urgente de discussões sobre os processos formativos para a EPTNM nos Institutos Federais, como elemento identitário de seus cursos de licenciatura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Layde Queiroz (layde.queiroz@ifam.edu.br) on 2018-04-27T14:09:35Z No. of bitstreams: 1 Saberes docentes na formação inicial de professores para a educação profissional técnica de nível médio.pdf: 11260773 bytes, checksum: 1b903415efda9a2733a2d57097ca7c07 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-27T14:09:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Saberes docentes na formação inicial de professores para a educação profissional técnica de nível médio.pdf: 11260773 bytes, checksum: 1b903415efda9a2733a2d57097ca7c07 (MD5) Previous issue date: 2016-03-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)pt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação Profissional Técnica de Nível Médiopt_BR
dc.subjectSaberes Docentespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleSaberes docentes na formação inicial de professores para a educação profissional técnica de nível médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saberes docentes na formação inicial de professores para a educação profissional técnica de nível médio.pdfDissertação - Documento principal11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.