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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lira, Wallace-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834505234728150pt_BR
dc.contributor.referee1Lira, Wallace-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834505234728150pt_BR
dc.contributor.referee2Arruda, Éverton Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8458855239132157pt_BR
dc.contributor.referee3Salgado, Andre Wilson Archer Pinto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0197746640735395pt_BR
dc.creatorCastro, Leonardo Medeiros de-
dc.creatorSilva, Ortega Symon Amorim da-
dc.date.accessioned2024-02-20T15:12:04Z-
dc.date.available2024-02-20-
dc.date.available2024-02-20T15:12:04Z-
dc.date.issued2023-12-10-
dc.identifier.citationCASTRO, Leonardo Medeiros de; SILVA, Ortega Symon Amorim da.O fenômeno Barbie: análise das principais estratégias de marketing do filme “Barbie” e sua influência no público jovem universitário manauara. 2023. 171 p. Monografia (Tecnologia em Produção Publicitária) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1421-
dc.description.abstractConsidering the success that the live-action Barbie doll had in 2023, combined with the lack of academic studies on this topic, research is carried out on the Barbie phenomenon, in order to analyze the main marketing strategies of the film “Barbie” and its influence on the young university public in Manaus. To this end, it is necessary to investigate Barbie's transformation over the years and the impact of this process on Mattel's sales, highlight the manifestations of nostalgic marketing and co-branding used in promoting the film, understand the role of social networks in customer engagement film and identify how these marketing strategies affected the perceptions, attitudes and behaviors of young university students in the city of Manaus. An applied research is then carried out, with an exploratory and descriptive objective, with a qualitative approach, using a case study, bibliographic and documentary research, in addition to an online questionnaire. Given this, it appears that nostalgic marketing shows a positive result by affecting the perceptions of the studied public and co-branding does not perform well, which is noticeable due to the low adherence to licensed products. Furthermore, it is noteworthy that, in Manaus, the female audience is the biggest consumer of the film and the clothing sector is the most adept of the Barbie phenomenon, which requires the observation that this phenomenon had its due relevance and influence under the young university audience in Manaus supported by marketing strategies aimed at this target audience.pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista o sucesso que o live-action da boneca Barbie teve em 2023 somado à ausência de estudos acadêmicos sobre tal temática, pesquisa-se sobre o fenômeno Barbie, a fim de analisar as principais estratégias de marketing do filme “Barbie” e sua influência no público jovem universitário de Manaus. Para tanto, é necessário investigar a transformação da Barbie ao longo dos anos e o impacto desse processo nas vendas da Mattel, destacar as manifestações do marketing nostálgico e do co-branding utilizados na promoção do filme, compreender o papel das redes sociais no engajamento do filme e identificar de que maneira essas estratégias de marketing afetaram as percepções, atitudes e comportamentos dos jovens universitários da cidade de Manaus. Realiza-se, então, uma pesquisa uma pesquisa aplicada, de objetivo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso, pesquisa bibliográfica e documental, além de um questionário online. Diante disso, verifica-se que o marketing nostálgico mostra resultado positivo ao afetar as percepções do público estudado e o co-branding não tem bom desempenho, que é perceptível devido à pouca aderência em produtos licenciados. Além disso, destaca-se que, em Manaus, o público feminino é o maior consumidor do filme e o setor de vestuário é o mais adepto do fenômeno Barbie, o que impõe a constatação de que tal fenômeno teve sua devida relevância e influência sob o público jovem universitário de Manaus apoiado nas estratégias de marketing direcionadas para esse público-alvo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2024-02-20T15:12:04Z No. of bitstreams: 1 TCC O FENÔMENO BARBIE FINAL (1).pdf: 70461716 bytes, checksum: 26a1d59589541272c194be0f8290eeb9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-20T15:12:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC O FENÔMENO BARBIE FINAL (1).pdf: 70461716 bytes, checksum: 26a1d59589541272c194be0f8290eeb9 (MD5) Previous issue date: 2023-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsTecnologia em Produção Publicitáriapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsTecnologia em Produção Publicitáriapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsTecnologia em Produção Publicitáriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPúblico jovempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.titleO fenômeno Barbie: análise das principais estratégias de marketing do filme “Barbie” e sua influência no público jovem universitário manauara.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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O fenômeno Barbie: análise das principais estratégias de marketing do filme “Barbie” e sua influência no público jovem universitário manauara_Castro_2024.pdfMonografia_Tecnologia em Produção Publicitária_IFAM-Campus Manaus Centro68,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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