Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1682
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Braga, Waldeilson Martins | - |
dc.creator | Pacheco, Maria Lúcia Tinoco | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-12T22:16:32Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02 | - |
dc.date.available | 2025-03-12T22:16:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, Waldeilson Martins ; PACHECO, Maria Lúcia Tinoco. Tópicos de literatura inclusiva e literatura surda. 2024. 41 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1682 | - |
dc.description.abstract | Discussions about the training of teachers and education professionals, with regard to the care of special students, have gained notoriety within the teaching-learning process of this student. Given this, the present scenario will enable us to think about teacher training based on literature for inclusion, which in this course refers to deafness, or what we call deaf literature. It should be noted that there are many professionals, from different areas of special education, who see specific literary productions, along with those that come from deaf communities, also as an instrument of inclusion. In the case of deaf literary productions, which present a historical-social aspect about deaf culture, highlighting their identity and the linguistic specificities of deaf subjects, there is still a lack of certain appropriation on the part of teachers, revealing that there is, in the context of special training for teachers, a gap. We point out that given the historical moment, the theoretical contribution regarding Deaf Literature has grown over the years and stood out as a didactic support for teaching, however, we remember, there is a lack of training on the topic for teachers. Given the context of training in special education and its articulations around teacher training, this proposition seeks to contribute through Deaf Literature with new inclusive practices. Being a specific training, which was not included in the training processes previously, mainly given the lack of literature, today new research allows us to better understand this literature as a section of inclusive literature. This is where this course fits in. | pt_BR |
dc.description.resumo | As discussões acerca da formação de docentes e profissionais da educação, no que diz respeito ao atendimento do alunado especial tem ganhado notoriedade dentro do processo de ensino-aprendizagem deste educando. Diante disso, o presente cenário nos possibilitará pensar em formação de professores a partir de uma literatura para inclusão, que neste curso se refere à surdez, ou que chamamos de literatura surda. Ressalte-se que há muitos profissionais, de diferentes áreas da educação especial, que veem nas produções literárias específicas, com aquelas que advêm das comunidades surdas, também um instrumento de inclusão. No caso das produções literárias surdas, que apresentam um aspecto histórico-social acerca da cultura surda, destacando sua identidade e as especificidades linguísticas dos sujeitos surdos, ainda falta certa apropriação por parte dos professores, revelando haver no contexto de uma formação especial para professores uma lacuna. Pontuamos que diante do momento histórico, o aporte teórico acerca da Literatura Surda veio crescendo ao longo dos anos e se destacando como suporte didático para o ensino, no entanto, relembramos, faltam formações sobre o tema para os docentes. Dado o contexto da formação na educação especial e suas articulações em torno da formação de professores, essa proposição busca contribuir por meio da Literatura Surda com novas práticas inclusivas. Sendo uma formação específica, que não era inserida nos processos formativos anteriormente, dada a falta de literatura principalmente, hoje as novas pesquisas nos permitem uma melhor compreensão dessa literatura como um recorte de literatura inclusiva. É nesse espaço que este curso se insere. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2025-03-12T22:16:32Z No. of bitstreams: 1 Tópicos de literatura inclusiva e literatura surda_Waldeilson Martins Braga_2024.pdf: 3124282 bytes, checksum: 4b4087c9e50b895c7ee3f2a6115155e9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-12T22:16:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tópicos de literatura inclusiva e literatura surda_Waldeilson Martins Braga_2024.pdf: 3124282 bytes, checksum: 4b4087c9e50b895c7ee3f2a6115155e9 (MD5) Previous issue date: 2024-03-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Amazônia. | pt_BR |
dc.subject | Curso Arumã | pt_BR |
dc.subject | Formação em Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Literatura inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Literatura surda | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.title | Tópicos de literatura inclusiva e literatura surda | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MPET - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tópicos de literatura inclusiva e literatura surda_Waldeilson Martins Braga_2024.pdf | Produto educacional_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro | 3,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.