Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Liliane Brito de Melo Amorim-
dc.contributor.referee1Pereira, Liliane Brito de Melo Amorim-
dc.contributor.referee2Aguiar, Cristiane Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8948885803989120pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Inalda Tereza Sales de-
dc.creatorFeliciano, Jamille Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9374877292103611pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-28T18:51:50Z-
dc.date.available2021-05-28-
dc.date.available2021-05-28T18:51:50Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.citationFELICIANO, Jamille Araújo de. Acessibilidade em ambiente escolar: análise da acessibilidade em um Instituto Federal de Educação. 2020. 137 f. Monografia. (Graduação em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/532-
dc.description.abstractThis research is an analysis of the physical conditions at Federal Institute of Education (FIE), in order to verify whether the place has accessible routes that meet the Brazilian Standard of ABNT, NBR 9050:2015, this is, it is sought through this study, to evaluate whether the Institute has safe and passable structures for the movement of wheelchair users. The research is exploratory and descriptive according to the objectives, whose preliminary goals were: the understanding of what accessibility is and how it applies to a school space; thus it was possible to establish the initial arguments, configuring the work in a case study. The current study is a qualitative and quantitative nature, where bibliographic research as guidelines for data collection and analysis, whose intention is describing and analyzing the facts related to the initial questions. The Institute accessibility was verified from the seven routes observation, mapped with photographic survey and use the adapted protocol, these instruments allowed to elaborate the total path tracing and verify the conformities found in each item of the evaluation. The failures identified do not meet the recommended, whose results were highlighted by the Standard and current Brazilian legislation, and it was found that none of the routes studied have the accessibility level considered ideal according protocol.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho refere-se a uma análise das condições físicas de um Instituto Federal de Educação (IFE), com a finalidade de verificar se o local possui rotas acessíveis que atendam a Norma Brasileira da ABNT, NBR 9050:2015, ou seja, busca-se através deste estudo, avaliar se o local possui estruturas seguras e transitáveis para a circulação de cadeirantes. A pesquisa, do ponto de vista de seus objetivos, é exploratória e descritiva, cujas metas preliminares foram: o entendimento do que é acessibilidade e como se aplica a um espaço escolar; deste modo foi possível estabelecer os argumentos iniciais, configurando o trabalho em um estudo de caso. O estudo é de natureza quali-quantitativa, o qual foram realizadas pesquisas bibliográficas como diretrizes para a coleta e análise dos dados, com a intenção de descrever e analisar os fatos relacionados aos questionamentos iniciais. A acessibilidade do IFE foi constatada a partir da observação de sete rotas, cujo mapeamento foi realizado com o auxílio de levantamento fotográfico e uso do protocolo adaptado, esses instrumentos permitiram elaborar o traçado do trajeto total e verificar as conformidades encontradas em cada item que compõe a avaliação. Foram identificadas falhas que não atendem ao recomendado, cujos resultados foram destacados pela Norma e legislação vigente, sendo constatado que nenhuma das rotas estudadas possuem o nível de acessibilidade considerado ideal nos termos do protocolo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2021-05-28T18:51:50Z No. of bitstreams: 1 Monografia. Acessibilidade. Jamille Araújo Feliciano. Versão Definitiva do TCC_Final (2).pdf: 4382796 bytes, checksum: b9b2453bdd4de8bbcfdb3eacf1603475 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-28T18:51:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia. Acessibilidade. Jamille Araújo Feliciano. Versão Definitiva do TCC_Final (2).pdf: 4382796 bytes, checksum: b9b2453bdd4de8bbcfdb3eacf1603475 (MD5) Previous issue date: 2020-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsEngenharia Civilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectBarreiras arquitetônicaspt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::INSTALACOES PREDIAISpt_BR
dc.titleAcessibilidade em ambiente escolar: análise da acessibilidade em um Instituto Federal de Educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Acessibilidade em ambiente escolar: análise da acessibilidade em um Instituto Federal de EducaçãoMonografia_ Eng Civil - IFAM Campus Manaus Centro4,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.