Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/440
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borges, Denilson da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7149037835888302 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Borges, Denilson da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7149037835888302 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Anglada-Rivera, José | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5724564590431920 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Dinóla Neto, Francisco | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7771047564721972 | pt_BR |
dc.creator | Lopes, Rafael Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5164490681257817 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-04T16:47:00Z | - |
dc.date.available | 2020-08-04 | - |
dc.date.available | 2020-08-04T16:47:00Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-15 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Rafael Ferreira. Uma introdução ao ensino da eletrodinâmica por meio de roteiros, para alunos do ensino fundamental II e a confecção do manual de auxílio. 2017. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/440 | - |
dc.description.abstract | The teaching of electrodynamics is often one of the greatest challenges for the physics teacher in basic education, because to make the elementary school student imagine the world in a macroscopic way - which ends up requiring even more of his reasoning - is infinitely more efficient than speaking microscopically. The teacher, therefore, can exemplify physical theories as a uniformly varied movement through macro magnitudes such as a working car, which will be easily understood, since the student already has in his mind subsumes that give clear and precise meanings, unlike when taught to it the movement of electric charges, put is not something that often present. In order to offer the student a way to demonstrate the theory of electrodynamics more clearly, it is proposed the construction of manuals developed through scripts that approach the subject through texts of historical composition, drawings, investigation and physical experiments able to demonstrate the phenomena, which will certainly help him to create subsuming for learning in a future activity. In addition, the handling of the aid manuals that were constructed will give the teacher the opportunity to use this resource to create subsumes in his students. On the other hand, the manuals, resulting from the scripts, are methodologically based on David Ausubel’s meaningful learning, for presenting a non-arbitrary cognitive construct, but for using an existing generalization in the cognitive structure, since all students since the first year of life have. Thus, while the students are putting “hand in the mass”, the proposed activities are represented according to the Soil Taxonomy of Jhon Bigss, allowing to classify them in levels of knowledge | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino da Eletrodinâmica, muitas vezes, é um dos maiores desafios para o professor de Física no ensino básico, pois fazer com que o aluno do Ensino Fundamental II imagine o mundo de forma macroscópica – o que acaba exigindo ainda mais do seu raciocínio - é infinitamente mais eficiente do que falar da forma microscópica. O professor, portanto, pode exemplificar teorias físicas como movimento uniformemente variado através de grandezas macro como um carro em funcionamento, o que será facilmente compreendido, pois o educando já tem em sua mente subsunçores que dão significados claros e precisos, diferentemente de quando ensinado a ele o movimento das cargas elétricas, posto não ser algo que presencia frequentemente. Com o intuito de oferecer ao aluno uma forma de demonstrar a teoria da eletrodinâmica com mais clareza, propõe-se a construção de manuais desenvolvidos por meio de roteiros que abordem a temática através de textos de composição histórica, desenhos, investigação e realização de experimentos físicos capazes de demonstrar os fenômenos, o que certamente o ajudará a criar subsunçores para a aprendizagem em uma futura atividade. Ademais, o manuseio dos manuais de auxílio que foram construídos dará oportunidade ao professor de utilizar-se de tal recurso para criação de subsunçores em seus alunos. Por outro lado, os manuais, resultantes dos roteiros, têm como base metodológica a aprendizagem significativa de David Ausubel, por apresentar uma construção cognitiva de forma não-arbitrária, e sim por utilizar uma generalização existente na estrutura cognitiva, pois todos os alunos desde o primeiro ano de vida têm. Dessa forma, enquanto os alunos estão pondo a “mão na massa”, as atividades propostas estão representadas de acordo com a Taxonomia Solo de Jhon Bigss, possibilitando classificá-las em níveis de conhecimento. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2020-08-04T16:47:00Z No. of bitstreams: 1 UMA INTRODUÇÃO AO ENSINO DA ELETRODINÂMICA POR MEIO DE.pdf: 9335402 bytes, checksum: 3ce56c8843104ae612132f9a368549fb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-08-04T16:47:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 UMA INTRODUÇÃO AO ENSINO DA ELETRODINÂMICA POR MEIO DE.pdf: 9335402 bytes, checksum: 3ce56c8843104ae612132f9a368549fb (MD5) Previous issue date: 2017-08-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Eletrodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Física - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::FISICA ESTATISTICA E TERMODINAMICA | pt_BR |
dc.title | Uma introdução ao ensino da eletrodinâmica por meio de roteiros, para alunos do ensino fundamental II e a confecção do manual de auxílio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma introdução ao ensino da eletrodinâmica por meio de roteiros para alunos do ensino fundamental II e a confecção do manual de auxílio_Rafael Ferreira Lopes_2017.pdf | Dissertação_MNPEF_IFAM Campus Manaus Centro | 9,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.