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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueiredo, Rayka Justiniano de-
dc.creatorPacheco, Maria Lúcia Tinoco-
dc.date.accessioned2024-03-21T20:56:04Z-
dc.date.available2024-03-21-
dc.date.available2024-03-21T20:56:04Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Rayka Justiniano de; PACHECO, Maria Lúcia Tinoco. Caminhos para uma educação intercultural. 2023. 60 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1448-
dc.description.abstractThis educational product is the result of a research process carried out in the Professional Master’s Degree in Technological Education of the Postgraduate Program in Technological Education (PPGET) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM). Its title is “Pathways for Intercultural Education” and its general objective is to contribute to the continued training of basic education teachers who work in intercultural contexts, involving, among others, immigrant and/or refugee students. It was evaluated by an Ad hoc committee of basic education teachers and pedagogues who work in intercultural contexts in the state public education network of Manaus.The product is organized into four units: the first, “Point of Departure”, presents data on migratory movements between the years 2019 and 2022 in the public school in the city of Manaus, as well as some narratives that inform us about the paths taken by migrants and/or refugees in the world and in Brazil; the second, “Conducting threads: Intercultural Education, Diversity and Inclusive Education”, presents central concepts, among them: Intercultural Education and Diversity, related to the inclusion of migrant students in regular schools, and, also, declarations and Laws that support the migrant and the refugee in the national territory; the third “Teacher training: challenges and perspectives”, analyzes the challenges and perspectives for teacher training in intercultural contexts, as well as the importance of continuing teacher training supported by legislation; the fourth, “Successful pedagogical practices in intercultural contexts”, presents pedagogical practices carried out by basic education teachers in intercultural contexts that actually promoted inclusion and diversity.pt_BR
dc.description.resumoEste produto educacional é resultado de um processo de investigação realizado no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Tem como título “Caminhos para uma Educação Intercultural” e como objetivo geral contribuir para a formação continuada de professores da educação básica que atuam em contextos interculturais, envolvendo, entre outros, estudantes imigrantes e/ou refugiados. Foi avaliado por um comitê Ad hoc de professores e pedagogos da educação básica que atuam em contextos interculturais na rede pública estadual de ensino de Manaus. O produto está organizado em quatro unidades: a primeira, Ponto de Partida, apresenta dados dos movimentos migratórios entre os anos de 2019 a 2022 na escola pública da cidade de Manaus, como também algumas narrativas que nos situam acerca dos caminhos percorridos pelos migrantes e/ou refugiados no mundo e no Brasil; a segunda, Fios condutores: Educação Intercultural, Diversidade e Educação Inclusiva, apresenta conceitos centrais, como a Educação intercultural e a Diversidade, relacionadas à inclusão dos alunos migrantes na escola comum, além das Declarações e Leis que amparam o migrante e/ou refugiado no território nacional; a terceira, Formação docente: desafios e perspectivas, analisa os desafios e as perspectivas para a formação docente em contextos interculturais, como também a importância da formação continuada de professores amparados pelas legislações; a quarta, Práticas pedagógicas em contextos interculturais, apresenta práticas pedagógicas realizadas por professores da educação básica em contextos interculturais que promoveram, de fato, a inclusão e a diversidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-03-21T20:56:04Z No. of bitstreams: 1 Caminhos para uma educação intercultural_Rayka Justiniano de Figueiredo_2023.pdf: 13681481 bytes, checksum: cf37bbdea4539e059ed5a23cbf8c1c6d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-21T20:56:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Caminhos para uma educação intercultural_Rayka Justiniano de Figueiredo_2023.pdf: 13681481 bytes, checksum: cf37bbdea4539e059ed5a23cbf8c1c6d (MD5) Previous issue date: 2023-12-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuada docentept_BR
dc.subjectEducação Interculturalpt_BR
dc.subjectImigrantespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleCaminhos para uma educação interculturalpt_BR
dc.typeOutropt_BR
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