Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Cirlande Cabral da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3405754239635541pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cirlande Cabral da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3405754239635541pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Maria Francisca Morais de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5134533993186051pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Dalmir Pacheco de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2712522573295062pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/308pt_BR
dc.creatorFreitas, Cristiane Rodrigues de-
dc.creatorSilva, Cirlande Cabral da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5009896185255191pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-19T00:37:22Z-
dc.date.available2019-10-19-
dc.date.available2019-10-19T00:37:22Z-
dc.date.issued2019-07-23-
dc.identifier.citationFREITAS, Cristiane Rodrigues de; SILVA, Cirlande Cabral da. Guia didático-instrucional: inclusão escolar de alunos surdos: E agora, o que fazer? 2019. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/326-
dc.description.abstractThe inclusion of deaf students in regular education based on national educational legislation is a challenging reality, but already present in the school environment who need to organize and structure so that all the barriers and difficulties if turn on real access in the inclusive process of these students. In order to contribute to the inclusion of deaf students is made possible, the educational product Didactic Guide - Instructional: inclusion of deaf students - and now what to do? has the objective to provide the school community previous knowledge regarding deaf that will provide an inclusive process more conscious and close to the reality of this student. For this the first educational product will address matters of General knowledge about the deaf, in your second part will deal with issues related to inclusive pedagogical practice and finally will bring proposals for training through workshops, lecture and educational planning to be worked with teachers, educators, students and school community listener who live daily with these students in the school context. We craving that this guide is a tool to help in the implementation of actions in the educational institutions which allow a real inclusion of deaf students in regular school.pt_BR
dc.description.resumoA inclusão de alunos surdos no ensino regular embasada pela legislação educacional nacional é uma realidade desafiadora, mas já presente no ambiente escolar que precisa se organizar e estruturar para que todas as barreiras e dificuldades existentes se transformem em acessibilidades reais no processo inclusivo desses alunos. No sentido de contribuir para que a inclusão do discente surdo seja viabilizada, o produto educacional Guia Didático-Instrucional: Inclusão de Alunos Surdos – E agora o que fazer? tem o objetivo proporcionar a comunidade escolar conhecimentos prévios referente surdo que propiciarão um processo inclusivo mais consciente e próximo da realidade desse aluno. Para isto o produto educacional primeiramente abordará assuntos de conhecimentos gerais sobre os surdos, em sua segunda parte tratará de questões referente a prática pedagógica inclusiva e por último trará propostas de formação por meio de oficinas, palestra e planejamento pedagógico para serem trabalhados com os professores, pedagogos, alunos e comunidade escolar ouvinte que convivem diariamente com esses alunos no contexto escolar. Almejamos que o presente guia seja um instrumento que ajude na efetivação de ações nas instituições de ensino que possibilitem uma real inclusão dos alunos surdos na escola regularpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2019-10-19T00:37:22Z No. of bitstreams: 1 Guia didático-instrucional-inclusão escolar de alunos surdos – E agora oque fazer.pdf: 15896568 bytes, checksum: 5b6c183bfc8a1e20b554644492ff47c8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-19T00:37:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Guia didático-instrucional-inclusão escolar de alunos surdos – E agora oque fazer.pdf: 15896568 bytes, checksum: 5b6c183bfc8a1e20b554644492ff47c8 (MD5) Previous issue date: 2019-07-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolar de surdospt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectMetodologias inclusivaspt_BR
dc.subjectPlanejamento Integrado.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleGuia didático-instrucional: Inclusão escolar de alunos surdos: E agora, o que fazer?pt_BR
dc.typeOutropt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guia didático-instrucional-inclusão escolar de alunos surdos – E agora oque fazer.pdfProduto educacional15,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.