Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/538
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cabral, Cinara Calvi Anic-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1702387634067240pt_BR
dc.contributor.referee1Cabral, Cinara Calvi Anic-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1702387634067240pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Mônica de Oliveira-
dc.contributor.referee5Latteshttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/537pt_BR
dc.creatorLima, Inalda Tereza Sales de-
dc.creatorCabral, Cinara Calvi Anic-
dc.date.accessioned2021-06-21T15:09:47Z-
dc.date.available2021-06-21-
dc.date.available2021-06-21T15:09:47Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.citationLIMA, Inalda Tereza Sales de; CABRAL, Cinara Calvi Anic. Sou professor bacharel e agora? : um guia didático para professores bacharéis. 56 f. 2021. Produto educacional (Programa de Pós Graduação em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/538-
dc.description.abstractT his guide is part of a master’s research developed with the Graduate Program in Technological Education of IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, which aimed to investigate how and under what professional circumstances bachelors who work in Professional Education Medium Level Technician - EPTNM constitute themselves as teachers. It should be remembered that educational products are a requirement of professional master’s degrees. In this research, which is based on the assumptions of qualitative research with a narrative approach, we interviewed six bachelors who work at EPTNM, in order to know how these professionals, work in this teaching modality they constitute themselves as teachers, considering the reasons that led them to choose to teach, the ways in which they formed themselves and the experiences lived as a teacher. With the analysis of the interviews and training memorials written by the research participants, it was possible, among other questions, to understand the difficulties they experienced in the scope of teaching. Thus, as a contribution to the bachelors who enter teaching, we chose to build, as a product educational research, this Didactic Guide, with didactic and pedagogical terms and concepts that can assist in the construction of the pedagogical knowledge of bachelors. We emphasize that the research participants collaborated with this material with suggestions of terms and reports of the difficulties they experienced at the beginning of their teaching. We hope that this guide can support the bachelor who becomes a teacher in his practice as a teacher, a challenge that is still present in the context of professional education.pt_BR
dc.description.resumoE ste guia é parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino Tecnológico do IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, que teve como objetivo investigar como e em quais circunstâncias profissionais bacharéis que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio- EPTNM se constituem como professores. Deve ser lembrado que os produtos educacionais constituem uma exigência dos mestrados profissionais.Nessa pesquisa, que se pauta nos pressupostos da pesquisa qualitativa de abordagem narrativa, entrevistamos seis bacharéis que atuam na EPTNM, a fim de conhecermos como esses profissionais que atuam nessa modalidade de ensino se constituem como professores, considerando os motivos que os levaram a optar pela docência, as maneiras em que se auto formaram e as experiências vividas como docente. Com a análise das entrevistas e memoriais de formação escritos pelos participantes da pesquisa foi possível, dentre outras questões, compreendermos as dificuldades por eles vivenciadas no âmbito da docência.Assim, como uma contribuição aos bacharéis que adentram a docência, optamos por construir, como produto educacional da pesquisa, este Guia Didático, com termos e conceitos didáticos e pedagógicos que possam auxiliar na construção dos saberes pedagógicos dos bacharéis. Ressaltamos que os participantes da pesquisa colaboraram com esse material com sugestões de termos e relatos das dificuldades por eles vivenciadas no início da docência. Esperamos que este guia possa subsidiar o bacharel que se torna professor na sua prática como docente, desafio este ainda presente no contexto da educação profissional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2021-06-21T15:09:47Z No. of bitstreams: 1 Sou_professor_bacharel_e_agora_Inalda_Lima (2).pdf: 5742169 bytes, checksum: 0291879bb944e38b819ce3077f735518 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-21T15:09:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sou_professor_bacharel_e_agora_Inalda_Lima (2).pdf: 5742169 bytes, checksum: 0291879bb944e38b819ce3077f735518 (MD5) Previous issue date: 2021-02-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino tecnológicopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleSou professor bacharel e agora? : um guia didático para professores bacharéispt_BR
dc.title.alternativeI am a professor, so what?pt_BR
dc.typeProdutospt_BR
Appears in Collections:MPET - Produtos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sou professor bacharel e agora? : um guia didático para professores bacharéis_Lima-2021.pdfProduto educacional_PPGET-IFAM Campus Manaus Centro5,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.