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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Brenda Corrêa da-
dc.creatorNascimento-e-Silva, Daniel-
dc.date.accessioned2024-09-24T14:38:22Z-
dc.date.available2024-09-24-
dc.date.available2024-09-24T14:38:22Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationSilva, Brenda Corrêa da; Nascimento-e-Silva, Daniel. Factors determining the Behavior of e-commerce users according to the demographic aspects of college students. Internacional Journal of professional business review, Miami, v.8, n.12, p.01-28.pt_BR
dc.citation.volumev.8pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.citation.spage01pt_BR
dc.citation.epage28pt_BR
dc.identifier.issn2525-3654pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1518-
dc.description.abstractPropósito: El comercio electrónico es una satisfacción de necesidades propias de la era de la información. Basado en tecnologías contemporáneas, ha representado un canal emergente para multiplicar las posibilidades de satisfacer demandas en prácticamente todo el planeta. Para poder mejorarlo constantemente, los científicos y directivos se han preocupado por comprender mejor el comportamiento de los compradores online. En este sentido, este estudio tuvo como objetivo identificar los factores determinantes del comercio electrónico según aspectos demográficos (frecuencia de compra, ingresos, actividad remunerada, edad y género) de estudiantes universitarios de una institución del Norte de Brasil. Marco teórico: El estudio se basó teóricamente en los factores y variables que determinan el comportamiento de compra del consumidor. Los factores como dimensiones analíticas formaron una arquitectura teórica, cada uno compuesto por sus respectivas variables y categorías de análisis. Diseño/Metodología/Enfoque: El método utilizado fue una encuesta, cuya población estuvo conformada por 51 estudiantes matriculados en el segundo semestre de 2022, de la cual se extrajo una muestra de 47 encuestados, ya que los demás abandonaron las clases. Los datos fueron recogidos mediante un cuestionario con preguntas cerradas, cuya validez fue verificada mediante la prueba alfa de Cronbach de 0,82, considerada muy conforme. Los resultados se generaron mediante la prueba U de Mann-Whitney, ya que el comportamiento de las variables no fue considerado normal por las pruebas de Kolmogorov-Smirnov y Shapiro-Wilkens. La conclusión apunta a un tipo de democracia virtual en la que se percibe poca diferenciación en los factores determinantes de las compras desde el punto de vista de las variables demográficas estudiadas.pt_BR
dc.description.resumoO comércio eletrônico é um suprimento de necessidades típicas da era da informação. Baseado em tecnologias contemporâneas, tem representado um canal emergente para multiplicar as possibilidades de atendimento de demandas em praticamente todos os lugares do planeta. Para que possa ser constantemente melhorado, cientistas e gestores têm se preocupado em compreender melhor o comportamento dos compradores online. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo identificar os fatores determinantes do comércio eletrônico segundo aspectos demográficos (frequência de compra, renda, atividade remunerada, idade e sexo) de estudantes universitários de uma instituição da região Norte do Brasil. Referencial teórico: O estudo baseou-se teoricamente nos fatores e variáveis determinantes do comportamento de compra do consumidor. Os fatores como dimensões analíticas formaram uma arquitetura teórica, cada um composto por suas respectivas variáveis e categorias de análise. Desenho/Metodologia/Abordagem: O método utilizado foi um levantamento, cuja população foi composta por 51 alunos matriculados no segundo semestre de 2022, da qual foi extraída uma amostra de 47 respondentes, visto que os demais abandonaram as aulas. Os dados foram coletados por meio de questionário com questões fechadas, cuja validade foi verificada por meio do teste alfa de Cronbach de 0,82, considerado muito conforme. Os resultados foram gerados por meio do teste U de Mann-Whitney, visto que o comportamento das variáveis não foi considerado normal pelos testes de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilkens. A conclusão aponta para uma espécie de democracia virtual em que se percebe pouca diferenciação nos fatores determinantes das compras quando tomados do ponto de vista das variáveis demográficas estudadas. Resultados: Os resultados não mostraram diferenças nos fatores determinantes do comércio eletrônico em relação ao exercício de atividade remuneradas, frequência de compras e idade. Foi detectada diferença de comportamento entre homens e mulheres em relação ao preço e entre aqueles com renda mais alta e aqueles com renda mais baixa em relação à praticidade. Implicações práticas e sociais da pesquisa: A implicação prática do estudo é que as estratégias de marketing e lançamentos de novos produtos oferecidos no mundo virtual podem ser padronizadas, principalmente porque as diferenças demográficas que impactam o comportamento dos consumidores virtuais são estatisticamente semelhantes. Do ponto de vista teórico, os resultados indicam a necessidade de estudar outras variáveis demográficas para confirmar ou refutar essas uniformidades comportamentais. Originalidade/Valor: A contribuição deste estudo para a ciência e prática do comércio eletrônico é a constatação de que os consumidores apresentam comportamentos semelhantes quando considerados os aspectos demográficos dos estudantes universitários, que representam grande parcela dos compradores virtuais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Darlene Rodrigues (darlene.rodrigues@ifam.edu.br) on 2024-09-24T14:38:22Z No. of bitstreams: 1 FACTORS DETERMINING THE BEHAVIOR OF E-COMMERCE USERS ACCORDING TO_SILVA_2023.pdf: 550616 bytes, checksum: 7d5c32723db03647a3633d772dd2dd61 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-24T14:38:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FACTORS DETERMINING THE BEHAVIOR OF E-COMMERCE USERS ACCORDING TO_SILVA_2023.pdf: 550616 bytes, checksum: 7d5c32723db03647a3633d772dd2dd61 (MD5) Previous issue date: 2023-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.relation.ispartofInternational Journal of Professional Business Reviewpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFatores determinantespt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectComportamento de comprapt_BR
dc.subjectVariáveis demográficaspt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.titleFactors determining the Behavior of e-commerce users according to the demographic aspects of college studentspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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