Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/421
Tipo: Dissertação
Título: Um estudo em Ierecê Barbosa: as contribuições pedagógicas em “O Leilão”
Autor(es): Gonçalves, Carmen Érica Lima de Campos
Primeiro Orientador: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.contributor.referee1: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.contributor.referee2: Ponciano, Nilton Paulo
metadata.dc.contributor.referee3: Terán, Augusto Fachin
Resumo: Este trabalho parte da perspectiva de considerar alternativas na pesquisa-formação para o qual traz elementos da psicologia analítica como epistemologia para explorar a (auto)formação de professores a partir de um romance literário cuja autoria é de uma professora pesquisadora amazônida, objetivando assim situar uma realidade próxima do público a quem se dirige, além de envolver aspectos do conhecimento de si e da história de vida que emergem em processos de autoria e contribuem para a formação docente inicial e continuada. Desta forma, foi desenvolvida a pesquisa a partir dos objetivos: a) Narrar as histórias da professora pesquisadora Ierecê Barbosa, considerando tanto os aspectos da sua vida pessoal, quanto profissional; b) Apresentar os resultados decorrentes do estudo analítico feito da obra literária investigada e c) Discorrer a respeito da socialização dos resultados do estudo analítico feito, tomando como referencial norteador um Colóquio como estratégia de formação profissional para professores; a fim de atender ao cerne de Analisar o Pedagógico em “O Leilão”- uma obra literária de uma professora pesquisadora - utilizando os respectivos conhecimentos analisados em um Colóquio, como estratégia de formação profissional para professores, orientado para responder o problema inicial de Como o Pedagógico é percebido em “O Leilão”, uma obra literária de uma professora pesquisadora, e como esses conhecimentos analisados podem ser utilizados em um Colóquio como estratégia de formação profissional para professores? Nesta construção, foi utilizado a Análise Hermenêutica Estrutural (ou Objetiva) sobre a geração de unidades significativas por subfenômenos (Arquétipos, Função Transcendente) que revelavam o fenômeno chave (Processo de Individuação) e assim estabelecia relações conceituais convergentes para a proposta da (auto)formação continuada imbricada à ontologia individual e sua implicação para o coletivo através da Educação pelo Exemplo. O conteúdo foi aplicado em dois eventos acadêmicos voltados a professores em formação, como estratégia formativa, utilizando a estrutura de Colóquio, cuja análise foi conduzida pelo mesmo viés da análise do romance pelo registro escrito dos participantes, triangulada pelo estudo etológico (linguagem e comportamento não verbais) dos participantes, a fim de averiguar os conteúdos que emergiam e a receptividade sobre a temática; cujo potencial permitiu que se constituísse o Produto Educacional oriundo desta pesquisa, pois indicou a efetividade formativa intencionada e; foi materializado em um organizador intitulado “Colóquio como Estratégia Formativa” cuja função é auxiliar outros formadores que pretendam utilizar nossa proposta formativa. O processo revelou consistência para processos formativos de professores pela aproximação com a narrativa e a psicobiografia, assim como potenciais do estudo etológico para condução nas atividades com os discentes, ambos a fim da Educação pelo Exemplo junguiana; em que a obra literária pretexto desta pesquisa atendeu satisfatoriamente para essa construção e para o público que participou, indicando potencial no uso do paradidático na formação inicial e continuada docente, dentro de uma estrutura epistêmico-metodológica coadunada à intencionalidade que se objetive.
Abstract: This work starts from the perspective of considering alternatives in research-training for which it brings elements of analytical psychology as an epistemology to explore the (self) formation of teachers considering a literary novel whose authorship is from an Amazonian research teacher, focusing on to situate a reality close to the public to whom it is addressed, in addition to involving aspects of self-knowledge and life history that emerge in authoring processes and contribute to initial and continuing teacher training. In this way, the research was developed from the purposes: a) To Storytell the researcher teacher Ierecê Barbosa, considering both aspects of her personal and professional life; b) To Present the results of the analytical study done in the investigated literary work and c) To Talk about the socialization of the results in the analytical study done, taking as a guiding reference a Colloquium as a professional training strategy for teachers; in order to master goal of Analyzing the Pedagogical in “O Leilão” - a literary work by a researcher teacher - using the respective knowledge analyzed in a Colloquium, as a professional training strategy for teachers, conduced to answer the initial problem of How the Pedagogical is perceived in “O Leilão”, a literary work by a researcher teacher and how can this analyzed knowledge could be used in a Colloquium as a professional training strategy for teachers? On this procedure, Structural (or Objective) Hermeneutic Analysis was used on the generation of significant units by sub-phenomena (Archetypes, Transcendent Function) that revealed the key phenomenon (Individuation Process) and for this way established convergent conceptual relationships for the continued (self)training education involved to the individual ontology and its implication for the collective through Education by Example. The content was applied in two academic events aimed at teachers in training, as an academic education gadget, using the Colloquium structure, which analysis was conducted by the same way of the novel analysis by the participants written records, triangulated by the ethological study (no verbal language and behavior) of the participants, in order to check the content emerged through it and the receptivity on the theme by them; whose potential allowed the Educational Product arising from this research to be constituted, as it indicated the intended formative effectiveness and; was materialized in a planner scheduler/a guiding planner book called “Colloquium as a Training Strategy” which function is supporting others instructors who intend to invest on the same training strategy. The process revealed consistency for teacher training processes due to the approach with the storytelling and the psychobiography, as well as potentials of ethological study for conducting activities with students, both aiming at Jungian Education by Example; in which the literary work used as an excuse for this research served satisfactorily for this work and for the public that participated, indicating potential in the paradidactic use in the High Education, Lato and Stricto Sensu graduate, within an epistemic-methodological structure in line with the intended intention.
Palavras-chave: Pesquisa-Formação
(Auto)formação continuada
Psicobiografia;
Etologia
Ierecê Barbosa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: GONÇALVES, Carmen Érica Lima de Campos. Um estudo em Ierecê Barbosa: as contribuições pedagógicas em “O Leilão”. 2020. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/421
Data do documento: 12-Mar-2020
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um estudo de Ierece Barbosa_Goncalves_2020.pdfDissertacao_MPET-IFAM Campus Manaus Centro3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.