Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/325
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Cirlande Cabral da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3405754239635541pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cirlande Cabral da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3405754239635541pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Maria Francisca Morais de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5134533993186051pt_BR
dc.contributor.referee3Peixoto, Marco Aurélio Nicolato-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2168810836048100pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/307pt_BR
dc.creatorMarinho, Josiane Moraes-
dc.creatorSilva, Cirlande Cabral da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7563623733211623pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-19T00:07:09Z-
dc.date.available2019-10-19-
dc.date.available2019-10-19T00:07:09Z-
dc.date.issued2019-05-24-
dc.identifier.citationMARINHO, Josiane Moraes; SILVA, Cirlande Cabral da. Futebol para a vida: o gol de placa é esse. 2019. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/325-
dc.description.abstractPhysical Education, due to its historical milestones between 1964 and 1985, had for a long time been a purely sportivist treatise. Added to this, the conception of many in being considered the discipline of leisure and fun generated a distorted perception of its purpose and contribution within the school environment. Sport as a cultural phenomenon and postcard of the discipline is part of this distorted vision and, therefore, needs to be resignified. Thus, the educational product proposal aims to develop a board game, through soccer, with students from the Integrated Technical Course to High School, aiming at the Integral Human Formation of the students involved game was created, which gives students the knowledge of relevant themes based on the principles of Integral Human Formation. The educational product consists of discussing three themes, racism, machismo and homophobia in football in a playful, critical and reflective way. The intention of this proposal is to bring an opportunity of teaching and learning of Physical Education through new looks and methodologies for sports content. The proposal is presented in 4 moments of great importance for it to take effect. Firstly, a contextualization is made about the importance of games as a resource in teaching and learning; then we discuss about the importance of Physical Education for Integral Human Formation, later we describe about soccer and we make a brief contextualization under the themes that are approached in the game and finally we present the description and the operation of the same. We conclude with considerations about the possibilities in other disciplines with other subjects in order to contribute to the entire Professional and Technological Education network.pt_BR
dc.description.resumoA Educação Física, devido seus marcos históricos entre 1964 a 1985, teve durante muito tempo um tratado exclusivamente esportivista. Somado a isso, a concepção de muitos em ser considerada a disciplina do lazer e da diversão gerou uma percepção distorcida de sua finalidade e contribuição dentro do ambiente escolar. O esporte como fenômeno cultural e cartão postal da disciplina faz parte dessa visão distorcida e, portanto, precisa ser resignificado. Dessa forma, a proposta de produto educacional objetiva desenvolver um jogo de tabuleiro, através do futebol, com alunos do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, o qual propicia aos alunos os conhecimentos de temas relevantes, baseada nos princípios da Formação Humana Integral. O produto educacional consiste em debater tres temas, racismo, machismo e homofobia no futebol de uma forma lúdica, crítica e reflexiva. A intenção dessa proposta é trazer uma oportunidade de ensino e aprendizagem da Educação Física através de novos olhares e metodologias para o conteúdo esportista. A proposta se apresenta em 4 momentos de suma importância para que a mesma seja efetivada. Primeiramente se faz uma contextualização acerca da importância dos jogos como recurso no ensino e aprendizagem; em seguida tratamos sobre a concepção a importância da Educação Física para a Formação Humana Integral, posteriormente descrevemos sobre o futebol e fazemos uma breve contextualização sobtre os temas que são abordados no jogo e por fim apresentamos a descrição e o funcionamento do mesmo. Finalizamos com considerações acerca das possibilidades em outras disciplinas com outros temas de forma a contribuir para toda a rede de Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2019-10-19T00:07:09Z No. of bitstreams: 1 Futebol para a vida-o gol de placa é esse.pdf: 11120856 bytes, checksum: 02357f72b8dcc4c185902c0865de3cca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-19T00:07:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Futebol para a vida-o gol de placa é esse.pdf: 11120856 bytes, checksum: 02357f72b8dcc4c185902c0865de3cca (MD5) Previous issue date: 2019-05-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEsporte - Jogopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectFormação Humana Integralpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleFutebol para a vida: o gol de placa é essept_BR
dc.typeOutropt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Futebol para a vida-o gol de placa é esse.pdfProduto educacional10,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.