Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pacheco, Maria Lúcia Tinoco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8566103887875970pt_BR
dc.contributor.referee1Pacheco, Maria Lúcia Tinoco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8566103887875970pt_BR
dc.contributor.referee2Anic, Cinara Calvi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1702387634067240pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Caroline Barroncas de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7898558694581023pt_BR
dc.creatorCosta, Gabriela Santana da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7478741234181672pt_BR
dc.date.accessioned2024-04-05T00:03:08Z-
dc.date.available2024-04-04-
dc.date.available2024-04-05T00:03:08Z-
dc.date.issued2024-02-08-
dc.identifier.citationCOSTA, Gabriela Santana da. O processo (auto)formativo em narrativas docentes: da metamorfose no ensino à recomposição da aprendizagem docente. 2024. 134 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1458-
dc.description.abstractThis research focuses on the in-service training of teachers in the face of a scenario of transformations and changes at school, which occurred during the Covid-19 pandemic period, between 2020 and 2023. When the pandemic emerged, it brought with it a series of changes that affected several fields, including education and teaching. As a teacher, I understand the need to discuss this scenario in which we were inserted and which, consequently, reflected in the construction of a self-training process for educators at that time. We emphasize that we will make a temporal cut of this period, despite its impacts on teacher training, the object of this research, will reverberate for many years. The main objective of the research is to investigate teacher training in the context of a school metamorphosis (Nóvoa,2022) perceived during the pandemic scenario through teachers' narratives, reflecting on their learning recomposition. We also present that this research is qualitative, as it is based on the interpretation, comparison and description of the experience, so we chose to work with the narratives, exploring their meanings and meanings in relation to this teaching (re)construction. Within this narrative perspective, we will use reflection on the hero's journey (Campbell, 2008) where we understand that the figure of this teacher goes through a path of stages and confrontations that support our reflective discussion towards our objectives. As results perceived in this research, we highlight the (re)construction of the teaching identity of educators who see themselves as part of a transformation, understood as a school metamorphosis where, based on what we analyze and investigate, we understand it as a recomposition of teaching learning and which happens from a (self)formative process. To this end, we built as an educational product, a professional training course entitled “The (self) formative process in teaching narratives: from the metamorphosis of teaching to the recomposition of teaching learning” and which aims to enable teaching protagonism within the construction for its own sake. self-formative process and who acted during the pandemic context.pt_BR
dc.description.resumoA referida pesquisa centra-se na formação em serviço de professores frente a um cenário de transformações e mudanças na escola, ocorridas no período pandêmico da Covid-19, compreendidas entre 2020 e 2023. Quando a pandemia surgiu, trouxe consigo uma série de mudanças que afetou diversos campos, dentre eles, a educação e o ensino. Enquanto professora, percebo a necessidade de discutirmos este cenário em que fomos inseridos e que, consequentemente, refletiu na construção de um processo autoformativo dos educadores naquele momento. Ressaltamos que faremos um recorte temporal desse período, não obstante seus impactos para a formação docente, objeto desta pesquisa, reverberarão por muitos anos. A pesquisa tem por objetivo principal, investigar a formação de professores no contexto de uma metamorfose escolar (Nóvoa,2022) percebida durante o cenário pandêmico por meio das narrativas de professores, refletindo acerca de sua recomposição de aprendizagem. Apresentamos ainda que esta pesquisa é qualitativa, pois é pautada na interpretação, comparação e descrição acerca da experiência, deste modo optamos por trabalhar com as narrativas explorando os seus sentidos e significados para com essa (re)construção docente. Utilizaremos dentro dessa perspectiva das narrativas a reflexão para com a jornada do herói (Campbell,2008) onde compreendemos que a figura deste professor perpassa por um caminho de etapas e enfrentamentos que embasam nossa discussão reflexiva para com nossos objetivos. Como resultados percebidos nesta pesquisa destacamos a (re)construção da identidade docente de educadores que se enxergam parte de uma transformação, compreendida como uma metamorfose escolar onde a partir do que analisamos e investigamos compreendemos como uma recomposição de aprendizagem docente e que acontece a partir de um processo (auto)formativo. Para tanto, construímos como produto educacional, um curso de formação profissional intitulado de “O processo (auto)formativo em narrativas docentes: da metamorfose do ensino à recomposição da aprendizagem docente” e que tem por objetivo possibilitar o protagonismo docente dentro da construção por seu processo autoformativo e que atuaram durante o contexto pandêmico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-04-05T00:03:08Z No. of bitstreams: 1 O processo (auto)formativo em narrativas docentes-da metamorfose no ensino à recomposição da aprendizagem docente_Gabriela Santana da Costa_2024.pdf: 3061270 bytes, checksum: 76ecbc02f77212b023a42c79b54a3289 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-05T00:03:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O processo (auto)formativo em narrativas docentes-da metamorfose no ensino à recomposição da aprendizagem docente_Gabriela Santana da Costa_2024.pdf: 3061270 bytes, checksum: 76ecbc02f77212b023a42c79b54a3289 (MD5) Previous issue date: 2024-02-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectMetamorfose escolarpt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectRecomposição de aprendizagem docentept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO processo (auto)formativo em narrativas docentes: da metamorfose no ensino à recomposição da aprendizagem docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O processo (auto)formativo em narrativas docentes-da metamorfose no ensino à recomposição da aprendizagem docente_Gabriela Santana da Costa_2024.pdfDissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.