Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martínez de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5056348459580471pt_BR
dc.contributor.referee1Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martínez de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5056348459580471pt_BR
dc.contributor.referee2Anic, Cinara Calvi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1702387634067240pt_BR
dc.contributor.referee3Nagahama, Dionísia-
dc.creatorGuida, Vânia Marília Lima-
dc.date.accessioned2024-07-05T21:49:24Z-
dc.date.available2024-07-05-
dc.date.available2024-07-05T21:49:24Z-
dc.date.issued2024-03-13-
dc.identifier.citationGUIDA, Vânia Marília Lima. Alimentação saudável com história em quadrinhos no ensino fundamental: um prato cheio de informação e diversão. 2024. 138 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1469-
dc.description.abstractA healthy diet helps prevent various diseases, especially chronic ones, since the initial stages originate in childhood and adolescence. Poor nutrition at this stage of life can cause deficiency diseases, which leave the body more vulnerable to infectious diseases, such as diarrhea and flu. These can compromise the maturation of the central nervous system, with consequences at different levels of severity. Therefore, making food choices requires some types of information that serve as guidance regarding the most appropriate and healthy foods and eating practices, depending on the age group and needs. Food and Nutrition Education (EAN), the National Common Curricular Base (BNCC), with the transversal theme of health, and the Food Guide for the Brazilian Population (GAPB) direct the paths that can be taken in Science classes, in order to disseminate this knowledge and improve elementary school students' understanding of adequate and healthy eating and its importance for quality of life. The objective of this research was to evaluate the contributions of a Comic Book (COMIC) for 5th year elementary school students as a teaching resource on adequate and healthy eating. The research field was a municipal public school, of Elementary Education I, located in the East Zone of the city of Manaus, (AM). The research was qualitative and involved the following steps: bibliographical research, school lunch documents, anthropometric data from the research subjects and pedagogical intervention through a Didactic Sequence and 3 Pedagogical Moments, with pedagogical material. The results revealed the perceptions about what a healthy diet is, the Didactic Sequence (SD) together with the comic aroused the students' interest and when analyzing the textbook it was possible to verify that it presents the Food Guide for the Brazilian Population, however the 1st edition, even though it already has a 2nd edition. Through this research it was possible to positively contribute to students reflecting on the importance of knowing and discussing food issues, their importance in each person's life and that in public schools, school meals are not simply a matter of satisfying hunger, but rather contribute to the formation of good habits and eating autonomy.pt_BR
dc.description.resumoUma alimentação saudável ajuda a prevenir diversas doenças, principalmente as crônicas, uma vez que os estágios iniciais têm origem na infância e na adolescência. Uma má alimentação nessa fase da vida pode provocar doenças carenciais, que deixam o corpo mais vulnerável às doenças infecciosas, como diarreias e gripes. Estas podem comprometer a maturação do sistema nervoso central, com consequências em diferentes níveis de gravidade. Em vista disso, fazer escolhas alimentares requer alguns tipos de informações que servem como orientação em relação aos alimentos e às práticas alimentares mais adequadas e saudáveis, conforme a faixa etária e as necessidades. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o tema transversal saúde, e o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) direcionam os caminhos que se podem percorrer nas aulas de Ciências, a fim de difundir esses conhecimentos e melhorar a compreensão dos alunos do Ensino Fundamental em relação à alimentação adequada e saudável, sua importância para a qualidade de vida. O objetivo desta pesquisa foi avaliar as contribuições de uma História em Quadrinhos (HQ) para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental como recurso didático sobre alimentação adequada e saudável. O campo da pesquisa foi uma escola da rede pública municipal, de Ensino Fundamental I, localizada na Zona Leste da cidade de Manaus, (AM). A pesquisa foi do tipo qualitativa e envolveu as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica, documental da merenda escolar, dados antropométricos dos sujeitos da pesquisa e intervenção pedagógica por meio de uma Sequência Didática e dos 3 Momentos Pedagógicos, com material pedagógico. Os resultados revelaram as percepções sobre o que é uma alimentação saudável, a Sequência Didática (SD) juntamente com a HQ despertou o interesse dos alunos e, ao analisar os livros didáticos foi possível verificar que apresenta O Guia Alimentar para a População Brasileira, porém a 1ª edição, mesmo já tendo uma 2ª edição. Por meio desta pesquisa foi possível contribuir de forma positiva para que os alunos refletissem sobre a importância de conhecer e discutir sobre as questões alimentares, sua importância na vida de cada pessoa e que na escola pública a merenda escolar não é simplesmente a questão de saciar a fome, mas sim contribuir com a formação de bons hábitos e autonomia alimentar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-07-05T21:49:24Z No. of bitstreams: 1 Alimentação saudável com história em quadrinhos no ensino fundamental-um prato cheio de informação e diversão_2024_Vânia Marília Lima..pdf: 1991119 bytes, checksum: 8b44d4840bc78fe9d2641dd48858ad98 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-05T21:49:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alimentação saudável com história em quadrinhos no ensino fundamental-um prato cheio de informação e diversão_2024_Vânia Marília Lima..pdf: 1991119 bytes, checksum: 8b44d4840bc78fe9d2641dd48858ad98 (MD5) Previous issue date: 2024-03-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAlimentação saudável com história em quadrinhos no ensino fundamental: um prato cheio de informação e diversãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alimentação saudável com história em quadrinhos no ensino fundamental: um prato cheio de informação e diversão_Vânia Marília Lima_2024.pdfDissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.