Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1540
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Ana Claudia Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944321508964046pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Ana Claudia Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944321508964046pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Heliamara Paixão Filizola-
dc.contributor.referee3Pardo, Clara Ximena Lourido-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9222474513958838pt_BR
dc.creatorRodrigues, Agnes Bentes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1548279756806972pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-25T20:36:34Z-
dc.date.available2024-09-25-
dc.date.available2024-09-25T20:36:34Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Agnes Bentes. Circuito de química inorgânica: uma aplicação do jogo didático no programa de iniciação à docência (PIBID). 2021. 55 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1540-
dc.description.abstractAwakening students' interest in learning has become a challenge for educators. In recent years, education has gone through great positive transformations, and games have gained more and more space as a mediating instrument for teaching chemistry learning, that is, recreational activities are increasingly being used as a tool to awaken student interest content, and thus promote greater enjoyment of learning in the classroom. Therefore, in this work a game was made and applied with the aim of being a teaching tool for a high school class. For this, a qualitative research was used, in which data were carried out and surveyed through the application of questionnaires. The making and application of a game resulted in the awakening of students' interest in the chemistry discipline and also led to collaboration and participation, which were not perceived in purely theoretical classes. And so, we can consider that a survey served as a stimulus to educators and students in the use of games in classrooms.pt_BR
dc.description.resumoDespertar o interesse dos alunos pela aprendizagem vem se tornando um desafio para o educador. Nos últimos anos, a educação tem passado por grandes transformações positivas, e os jogos têm ganhado cada vez mais espaço como instrumento para o ensino de química, isto é, as atividades lúdicas vêm sendo utilizadas cada vez mais como ferramenta para despertar o interesse do aluno pelo conteúdo, e assim promover um maior aproveitamento da aprendizagem nas salas de aula. Por isso, neste trabalho foi confeccionado um jogo e aplicou-se com o objetivo de ser uma ferramenta didática para uma turma de ensino médio. Para isso, utilizou-se a pesquisa qualitativa, em que foram realizados observações e levantamento de dados através da aplicação de questionários. A confecção e aplicação de um jogo, resultou no despertar do interesse dos alunos pela disciplina química e também ocasionou colaborações e participações, que não foram percebidas nas aulas puramente teóricas. E assim, podemos considerar que a pesquisa serviu como um estímulo para os jogos em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-09-25T20:36:34Z No. of bitstreams: 1 Circuito de química inorgânica uma aplicação do jogo didático no programa de iniciação à docência (PIBID)_Agnes Bentes Rodrigues_2021.pdf: 1557325 bytes, checksum: 9d210e37f7f7d8fd1c9e4c1d1808f8e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-25T20:36:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Circuito de química inorgânica uma aplicação do jogo didático no programa de iniciação à docência (PIBID)_Agnes Bentes Rodrigues_2021.pdf: 1557325 bytes, checksum: 9d210e37f7f7d8fd1c9e4c1d1808f8e5 (MD5) Previous issue date: 2021-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleCircuito de química inorgânica: uma aplicação do jogo didático no programa de iniciação à docência (PIBID)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Circuito de química inorgânica uma aplicação do jogo didático no programa de iniciação à docência (PIBID)_Agnes Bentes Rodrigues_2021.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.