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http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/549
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | História e cultura indígena no currículo escolar: direito à voz e à verdade |
Autor(es): | Silva, Jaqueline Sampaio da |
Primeiro Orientador: | Silva, Janari Rui Negreiros da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Janari Rui Negreiros da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vale, Adriana Carla Oliveira de Morais |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Heliamara Paixão de |
Resumo: | Escrito sob o Título “História e Cultura Indígena no Currículo Escolar: Direito à voz e à verdade”, este trabalho, de forma geral, objetivou investigar como e se a temática indígena foi abordada nas escolas onde foram realizados os estágios I, II, III e IV, durante as aulas de Ciências e Biologia a partir de entrevista simples às professoras da escola-campo. Buscou-se discutir as possibilidades e desafios para se desenvolver a temática indígena de forma atualizada com fins de reparação histórica em relação aos povos originários - erroneamente conhecidos sob um ponto de vista eurocentrista. Discutiu-se formação de professores, lei 11.645/08, interpretações da lei, e por fim, apresentou-se dados atualizados sobre os povos indígenas, suas lutas e violências vividas diariamente, no entanto desconhecidas principalmente por boa parte da população brasileira. De caráter qualitativo, os procedimentos utilizados na elaboração do trabalho foram pesquisa bibliográfica, análise de documentos, vídeos e páginas virtuais que apresentassem os povos originários de forma verossímil, contemporânea, tornando-se espaço de luta, voz e fortalecimento para que o indígena contasse sua história de acordo com sua memória e verdade, desconstruindo paradigmas deixados pelo colonizador, transformando-se em autor de sua própria imagem e história. A pesquisa é relevante principalmente porque promove o confronto de duas figuras indígenas: o romantizado, aldeado, protetor, vivendo em simbiose com a natureza x indígena militante, que vive tanto na aldeia, ou cidade, que luta por respeito à cultura, à terra, e sobretudo à existência, esta negada desde a chegada dos invasores, romanticamente conhecidos como os descobridores do Brasil. |
Abstract: | Written under the title "Indigenous History and Culture in the School Curriculum: Right to Voice and Truth", this paper, in general, aimed to investigate how and if the indigenous theme was addressed in the schools where stages I, II, III and IV, during the classes of Sciences and Biology from a simple interview to the school-field teachers. It was tried to discuss the possibilities and challenges to develop the indigenous theme in an up-to-date way for historical repair purposes in relation to the original peoples - mistakenly known from a Eurocentric point of view. Teachers' education was discussed, Law 11.645 / 08, interpretations of the law, and lastly, updated data on indigenous peoples were presented, their struggles and violence lived daily, however unknown mainly by a large part of the Brazilian population. Of qualitative character, the procedures used in the elaboration of the work were bibliographical research, analysis of documents, videos and virtual pages that presented the original peoples in a verisimilar, contemporary way, becoming a space of struggle, voice and strengthening so that the native counted his history according to his memory and truth, deconstructing paradigms left by the colonizer, becoming the author of his own image and history. The research is relevant mainly because it promotes the confrontation of two indigenous figures: the romanticized, the village, the protector, living in symbiosis with the militant indigenous x nature, who lives in the village, or city, who fights for respect to culture, and especially to existence, has been denied since the arrival of the invaders, romantically known as the discoverers of Brazil. |
Palavras-chave: | Lei 11.645/08 História Cultura Indígenas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | SILVA, Jaqueline Sampaio da. História e cultura indígena no currículo escolar: direito à voz e à verdade. 2019. 53 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/549 |
Data do documento: | 19-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Biologia |
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