Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/436
Tipo: Dissertação
Título: Blended English Teaching: proposta de ensino-aprendizagem de inglês para fins específicos
Autor(es): Sousa, Yna Honda de
Primeiro Orientador: Mendonça, Andréa Pereira
Segundo Orientador: Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
Resumo: Convencionalmente, os professores de Inglês para Fins Específicos orientam os alunos a utilizarem dentre outros recursos, técnicas de leitura aplicadas à interpretação de textos para que possam paulatinamente desenvolver a habilidade de leitura em outro idioma. Dadas às tendências em educação que incentivam a inserção de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem, a utilização de novas formas de organização da sala de aula, bem como a mediação dos conteúdos, desenvolvemos nesta pesquisa uma proposta de ensinoaprendizagem de Inglês para Fins Específicos, denominada Blended English Teaching, que combina ensino híbrido, recursos virtuais para estudo autônomo e um corpus compilado com textos autênticos, referentes a manuais e tutoriais de hardwares e softwares. O objetivo desta proposta é contribuir para a proficiência na habilidade da leitura em inglês dos alunos no que diz respeito à decodificação de palavras e integração de ideias. Para avaliar esta proposta, realizamos um estudo de caso com alunos do Curso Técnico de Nível Médio Subsequente em Informática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, com base no desempenho alcançado por eles, de acordo com a descrição estabelecida em uma rubrica de avaliação. Os artefatos utilizados para a avaliação foram três diagnósticos (avaliação inicial, intermediária e final) e atividades de aprendizagem, desenvolvidas ao longo de onze aulas. Os resultados indicam que a proposta BET contribuiu de maneira mais significativa para a proficiência na habilidade da leitura em inglês, no critério decodificação de palavras, não sendo igualmente efetiva no critério integração de ideias. Esta pesquisa tem como produtos um corpus específico com textos compilados da área de Informática e um guia para professores de Inglês para Fins Específicos, com orientações para a utilização desta proposta de ensino-aprendizagem.
Abstract: Conventionally, English for Specific Purpose teachers instruct students to use reading techniques applied to the texts comprehension, so they can gradually develop the reading skill in another language. According to education tendencies that encourage the technological resources insertion in the teaching-learning process, using new forms of classroom organization, as well as the mediation of contents, we propose in this research a teachinglearning proposal to English for Specific Purposes, called Blended English Teaching, which combines blended teaching, virtual resources for self-study and a compiled corpus with authentic texts, referring to manuals and tutorials by hardwares and softwares. This proposal purpose is to enhance English language reading skill proficiency, specifically for the word decoding and the integration of ideas in texts. To evaluate this proposal, we carried out a case study, with students from the Medium Level Technical Course in Computing, at Education, Science and Technology Federal Institute in Amazon - IFAM, based on the performance achieved by them and according to the established description in an evaluation line. The evaluation artifacts used were three diagnoses (initial, intermediate and final evaluation) and learning activities, developed during eleven classes. The results indicate that BET proposal contributed more significantly to performance in reading skill proficiency, in the word decoding standard, not being equally effective in the integration of ideas standard. This research has as products a specific corpus with texts compiled from the Computing area and a guide for teachers of English for Specific Purposes, with guidelines for this teaching-learning proposal use
Palavras-chave: Ensino tecnológico
Recursos virtuais
Ensino hibrido
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: SOUSA, Yna Honda. Blended English Teaching: proposta de ensino-aprendizagem de inglês para fins específicos, 2017. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/436
Data do documento: 20-Dez-2017
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BLENDED ENGLISH TEACHING_ PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS.pdfDissertação - documento completo3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.