Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1545
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Alves, Edilson Gomes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0914810895785401 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, Edilson Gomes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0914810895785401 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Danielle Cristina Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3971794341049346 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Barros, Maxiliano Batista | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5680339300688041 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Celyane Gabriele da Silva e | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1416291381094564 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-30T22:20:59Z | - |
dc.date.available | 2024-09-30 | - |
dc.date.available | 2024-09-30T22:20:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Celyane Gabriele da Silva e. O ensino de química: uma análise sobre a importância da experimentação nas aulas de química do ensino médio. 2022. 82 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1545 | - |
dc.description.abstract | The following research shows an analysis about the value to introduce experimental chemical class joint of contente presentes into the classroom to create a connection with theory and practice, where the teacher can show the bond between study approached with a daily students class. The experimentation in the process of teaching-learning comes often used to show one science and/or chemistry less absent for who is learning, the practice classes works as visualization method and testify the theory and concepts as support for cheer up and excite the students turning something such attractive and which make more students cleaver in to the process of investigation. Heading this goal research, we aim for the main difficulties faced for the teacher in the execute process practice in their classroom, and also na outlook of students about the practice class of chemistry instruction. This research has explorer feature with emphasis on qualitative analysis. It was used as the methodology a quis for the students of a public high-school in Manaus, where was asked about their ideas about experimental class and leaving their opinion for those classes. Many schools presente a lack of solid place and materials for the experiments practice, by the way many teachers talk about the lack of time for for this kind of exercise and the crowded classroom. However, we can determine that for a good mode to get concentrate students to have a teaching process is because of effectiveness of experiments which can bring more easily to the classroom and reply at home, mainly in the application of experiments with low cost materials | pt_BR |
dc.description.resumo | A seguinte pesquisa apresenta uma análise sobre a importância de se colocar aulas experimentais de química em conjunto aos conteúdos apresentados em sala de aula para fazer uma conexão com teoria e prática, onde o professor pode mostrar uma união entre o estudo abordado com o cotidiano dos alunos. A experimentação no processo de ensino-aprendizagem vem se tornando cada vez mais utilizado para mostrar uma ciência e/ou química menos abstrata para quem está aprendendo, as aulas práticas servem tanto como um método de visualização e comprovação de teorias e conceitos como suporte para animar e incentivar os alunos se tornando algo mais atrativo e que transforma o estudante mais ativo no processo de investigação. Visando os objetivos da pesquisa, apontaremos as principais dificuldades enfrentadas por professores no processo de executar uma aula prática em suas turmas, e também uma perspectiva do público alvo a respeito de aulas práticas no ensino de química. Esta pesquisa tem caráter exploratório com ênfase na análise qualitativa. Foi utilizado como metodologia um questionário para alunos do ensino médio de uma escola pública de Manaus, onde foi questionado sobre suas ideias sobre aulas experimentais e deixando o seu posicionamento sobre tais aulas. Muitas escolas apresentam falta de espaços físicos e materiais para a realização de experimentos, assim como muitos professores relatam falta de tempo para tal exercício como também as salas extremamente lotadas. Com isso, podemos definir que um bom modo de ter os alunos concentrados para se ter um processo de ensino-aprendizagem satisfatório se dá a eficiência de experimentos que podem ser feitos facilmente em sala e replicados em casa, principalmente na utilização de experimentos com materiais de baixo custo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-09-30T22:20:59Z No. of bitstreams: 1 O ensino de química uma análise sobre a importância da experimentação nas aulas de química do ensino médio_Celyane Gabriele da Silva e Silva_2022.pdf: 1246189 bytes, checksum: 718634e107a8ed2bf3115f01d8aeef5d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-30T22:20:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O ensino de química uma análise sobre a importância da experimentação nas aulas de química do ensino médio_Celyane Gabriele da Silva e Silva_2022.pdf: 1246189 bytes, checksum: 718634e107a8ed2bf3115f01d8aeef5d (MD5) Previous issue date: 2022-12-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa exploratória | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | O ensino de química: uma análise sobre a importância da experimentação nas aulas de química do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia_Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino de química uma análise sobre a importância da experimentação nas aulas de química do ensino médio_Celyane Gabriele da Silva e Silva_2022.pdf | Monografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.