Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/45
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Rosa Oliveira Marins | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Azevedo, Rosa Oliveira Marins | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gonzaga, Amarildo Menezes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2786554010520173 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Dayse Peixoto, Maia | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2263562348561670 | pt_BR |
dc.creator | Lapa, Bárbara Castro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7253775685720985 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-03-26T14:41:45Z | - |
dc.date.available | 2018-04-30 | - |
dc.date.available | 2018-03-26T14:41:45Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-20 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/45 | - |
dc.description.abstract | The research aimed to understand the senses of job in the Vocational and Technological Education teachers discourse at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM as a basis for a self-formation proposal. The concepts of teacher training for Vocational and Technological Education, Senses of Teaching Job and Self-formation were specifically articulated as the research theoretical support. An investigative path, through life histories reported in interviews recorded and later transcribed, was designed to know the job senses of five IFAM teachers inserted in Vocational and Technological Education. Therefore the job senses of Vocational and Technological Education teachers were possible to become evident from the Discursive Textual Analysis (ATD) elements which allowed to understand them as a social responsibility, experiences and identity. This perception enabled the preparation, implementation and evaluation of a formative proposal, a Massive Open Online Course (MOOC), that aimed to develop a critical-reflective understanding in the participant regarding Vocational and Technological Education and in a specific way, (re) think the formative process itself from the life histories of teachers inserted in Vocational and Technological Education; to know the theoretical link between Self-formation, Senses of Teaching Job, Integral or Omnilateral Formation, Job as Educational Principle and Politecnia; and produce an e-portfolio composed by activities developed along the course. The MOOC, available on the IFAM online courses platform (http://mooc.ifam.edu.br:15000/), provided a self-formation process opportunity from what was understood about the job senses in the IFAM teachers speech as perceived in the Professional and Technological Education (ProfEPT) master's degree considerations, collaborators in the course evaluation based on the Professional and Technological Education and Self-formation. | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa teve por objetivo compreender os sentidos de trabalho no discurso de professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM como fundamento para uma proposta de autoformação. De modo específico, articulou-se os conceitos de formação de professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, sentidos de trabalho e autoformação docente, como sustentação teórica da pesquisa. Foi elaborado um percurso investigativo para conhecer os sentidos de trabalho de cinco professores do IFAM que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, por meio de suas histórias de vida, relatadas em entrevistas gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas. Foi possível evidenciar os sentidos de trabalho de professores do IFAM que atuam na EPTNM a partir de elementos da Análise Textual Discursiva (ATD), que permitiu compreendê-los como responsabilidade social, experiências e identidade. Tal compreensão possibilitou a elaboração, implementação e avaliação de uma proposta, um Curso Online Aberto e Massivo (MOOC), que teve como objetivo desenvolver uma compreensão crítico-reflexiva no participante relativa à Educação Profissional e Tecnológica. De maneira específica, o curso se propôs a (re)pensar o próprio processo formativo a partir das histórias de vida de professores inseridos na Educação Profissional e Tecnológica; conhecer o enlace teórico entre Autoformação docente, Sentidos de Trabalho docente, Formação Humana Integral ou Omnilateral, Trabalho como Princípio Educativo e Politecnia; além de produzir um e-portfolio (que se diferencia em nomenclatura do portfólio apenas por ser virtual) composto pelas atividades desenvolvidas ao longo do curso. O MOOC, disponibilizado na plataforma de cursos online do IFAM (http://mooc.ifam.edu.br:15000/), oportunizou um processo de autoformação, a partir do que foi compreendido acerca dos sentidos de trabalho no discurso de professores do IFAM, conforme percebido nas considerações tecidas pela turma de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), colaboradora na avaliação do curso, pautado nas bases da Educação Profissional e Tecnológica e no caminhar para si. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcia Portilho (marcia_auzier@ifam.edu.br) on 2018-03-26T14:41:44Z No. of bitstreams: 1 Tecendo um traçado entre autoformação docente e sentido do trabalho.pdf: 8778422 bytes, checksum: 9b127f94144151075f98bc432fac76ae (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-26T14:41:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tecendo um traçado entre autoformação docente e sentido do trabalho.pdf: 8778422 bytes, checksum: 9b127f94144151075f98bc432fac76ae (MD5) Previous issue date: 2017-12-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Autoformação | pt_BR |
dc.subject | Formação humana integral | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | Tecendo um traçado entre autoformação docente e sentidos do trabalho | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | MPET-Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tecendo um traçado entre autoformação docente e sentido do trabalho.pdf | Dissertação - Documento principal | 8,57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.