Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1452
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Márcia Rebeca Silva de | - |
dc.creator | Chaves, Edson Valente | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-26T20:33:02Z | - |
dc.date.available | 2024-03-26 | - |
dc.date.available | 2024-03-26T20:33:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Márcia Rebeca Silva de; CHAVES, Edson Valente. Aprendendo química com o Igarapé do Quarenta. 2023. 42 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1452 | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é trazer sugestões de atividades para sala de aula trabalhando conceitos e práticas relacionadas ao conteúdo de Equilíbrio Químico, parâmetros físico-químicos, através do Igarapé do Quarenta, na cidade de Manaus. A abordagem de um espaço da cidade vem para contextualizar a região, trazer proximidade com a realidade dos alunos e mostrar que é possível alcançar a interdisciplinaridade, bem como melhorar o processo de ensino-aprendizagem através de metodologias ativas de ensino focadas na Amazônia. Desde modo, foi trabalhado o desenvolvimento de um guia didático fundamentado na metodologia sala de aula invertida, uma metodologia ativa de aprendizagem, com aporte de roteiros de aprendizagem para o ensino de Equilíbrio Químico nas escolas Públicas e Privadas de Manaus. O trabalho visa favorecer a compreensão dos conceitos estudados em sala de aula e a visualização deles com os alunos no centro do processo, de forma ativa, almejando uma melhoria no processo ensino-aprendizagem. A abordagem metodológica foi a pesquisa-ação, visto seu caráter participativo e sua capacidade de transformação do meio em que é aplicado, com uso de entrevistas e questionários como instrumento de coleta de dados para diagnóstico prévio e avaliação das aulas e dos roteiros de aprendizagem. O diagnóstico trouxe a reflexão sobre a melhoria do processo de ensino aprendizagem, com adoção de metodologias que favoreçam a compreensão dos alunos, análise que dialoga com o propósito da pesquisa de trabalhar metodologias ativas na sala de aula. Na aplicação do produto, realizado em escola da rede pública de ensino do Amazonas, verificou-se engajamento dos alunos no uso dos roteiros, com dedicação na execução das tarefas e resultados positivos nas avaliações aplicadas, bem como aprovação dos professores no uso da metodologia sala de aula invertida e no guia didático, que considerando-o uma contribuição para a elaboração de roteiros referente a outros conteúdos, trabalhando e adaptando de acordo com a realidade de cada escola, favorecendo a construção do pensamento crítico e conexão com o cotidiano dos alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-03-26T20:33:02Z No. of bitstreams: 1 Aprendendo química com o Igarapé do Quarenta_Márcia Rebeca Silva de Oliveira_2023.pdf: 48213600 bytes, checksum: 854451031f4f376c5ea9a56060fd3705 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-26T20:33:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aprendendo química com o Igarapé do Quarenta_Márcia Rebeca Silva de Oliveira_2023.pdf: 48213600 bytes, checksum: 854451031f4f376c5ea9a56060fd3705 (MD5) Previous issue date: 2023-02-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Água | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Igarapé do Quarenta | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.title | Aprendendo química com o Igarapé do Quarenta | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MPET - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendendo química com o Igarapé do Quarenta_Márcia Rebeca Silva de Oliveira_2023.pdf | Produto educacional_PPGET-IFAM Campus Manaus Centro | 47,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.