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dc.contributor.advisor1Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.advisor2Padilha, Igor Tavares-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605895860650284pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee2Litaiff, Fabian Cardoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9589155356379692pt_BR
dc.contributor.referee3Rivera, José Anglada-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920pt_BR
dc.creatorBarbosa, Nara Gracy Travessa-
dc.date.accessioned2020-08-04T17:38:22Z-
dc.date.available2020-08-04-
dc.date.available2020-08-04T17:38:22Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.citationBARBOSA, Nara Gracy Travessa. Supercondutividade no ensino médio: uma proposta fundamentada na aprendizagem baseada em problemas. 2016. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/441-
dc.description.abstractThis dissertation presents an insertion proposal of the Superconductivity in the Secondary Level Education, having as foundation the Learning Process Based on Problems (ABP). In the educational context, the teaching of Superconductivity, one of the Contemporary themes in Physics, turns out to be necessary for having a set of applications connected to the daily lives of students, what evidences the importance of its insertion in the Physics curriculum of the Secondary Level Education. For this insertion, it was used an ABP, due to its characteristics favoring the active participation of the students in the teaching and learning process. The ABP methodology has as central point a problem to be solved, and as a means of answering it presents seven ways in its structure, in which the students are the active subjects and the teacher accomplishes the role of tutor. With this foundation, the research has as general purpose to analyzes the implementation of a proposal to insert Superconductivity in the Secondary Level Education, having as methodological support the Learning Based on Problems, in view of the need to have the teaching of Physics more contextualized that allows students to list the scientific knowledge with the life. Therefore, it was used a qualitative nature research for presenting peculiar feature for the conduction of the research and for the obtained tract data. The implementation of the proposal, with 38 students of the Secondary Level Education from a public school in Manaus – AM, located in the West zone, it was organized in three stages: the presentation of superconductors application and the central problem to be solved; the application of a questionnaire to evaluate the previous knowledge of the students; the approach of each block of content and resolution of the central problem. For this last stage, the approach of the Superconductivity theme, was organized in six blocks of contents: Historical Context; Current and resistance; Zero Resistivity and effect Meissner; superconductor x perfect conductor; theory BCS; 6) types of superconductors. The analysis of its data started from the specifics problems resolution proposed in each block and the results showed that the insertion of Superconductivity in the Secondary Level Education, by means of the Learning Process Based on Problems, enabled the Physics teaching contextualized and that allowed students to list the scientific knowledge with the daily life.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de inserção da Supercondutividade no Ensino Médio, tendo como fundamento a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). No contexto educacional, o ensino da Supercondutividade, um dos temas da Física Contemporânea, tornase necessário por possuir uma série de aplicações ligadas ao cotidiano dos alunos, o que evidencia a importância de sua inserção no currículo de Física do Ensino Médio. Para essa inserção, utilizou-se a ABP, devido a suas características favorecerem à participação ativa dos alunos no processo ensino-aprendizagem. A metodologia da ABP tem como ponto central um problema a ser solucionado, e como meio de resolvê-lo apresenta sete passos em sua estrutura, nos quais os alunos são os sujeitos ativos e o professor realiza um papel de tutor. Com esse fundamento, a pesquisa tem como objetivo geral analisar a implementação de uma proposta para inserir supercondutividade no Ensino Médio, tendo como sustentação metodológica a Aprendizagem Baseada em Problemas, em vista da necessidade de um ensino de Física mais contextualizado que possibilite aos alunos relacionar os conhecimentos científicos com a vida. Para tanto, utilizou-se a pesquisa de cunho qualitativo por apresentar características peculiares à condução da pesquisa e ao trato dos dados obtidos. A implementação da proposta, com 38 alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Manaus – AM, localizada na zona oeste, foi organizada em três etapas: apresentação das aplicações dos supercondutores e do problema central a ser solucionado; aplicação do questionário para verificação dos conhecimentos prévios dos alunos; abordagem de cada bloco de conteúdo e resolução do problema central. Para esta última etapa, a abordagem da temática Supercondutividade, foi organizada seis blocos de conteúdos: Contexto histórico; Corrente e resistividade elétrica; Resistividade nula e efeito Meissner; supercondutor x condutor perfeito; teoria BCS; 6) tipos de supercondutores. A análise dos dados foi feita a partir das resoluções dos problemas específicos propostos em cada bloco e os resultados mostraram que a inserção da Supercondutividade no Ensino Médio, por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas, possibilitou um ensino de Física contextualizado e que permitiu aos alunos relacionar os conhecimentos científicos com a vida cotidiana.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2020-08-04T17:38:22Z No. of bitstreams: 1 SUPERCONDUTIVIDADE NO ENSINO MÉDIO UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA.pdf: 1622296 bytes, checksum: f61c38de66beb9b9bcbe6850d12f7ca7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-04T17:38:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SUPERCONDUTIVIDADE NO ENSINO MÉDIO UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA.pdf: 1622296 bytes, checksum: f61c38de66beb9b9bcbe6850d12f7ca7 (MD5) Previous issue date: 2016-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectFísica - ensino médiopt_BR
dc.subjectProposta de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleSupercondutividade no ensino médio: uma proposta fundamentada na aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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