Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marques, Jean Dalmo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4558873160462915pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Jean Dalmo de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4558873160462915pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee3Jesus, Edilza Laray de-
dc.creatorNascimento, Márcio Silveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8031168879901616pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-20T19:45:04Z-
dc.date.available2020-10-20-
dc.date.available2020-10-20T19:45:04Z-
dc.date.issued2019-11-01-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Márcio Silveira. Desvendando as paisagens no ensino de geografia a partir do uso e ocupação do solo. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/486-
dc.description.abstractThe complexity of the reality of the world, present in everyday life, receives the teaching of geography, presenting new paradigms of knowledge, in view of the formation of a citizen spatial consciousness. It is a knowledge that teaches geography teaching practices to improve the comprehension teachings of spatial transformations, reaffirming the importance of geography teaching in contributing to the formation of students who understand and recognize the importance of their participation in the participation of space. In this exhibition, this dissertation presents studies on the creation of a didactic proposal for the teaching of “landscape”, associating with the use and occupation of the soil, a strategy of valorization as students' perceptions about the knowledge of their daily spaces, of something concrete that is in the field of his visions, for a broader and deeper reading / interpretation, recognizing as actions and interactions of man with the living environment, over time. A research has a qualitative approach, where the natural environment, the school environment, as landscapes of the place are as sources of presentations. Seeking to understand the perception of the spatial configuration of the reality of the place, or the research subjects are inserted. Step guide, which includes a sequence of phases to apply: learning diagnosis, intervention and verification. Finally, this research originated an educational product entitled “Pedagogical Kit: Landscape in Sight”, no qualified material for the promotion of classes and / or activities focused on the theme addressed in this research, providing subsidies for teachers who use and develop pedagogical work. . It concludes, therefore, that the activities developed in this work demonstrated as important for landscape teaching, not only include school geography, tolerate new tests of approaches in case of extinction or fragmented teaching and to conceive strategies and possibilities of interrelation or content with other areas school subjects, enabling the education not only of conceptual understanding, but, more broadly and dynamically, the knowledge of processes and phenomena that surround, recognizing the importance of landscape and the elements that compose it.pt_BR
dc.description.resumoA complexidade da realidade do mundo, presente no cotidiano das pessoas carece de um ensino de Geografia pautado a novos paradigmas de conhecimento, em vista da formação de uma consciência espacial cidadã. É de conhecimento que a prática do ensino de Geografia deve oportunizar aos educandos embasamentos para a compreensão das transformações espaciais, reafirmando a importância do ensino de Geografia na contribuição para a formação de indivíduos que compreendam e reconheçam a importância de sua participação na apropriação do espaço. À vista disso, esta dissertação apresenta estudos desenvolvidos na elaboração de uma proposta didática para o ensino do conteúdo “paisagem”, associando-a ao uso e ocupação do solo, uma estratégia de valorizar as percepções dos alunos sobre o conhecimento dos espaços do seu cotidiano, de algo concreto que está ao campo de suas visões, para uma leitura/interpretação mais ampla e profunda, reconhecendo as ações e interações do homem com o meio em que vive, ao longo de tempo. A pesquisa possui um enfoque qualitativo, onde o ambiente natural, o entorno escolar, as paisagens do lugar são as fontes das observações. Buscando compreender a percepção da configuração espacial da realidade do lugar, o qual os sujeitos da pesquisa estão inseridos. Guiamo-nos por etapas, que incluíram uma sequência de fases, assim estabelecidas: diagnóstico, intervenção e verificação da aprendizagem. Por fim, esta pesquisa originou um produto educacional intitulado “Kit pedagógico: Paisagem à Vista”, no qual consta material para promover aulas e/ou atividades voltadas para a temática abordada nesta pesquisa, fornecendo subsídios para que os professores possam planejar e desenvolver o trabalho pedagógico. Concluímos assim, que as atividades desenvolvidas neste trabalho demonstraram-se como importantes para que o ensino sobre paisagem, não exclusivamente apenas na geografia escolar, tolerasse novos parâmetros de abordagens no quesito de extinguir o ensino fragmentado e conceber estratégias e possibilidades de inter-relacionar o conteúdo com as demais disciplinas escolares, possibilitando ao educando não somente o entendimento conceitual, mas sim, de forma mais ampla e dinâmica, o conhecimento dos processos e fenômenos que o cerceiam, reconhecendo a importância paisagem e dos elementos que a compõem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2020-10-20T19:45:04Z No. of bitstreams: 1 Desvendando as paisagens no ensino de geografia_Nascimento2020.pdf: 4027881 bytes, checksum: 33a61b513bc46c550efb3a0659fb7a81 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-20T19:45:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Desvendando as paisagens no ensino de geografia_Nascimento2020.pdf: 4027881 bytes, checksum: 33a61b513bc46c550efb3a0659fb7a81 (MD5) Previous issue date: 2019-11-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectUso e ocupação do solopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectOficinas pedagógicaspt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleDesvendando as paisagens no ensino de geografia a partir do uso e ocupação do solopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desvendando as paisagens no ensino de geografia_Nascimento2020.pdfDissertacao_MPET-IFAM Campus Manaus Centro3,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.