Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Denilson da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7149037835888302pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Denilson da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7149037835888302pt_BR
dc.contributor.referee2Anglada-Rivera, José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920pt_BR
dc.contributor.referee3Dinóla Neto, Francisco-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7771047564721972pt_BR
dc.creatorLopes, Rafael Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5164490681257817pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-04T16:47:00Z-
dc.date.available2020-08-04-
dc.date.available2020-08-04T16:47:00Z-
dc.date.issued2017-08-15-
dc.identifier.citationLOPES, Rafael Ferreira. Uma introdução ao ensino da eletrodinâmica por meio de roteiros, para alunos do ensino fundamental II e a confecção do manual de auxílio. 2017. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/440-
dc.description.abstractThe teaching of electrodynamics is often one of the greatest challenges for the physics teacher in basic education, because to make the elementary school student imagine the world in a macroscopic way - which ends up requiring even more of his reasoning - is infinitely more efficient than speaking microscopically. The teacher, therefore, can exemplify physical theories as a uniformly varied movement through macro magnitudes such as a working car, which will be easily understood, since the student already has in his mind subsumes that give clear and precise meanings, unlike when taught to it the movement of electric charges, put is not something that often present. In order to offer the student a way to demonstrate the theory of electrodynamics more clearly, it is proposed the construction of manuals developed through scripts that approach the subject through texts of historical composition, drawings, investigation and physical experiments able to demonstrate the phenomena, which will certainly help him to create subsuming for learning in a future activity. In addition, the handling of the aid manuals that were constructed will give the teacher the opportunity to use this resource to create subsumes in his students. On the other hand, the manuals, resulting from the scripts, are methodologically based on David Ausubel’s meaningful learning, for presenting a non-arbitrary cognitive construct, but for using an existing generalization in the cognitive structure, since all students since the first year of life have. Thus, while the students are putting “hand in the mass”, the proposed activities are represented according to the Soil Taxonomy of Jhon Bigss, allowing to classify them in levels of knowledgept_BR
dc.description.resumoO ensino da Eletrodinâmica, muitas vezes, é um dos maiores desafios para o professor de Física no ensino básico, pois fazer com que o aluno do Ensino Fundamental II imagine o mundo de forma macroscópica – o que acaba exigindo ainda mais do seu raciocínio - é infinitamente mais eficiente do que falar da forma microscópica. O professor, portanto, pode exemplificar teorias físicas como movimento uniformemente variado através de grandezas macro como um carro em funcionamento, o que será facilmente compreendido, pois o educando já tem em sua mente subsunçores que dão significados claros e precisos, diferentemente de quando ensinado a ele o movimento das cargas elétricas, posto não ser algo que presencia frequentemente. Com o intuito de oferecer ao aluno uma forma de demonstrar a teoria da eletrodinâmica com mais clareza, propõe-se a construção de manuais desenvolvidos por meio de roteiros que abordem a temática através de textos de composição histórica, desenhos, investigação e realização de experimentos físicos capazes de demonstrar os fenômenos, o que certamente o ajudará a criar subsunçores para a aprendizagem em uma futura atividade. Ademais, o manuseio dos manuais de auxílio que foram construídos dará oportunidade ao professor de utilizar-se de tal recurso para criação de subsunçores em seus alunos. Por outro lado, os manuais, resultantes dos roteiros, têm como base metodológica a aprendizagem significativa de David Ausubel, por apresentar uma construção cognitiva de forma não-arbitrária, e sim por utilizar uma generalização existente na estrutura cognitiva, pois todos os alunos desde o primeiro ano de vida têm. Dessa forma, enquanto os alunos estão pondo a “mão na massa”, as atividades propostas estão representadas de acordo com a Taxonomia Solo de Jhon Bigss, possibilitando classificá-las em níveis de conhecimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2020-08-04T16:47:00Z No. of bitstreams: 1 UMA INTRODUÇÃO AO ENSINO DA ELETRODINÂMICA POR MEIO DE.pdf: 9335402 bytes, checksum: 3ce56c8843104ae612132f9a368549fb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-04T16:47:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 UMA INTRODUÇÃO AO ENSINO DA ELETRODINÂMICA POR MEIO DE.pdf: 9335402 bytes, checksum: 3ce56c8843104ae612132f9a368549fb (MD5) Previous issue date: 2017-08-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEletrodinâmicapt_BR
dc.subjectFísica - aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::FISICA ESTATISTICA E TERMODINAMICApt_BR
dc.titleUma introdução ao ensino da eletrodinâmica por meio de roteiros, para alunos do ensino fundamental II e a confecção do manual de auxíliopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma introdução ao ensino da eletrodinâmica por meio de roteiros para alunos do ensino fundamental II e a confecção do manual de auxílio_Rafael Ferreira Lopes_2017.pdfDissertação_MNPEF_IFAM Campus Manaus Centro9,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.