Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/326
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Cirlande Cabral da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3405754239635541 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Cirlande Cabral da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3405754239635541 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima, Maria Francisca Morais de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5134533993186051 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Souza, Dalmir Pacheco de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2712522573295062 | pt_BR |
dc.contributor.referee5Lattes | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/308 | pt_BR |
dc.creator | Freitas, Cristiane Rodrigues de | - |
dc.creator | Silva, Cirlande Cabral da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5009896185255191 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-19T00:37:22Z | - |
dc.date.available | 2019-10-19 | - |
dc.date.available | 2019-10-19T00:37:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-23 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Cristiane Rodrigues de; SILVA, Cirlande Cabral da. Guia didático-instrucional: inclusão escolar de alunos surdos: E agora, o que fazer? 2019. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/326 | - |
dc.description.abstract | The inclusion of deaf students in regular education based on national educational legislation is a challenging reality, but already present in the school environment who need to organize and structure so that all the barriers and difficulties if turn on real access in the inclusive process of these students. In order to contribute to the inclusion of deaf students is made possible, the educational product Didactic Guide - Instructional: inclusion of deaf students - and now what to do? has the objective to provide the school community previous knowledge regarding deaf that will provide an inclusive process more conscious and close to the reality of this student. For this the first educational product will address matters of General knowledge about the deaf, in your second part will deal with issues related to inclusive pedagogical practice and finally will bring proposals for training through workshops, lecture and educational planning to be worked with teachers, educators, students and school community listener who live daily with these students in the school context. We craving that this guide is a tool to help in the implementation of actions in the educational institutions which allow a real inclusion of deaf students in regular school. | pt_BR |
dc.description.resumo | A inclusão de alunos surdos no ensino regular embasada pela legislação educacional nacional é uma realidade desafiadora, mas já presente no ambiente escolar que precisa se organizar e estruturar para que todas as barreiras e dificuldades existentes se transformem em acessibilidades reais no processo inclusivo desses alunos. No sentido de contribuir para que a inclusão do discente surdo seja viabilizada, o produto educacional Guia Didático-Instrucional: Inclusão de Alunos Surdos – E agora o que fazer? tem o objetivo proporcionar a comunidade escolar conhecimentos prévios referente surdo que propiciarão um processo inclusivo mais consciente e próximo da realidade desse aluno. Para isto o produto educacional primeiramente abordará assuntos de conhecimentos gerais sobre os surdos, em sua segunda parte tratará de questões referente a prática pedagógica inclusiva e por último trará propostas de formação por meio de oficinas, palestra e planejamento pedagógico para serem trabalhados com os professores, pedagogos, alunos e comunidade escolar ouvinte que convivem diariamente com esses alunos no contexto escolar. Almejamos que o presente guia seja um instrumento que ajude na efetivação de ações nas instituições de ensino que possibilitem uma real inclusão dos alunos surdos na escola regular | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2019-10-19T00:37:22Z No. of bitstreams: 1 Guia didático-instrucional-inclusão escolar de alunos surdos – E agora oque fazer.pdf: 15896568 bytes, checksum: 5b6c183bfc8a1e20b554644492ff47c8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-19T00:37:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Guia didático-instrucional-inclusão escolar de alunos surdos – E agora oque fazer.pdf: 15896568 bytes, checksum: 5b6c183bfc8a1e20b554644492ff47c8 (MD5) Previous issue date: 2019-07-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar de surdos | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Metodologias inclusivas | pt_BR |
dc.subject | Planejamento Integrado. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.title | Guia didático-instrucional: Inclusão escolar de alunos surdos: E agora, o que fazer? | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFEPT - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Guia didático-instrucional-inclusão escolar de alunos surdos – E agora oque fazer.pdf | Produto educacional | 15,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.