Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, José Ribamar da Silva-
dc.contributor.referee1Oliveira, José Ribamar da Silva-
dc.contributor.referee2Melo, Ana Cláudia Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944321508964046pt_BR
dc.contributor.referee3Salazar, Deuzilene Marques-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4519799169077909pt_BR
dc.creatorAndrade, Iolanda Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4909976396023049pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T23:37:58Z-
dc.date.available2024-09-24-
dc.date.available2024-09-24T23:37:58Z-
dc.date.issued2021-04-08-
dc.identifier.citationANDRADE, Iolanda Souza. O uso da metodologia ativa como ferramenta de aprendizagem: aplicação de jogo sobre a tabela periódica para 1º ano do ensino médio. 2021. 73 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1531-
dc.description.abstractSeveral factors contribute for the teaching of chemistry to move away from its main purpose. Bearing in mind that the analysis of the new curricular proposals for teaching chemistry, the present work was developed for application in the 1st year of high school in the perspective of producing a periodic table with EVA and a set of questions and answers that addresses the periodic table. Much research shows the importance of playful games for teaching chemistry. In general, the teaching materials are not linked to the students' reality. Therefore, the bibliographic survey that will be presented will address the functions of playful games in the teaching of chemistry as an active methodology, with the objective of developing a game for practice in the classroom. The results obtained indicate that the construction of the table and the application of the game that were carried out in the classroom, makes students more interested in the chemistry subject with a greater understanding of the periodic table. Therefore, the results indicate that with games students can develop a greater logical reasoning leading to a greater understanding of the chemical elements leading to more involvement in the classes with more dynamism and making the classes part of the construction of their knowledge.pt_BR
dc.description.resumoDiversos fatores contribuem para que o ensino de química se distanciasse do seu principal proposito. Tendo em vista que a análise das novas propostas curriculares para o ensino de química, o presente trabalho foi desenvolvido para aplicação no 1º ano do ensino médio na perspectiva da produção de uma tabela periódica com E.V.A e de um jogo de perguntas e respostas que aborda a tabela periódica. Muitas pesquisas mostram a importância que têm os jogos lúdicos para o ensino de química. Em geral os materiais didáticos não possuem vínculos com a realidade dos educandos. Sendo assim, o levantamento bibliográfico que será apresentado abordará as funções dos jogos lúdicos no ensino de química como uma metodologia ativa, com o objetivo de elaborar um jogo para a prática em sala de aula. Os resultados obtidos indicam que a construção da tabela e a aplicação do jogo que foram realizados em sala de aula, faz com que os alunos tenham mais interesse pela disciplina de química com uma maior compreensão sobre a tabela periódica. Por tanto os resultados nos indicam que com jogos os alunos conseguem desenvolver um maior raciocínio lógico levando a uma maior compreensão dos elementos químicos levando a mais envolvimento nas aulas com mais dinamismo e fazendo com que as aulas façam parte da construção do seu conhecimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-09-24T23:37:58Z No. of bitstreams: 1 O uso da metodologia ativa como ferramenta de aprendizagem-aplicação de jogo sobre a tabela periódica para_Iolanda Souza Andrade_2021.pdf: 1637469 bytes, checksum: d73466ca8435ea399b991f90568da2e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-24T23:37:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O uso da metodologia ativa como ferramenta de aprendizagem-aplicação de jogo sobre a tabela periódica para_Iolanda Souza Andrade_2021.pdf: 1637469 bytes, checksum: d73466ca8435ea399b991f90568da2e5 (MD5) Previous issue date: 2021-04-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos lúdicospt_BR
dc.subjectTabela periódicapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO uso da metodologia ativa como ferramenta de aprendizagem: aplicação de jogo sobre a tabela periódica para 1º ano do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso da metodologia ativa como ferramenta de aprendizagem-aplicação de jogo sobre a tabela periódica para_Iolanda Souza Andrade_2021.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.