Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1536
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paes, Lucilene da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0653747630550456pt_BR
dc.contributor.referee1Paes, Lucilene da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0653747630550456pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Danielle Cristina Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3971794341049346pt_BR
dc.contributor.referee3Peixoto, Elisabet Alfonso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2049085426578862pt_BR
dc.creatorPacheco, Mauro Ricardo da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894517455457897pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-25T19:36:43Z-
dc.date.available2024-09-25-
dc.date.available2024-09-25T19:36:43Z-
dc.date.issued2021-04-08-
dc.identifier.citationPACHECO, Mauro Ricardo da Silva. Rreino plantae e as interações com os ecossistemas: uma contribuição para o ensino de ciências. 2021. 82 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1536-
dc.description.abstractTeaching science is one of the missions of graduates and undergraduates of degrees in Chemistry, Biology and Physics. The dynamics of this process takes place in the form of constant differentiated activities that guarantee teaching process regarding the elements that compose and maintain nature. Among them we mention the vegetables that make up the Plantae kingdom. Thus, the current work had the general objective of providing information on the teaching of plants and ecosystems, contributing to the training of undergraduate students. The work is an analysis of the specific knowledge that students of Licentiate courses in Chemistry and Physics have about the Plantae Kingdom and its relations with Environmental Education. The methodology consists of a virtual didactic sequence initially focused on research on this topic with students in training in undergraduate courses, followed by an intervention with the use of videos and an assessment of the contents assimilated after the application of the video. Highlighting that in the pandemic process it was not possible to develop face-to-face. The results will demonstrate that the work contributes to the gaining of information regarding botanical knowledge in view of the positive results in the resolution of the final evaluating of the activities.pt_BR
dc.description.resumoEnsinar ciências constitui umas das missões dos licenciados e licenciandos das licenciaturas em Química, Biologia e Física. A dinâmica desse processo se faz em forma de constante atividades diferenciadas que garantem processos de ensino quanto aos elementos que compõe e mantem a natureza. Dentre elas citamos os vegetais que compõe o Reino Plantae. Sendo assim, o atual trabalho teve como objetivo geral proporcionar informações sobre o ensino de plantas e ecossistemas contribuindo para a formação de alunos das licenciaturas. O trabalho trata-se de uma análise do conhecimento específico que alunos dos cursos de Licenciatura em Química e Física possuem quanto ao Reino Plantae e suas relações com a Educação Ambiental. A metodologia consistiu em uma sequência didática virtual voltada inicialmente para investigação quanto esta temática com alunos em formação dos cursos de licenciatura, seguidos de uma intervenção com utilização de vídeos e uma avaliação quanto aos conteúdos assimilados após a aplicação do vídeo. Destacando que no processo de pandemia não foi possível desenvolvimento presencial. Os resultados demonstrarão que o trabalho contribui para o ganho de informações quanto aos conhecimentos botânicos tendo em vista os resultados positivos na resolução da avaliação final das atividades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-09-25T19:36:43Z No. of bitstreams: 1 Reino plantae e as interações com os ecossistemas-uma contribuição para o ensino de ciências_Mauro Ricardo da Silva Pacheco_2021.pdf: 2574693 bytes, checksum: f2607e42fc5a5a27b1286b17e2fad264 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-25T19:36:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Reino plantae e as interações com os ecossistemas-uma contribuição para o ensino de ciências_Mauro Ricardo da Silva Pacheco_2021.pdf: 2574693 bytes, checksum: f2607e42fc5a5a27b1286b17e2fad264 (MD5) Previous issue date: 2021-04-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPlantas e meio ambientept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleRreino plantae e as interações com os ecossistemas: uma contribuição para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reino plantae e as interações com os ecossistemas-uma contribuição para o ensino de ciências_Mauro Ricardo da Silva Pacheco_2021.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.