Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Francisca Morais de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5134533993186051pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Maria Francisca Morais de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5134533993186051pt_BR
dc.contributor.referee2Salazar, Deuzilene Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4519799169077909pt_BR
dc.contributor.referee3Brito, César Lobato-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4163631243200566pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/311pt_BR
dc.creatorPantoja, Ana Maria Silva-
dc.creatorLima, Maria Francisca Morais de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1750782898406663pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-15T17:39:09Z-
dc.date.available2019-10-16-
dc.date.available2019-10-15T17:39:09Z-
dc.date.issued2019-05-30-
dc.identifier.citationPANTOJA, Ana Maria Silva; LIMA, Maria Francisca Morais de. Proposta de ensino sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. 2019. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/318-
dc.description.abstractThis didactic material is a product of the dissertation of Master “Proposal of teaching based on the methodologies active in the superior course of technology”. It is a pedagog¬ical tool to subsidize teaching practice in higher technology courses, with the aim of providing an active learning method¬ology through the inverted classroom, a significant alternative to achieve professional training that meets the demands of the world of work XXI century. Thus favoring a learning in which the student is the protagonist, where they are encouraged to learn in an autonomous and participative way, from real prob¬lems, being, therefore, responsible for the active construction of knowledge. Considering this, our general objective was to develop a teaching practice based on the active methodologies in the superior course of technology. The research evidenced the absence of pedagogical knowledge aimed at EFA in the ini¬tial formation of the teachers under study and the difficulty of relating theory and practice, because they come from different technical backgrounds, with this, a proposal of teaching is pre¬sented that motivates the teacher to (re) build their practices based on meaningful learning, updating and innovating their teaching methods, in order to prepare a professional fit to act in the world of work.pt_BR
dc.description.resumoEste Material didático é produto da dissertação de Mestrado “Proposta de ensino baseada nas metodologias ativas no curso superior de tecnologia”. É um instrumento pedagógico para subsidiar a prática docente nos cursos superiores de tecnologia, com intuito de propiciar através da sala de aula invertida – uma metodologia ativa da aprendizagem, uma alternativa significativa para se alcançar uma formação profissional que atenda as exigências no mundo do trabalho no Século XXI. Favorecendo assim, uma aprendizagem em que o aluno é o protagonista, onde são incentivados a aprenderem de forma autônoma e participativa, a partir de problemas reais, sendo, pois, responsáveis pela construção ativa do conhecimento. Considerando isso, nosso objetivo geral foi desenvolver uma prática de ensino baseada nas metodologias ativas no curso superior de tecnologia. A pesquisa evidenciou a ausência do saber pedagógico voltado à EPT na formação inicial dos professores em estudo e, a dificuldade de relacionar teoria e prática, por serem oriundos de diversas formações técnicas, com isso, apresenta-se uma proposta de ensino que motive o docente a (re)construir suas práticas com base em uma aprendizagem significativa, atualizando e inovando seus métodos de ensino, com intuito de preparar um profissional apto para atuar no mundo do trabalho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2019-10-15T17:39:09Z No. of bitstreams: 1 Proposta de ensino - sala de aula invertida uma metodologia ativa de aprendizagem.pdf: 2296895 bytes, checksum: 7295372e2c2122e0218446b865236d4e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-15T17:39:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Proposta de ensino - sala de aula invertida uma metodologia ativa de aprendizagem.pdf: 2296895 bytes, checksum: 7295372e2c2122e0218446b865236d4e (MD5) Previous issue date: 2019-05-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectEnsino superior de tecnologiapt_BR
dc.subjectProposta de ensino - EPTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleProposta de ensino sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeTeaching proposal inverted classroom: an active learning methodologypt_BR
dc.typeOutropt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta de ensino - sala de aula invertida uma metodologia ativa de aprendizagem.pdfProduto educacional2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.