Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/43
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee2Ponciano, Nilton Paulo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3867399119278744pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Maria Evany do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578488589056350pt_BR
dc.creatorSantos, Alzanira de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0580820223474355pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-21T15:25:27Z-
dc.date.available2018-04-30-
dc.date.available2018-03-21T15:25:27Z-
dc.date.issued2016-12-21-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/43-
dc.description.abstractThis work is the result of a research carried out in the Professional Masters in Technological Teaching – MPET, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas – IFAM/CMC. Its theme is teaching through Cordel Literature and presents the following problem: how is it possible to narrate the experiences of a teacher who uses Cordel Literature in teaching as a way of encouraging other teachers to use it for the same purpose? Due to the problem, the objective is to narrate the experiences of a teacher who uses Cordel Literature in teaching as a way of encouraging other teachers to use it for the same purpose. In order to reach this goal, we chose the autobiographical method and the qualitative research. In the first chapter, the experiences, the life trajectory of the researcher and the teaching work are narrated, in a course intersected with the Cordel Literature. In the second chapter, an episode is described, in which the researcher, as a student, in continuing education, uses the Cordel Literature as a contribution to teaching. In the third chapter, as an end product of this research, an online portfolio (www.caldogrosso.wordpress.com) is presented as a contribution to teaching through Cordel Literature. It is expected that research of this nature, which approaches the trajectory and experiences of teachers, the use of Cordel Literature in teaching and dissemination in the portfolio, be stimulated, become known and bring data important for the debate regarding the issues of educational research.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico – MPET, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM/CMC. Tem como tema o ensino por meio da Literatura de Cordel e apresenta o seguinte problema: como é possível narrar as vivências de uma professora que utiliza a Literatura de Cordel no ensino como forma de encorajamento de outros professores a utilizarem-na com o mesmo propósito? Decorrente do problema, o objetivo é narrar as vivências de uma professora que utiliza a Literatura de Cordel no ensino como forma de encorajamento de outros professores a utilizarem-na com o mesmo propósito. Visando alcançar este objetivo, optou-se pelo método autobiográfico e pela pesquisa qualitativa. No primeiro capítulo, são narradas as vivências, a trajetória de vida da pesquisadora e atuação no magistério, em um percurso entrecruzado com a Literatura de Cordel. No segundo capítulo, é descrito um episódio, em que a pesquisadora, na condição de estudante, na formação continuada, utiliza a Literatura de Cordel como contribuição para o ensino. No terceiro capítulo, como produto final desta pesquisa, é apresentado um portfólio on-line (www.caldogrosso.wordpress.com) como contribuição para o ensino por meio da Literatura de Cordel. Espera-se que pesquisas desta natureza, que abordam trajetória e vivências de professores, a utilização da Literatura de Cordel no ensino e divulgação em portfólio, sejam estimuladas, tornem-se conhecidas e tragam dados importantes para o debate referente às questões da pesquisa educacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Portilho (marcia_auzier@ifam.edu.br) on 2018-03-21T15:25:27Z No. of bitstreams: 1 O ensino por meio da literatura de cordel (1).pdf: 6310136 bytes, checksum: 78b4b17f9580a5fcba1ce5939b343095 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-21T15:25:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O ensino por meio da literatura de cordel (1).pdf: 6310136 bytes, checksum: 78b4b17f9580a5fcba1ce5939b343095 (MD5) Previous issue date: 2016-12-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)pt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectPortfóliopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleO ensino por meio da literatura de cordelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino por meio da literatura de cordel (1).pdfDissertação - Documento principal6,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.