Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Villani, Fernanda Tunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7767105531688783pt_BR
dc.contributor.referee1Villani, Fernanda Tunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7767105531688783pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Danielle Cristina Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3971794341049346pt_BR
dc.contributor.referee3Ribeiro, Gyovanni Augusto Aguiar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3154435522484716pt_BR
dc.creatorCampos, Caio Cézar Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2435636871842188pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T21:25:05Z-
dc.date.available2024-09-24-
dc.date.available2024-09-24T21:25:05Z-
dc.date.issued2021-04-06-
dc.identifier.citationCAMPOS, Caio Cézar Barbosa. Tons da terra: uma abordagem interdisciplinar para o ensino de forças intermoleculares e solos através do alinhamento construtivo. 2021. 45 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1523-
dc.description.abstractThis monograph aims to propose an interdisciplinary didactic sequence for the teaching of intermolecular forces and soils. For that, a lesson plan was produced using the Constructive Alignment. Constructive Alignment is a way of aligning the teacher's goals with the methodologies to be used by him, that is, that the teaching and assessment methodologies are aligned. To achieve the objectives, the ecological ink workshop of Amazonian soils, “Tons da terra”, was used as one of the main resources to contribute to the improvement of teaching / learning, when the programmatic content on the forces of molecular interactions, taught, was approached. in Chemistry classes. This didactic sequence proposal was carried out in 4 classes divided into the contents on chemical, physical and biological weathering of minerals and rocks until the formation of soils (theoretical and practical classes of manipulation of minerals and soil-forming rocks), another theoretical lesson on intermolecular forces and the last practical class with the workshop for the production of soil paint and painting on canvas and other objects, whose objectives are aligned with the intended results for learning. For the analysis of the data, two questionnaires were made, one before classes and the other after classes and the workshop, with questions about previous knowledge about the topics covered. With the analyzes carried out through the questionnaires, it was noted that a positive change, where the majority (58.75%) evolved from simple actions such as "identifying" to more complex actions such as "relating", that is, there was a noticeable evolution in the knowledge of the students after the application and execution of the proposed lesson plan. With this proposal, students significantly improved their performance in the contents of soils and intermolecular forces. It is expected that the methodology presented to work on these contents is relevant to improve the teaching / learning of intermolecular forces, being a versatile methodology that can be adapted to other contents and reapplied by other interested teachers.pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo propor uma sequência didática interdisciplinar para o ensino de forças intermoleculares e solos. Para isso produziu-se um plano de aula utilizando o Alinhamento Construtivo. O Alinhamento Construtivo é uma maneira de alinhar os objetivos do professor com as metodologias a serem utilizadas por ele, ou seja, que as metodologias de ensino e avaliação estejam alinhadas. Para atingir os objetivos a oficina de tinta ecológica de solos amazônicos, “Tons da terra”, foi utilizada como um dos recursos principais para contribuir com a melhoria do ensino/aprendizado, quando foi abordado o conteúdo programático sobre as forças de interações moleculares, ministradas nas aulas de Química. Esta proposta de sequência didática foi executada em 4 aulas divididas nos conteúdos sobre intemperismo químico, físico e biológico dos minerais e das rochas até a formação dos solos (aulas teóricas e práticas de manipulação de minerais e rochas formadoras de solos), outra aula teórica sobre as forças intermoleculares e a última aula prática com a oficina de produção de tinta de solo e pintura em telas e outros objetos, cujos objetivos estão alinhados com os resultados pretendidos para a aprendizagem. Para a análise dos dados foram feitos dois questionários, sendo um antes das aulas e outro após as aulas e a oficina, com perguntas sobre o conhecimento prévio sobre os temas abordados. Com as análises realizadas através dos questionários notou-se que uma mudança positiva, onde a maioria (58,75%) evoluiu de ações simples como “identificar” para ações mais complexas como “relacionar”, ou seja, houve evolução perceptível nos conhecimentos dos alunos após a aplicação e execução do plano de aula proposto. Com esta proposta os alunos melhoraram significativamente seus desempenhos nos conteúdos de solos e forças intermoleculares. Espera-se que a metodologia apresentada para trabalhar esses conteúdos seja relevante para aperfeiçoar o ensino/aprendizado de forças intermoleculares, sendo uma metodologia versátil podendo ser adaptada a outros conteúdos e reaplicada por outros professores interessados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-09-24T21:25:05Z No. of bitstreams: 1 Tons da terra uma abordagem interdisciplinar para o ensino de forças intermoleculares e solos através do alinhamento_Caio Cézar Barbosa Campos_2021.pdf: 857992 bytes, checksum: d7022836d472047c2c612fa9e85b42fb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-24T21:25:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tons da terra uma abordagem interdisciplinar para o ensino de forças intermoleculares e solos através do alinhamento_Caio Cézar Barbosa Campos_2021.pdf: 857992 bytes, checksum: d7022836d472047c2c612fa9e85b42fb (MD5) Previous issue date: 2021-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlano de aulapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTinta de terrapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleTons da terra: uma abordagem interdisciplinar para o ensino de forças intermoleculares e solos através do alinhamento construtivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tons da terra uma abordagem interdisciplinar para o ensino de forças intermoleculares e solos através do alinhamento_Caio Cézar Barbosa Campos_2021.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro837,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.