Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1418
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Frota, Vítor Bremgartner da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6100146230873494pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cavalcante, Marisa Almeida-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7224775081434545pt_BR
dc.contributor.referee1Frota, Vítor Bremgartner da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6100146230873494pt_BR
dc.contributor.referee2Anglada-Rivera, José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920pt_BR
dc.contributor.referee3Magalhães Netto, José Francisco de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3958238119785924pt_BR
dc.creatorSilva, Izac Martins da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2033646345837264pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T20:33:23Z-
dc.date.available2024-02-08-
dc.date.available2024-02-08T20:33:23Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationSILVA, Izac Martins da. Experimentação remota e simulações 3D aplicadas ao estudo da propagação das ondas eletromagnéticas por meio da aprendizagem baseada em projetos. Orientador: Vítor Bremgartner da Frota. Coorientadora: Marisa Almeida Cavalcante. 2023. 221 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1418-
dc.description.abstractThis work aims to present the results of a study that sought to conduct a Didactic Sequence methodologically grounded in Project-Based Learning, using some practical-experimental tools, to investigate the propagation of electromagnetic waves with an emphasis on X-rays. This process allows for adaptations to in-person, hybrid, or remote teaching models. The study of electromagnetic waves is conventionally taught in high school, with an emphasis on the visible light spectrum. In contrast, our proposal presents a problem-based situation, focused on X-rays and their application in radiology, aiming to stimulate students to embark on an investigative journey with the purpose of proposing a solution to the presented situation. To assist and complement the theoretical research, practical-experimental tools are chosen, including remotely controlled experimental setups, a three-dimensional Android simulator, and a virtual reality simulator, which are developed throughout this work and methodologically structured and integrated into the phases of Project-Based Learning (PBL), adapted into introduction, initial research, artifact construction, second research phase, presentation, and publication. The results pertaining to these artifacts demonstrate that they are statistically valid for the collection of reliable experimental data and compatible with a wide range of Information and Communication Technologies (ICTs) synchronously or asynchronously, with the potential to complement each other or even expand the possibilities of implementing at least one of them in different classroom contexts. Simultaneously, the results of implementing the Educational Product provide evidence, through quantitative and qualitative studies, of the effectiveness of the proposal in two 3rd-year high school Physics classes, as well as discussions about its limitations and benefits. As a result of this work, it was possible to materialize and make available to society the Educational Product titled "Navigating Electromagnetic Waves: A Project-Based Learning Didactic Sequence for the Study of X-ray Propagation," which is versatile in terms of implementation, both in terms of content and the format of in-person or remote classes.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa que se propôs a realizar uma Sequência Didática fundamentada metodologicamente na Aprendizagem Baseada em Projetos, com uso de algumas ferramentas de prática-experimental, para o estudo da propagação das ondas eletromagnéticas com ênfase nos raios X. Esse processo possibilita adaptações para modelos de ensino presenciais, híbridos ou não presenciais. O estudo das ondas eletromagnéticas é convencionalmente ministrado no Ensino Médio dando destaque ao seguimento do espectro na luz visível. Em contrapartida, nossa proposta apresenta uma situação problema, focada nos raios X e sua aplicação à radiologia, que pretende estimular os alunos a ingressarem em uma jornada investigativa, com a finalidade de propor uma solução à situação apresentada. Para auxiliar e complementar a pesquisa teórica, são escolhidas as ferramentas de prática-experimental de experimento controlado remotamente, simulador tridimensional Android e simulador de realidade virtual, as quais são desenvolvidas ao longo desse trabalho e metodologicamente estruturadas e integradas as fases de uma ABP, adaptadas em introdução, primeira pesquisa, construção do artefato, segunda fase de pesquisa, apresentação e publicação. Os resultados relativos desses artefatos demonstram que são estatisticamente válidos, para a coleta de dados experimentais confiáveis e compatíveis com uma grande variedade de TDICs de forma síncrona ou assíncrona e tendo potencial de serem complementares entre si, ou ainda expandindo as possibilidades de implementação de ao menos um deles em diferentes contextos de sala de aula. Paralelamente, os resultados da implementação do Produto Educacional apontam evidências, através de estudos quantitativos e qualitativos, da eficácia da proposta em duas turmas de Física do 3º ano do ensino médio, assim como discussões sobre suas limitações e benefícios. Por consequência da realização desse trabalho, foi possível materializar e disponibilizar para a sociedade o Produto Educacional intitulado “Navegando nas Ondas Eletromagnéticas: uma Sequência Didática de ABP voltada ao estudo da propagação dos raios X”, com versatilidade de implementação tanto em conteúdo quanto como no formato de aulas presenciais ou remotas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-02-08T20:33:22Z No. of bitstreams: 1 Experimentação remota e simulações 3D aplicadas ao estudo da propagação das ondas eletromagnéticas_Izac Martins da Silva_2023.pdf: 7121659 bytes, checksum: 1f73a45cc18f73bffd0880b7cfd41e82 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-08T20:33:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Experimentação remota e simulações 3D aplicadas ao estudo da propagação das ondas eletromagnéticas_Izac Martins da Silva_2023.pdf: 7121659 bytes, checksum: 1f73a45cc18f73bffd0880b7cfd41e82 (MD5) Previous issue date: 2023-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperimentação remotapt_BR
dc.subjectSimuladores Android e VRpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.subjectPropagação das ondas eletromagnéticaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleExperimentação remota e simulações 3D aplicadas ao estudo da propagação das ondas eletromagnéticas por meio da aprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Experimentação remota e simulações 3D aplicadas ao estudo da propagação das ondas eletromagnéticas_Izac Martins da Silva_2023.pdfDissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro6,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.