Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1413
Tipo: Dissertação
Título: Memórias pedagógicas de professores ribeirinhos do Baixo Amazonas
Autor(es): Pessoa, Jony Alason da Silva
Primeiro Orientador: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.contributor.referee1: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.contributor.referee2: Normando, Tarcísio Serpa
metadata.dc.contributor.referee3: Beltrão, Isabel Lobato
Resumo: O presente trabalho, destacamos a grande importância de se analisar as práticas pedagógicas vivenciada pelos professores ribeirinhos que ministraram/ministram as aulas nas comunidades de Barreirinha região do baixo Amazonas, considerando principalmente o processo de construção dos saberes, as possibilidades da autoformação e da ressignificação do conhecimento na contemporaneidade no contexto do ensino profissional e tecnológico. Esta pesquisa foca-se nas memórias em narrativas, contando-se em episódios de vidas de um ponto de vista ontológico, destacando momentos de resiliência, autoformação, formação docente e prática pedagógica. Partindo da problemática de investigação “Como professores ribeirinhos podem contribuir com as experiências, adquiridas durante suas formações e execuções das práticas pedagógicas docentes em escolas ribeirinhas a parti das suas narrativas?” Traçamos um fio condutor, com o objetivo principal “Compreender registros de memórias de professores ribeirinhos que contam episódios de sua vida no sentido ontológico, destacando momentos de resiliência, autoformação, formação docente e prática pedagógica ao longo do seu trabalho docente em escolas ribeirinhas no baixo Amazonas”. Quanto o método o trabalho aqui é apresentando é de natureza qualitativa sustentada em fundamentos de Creswell (2014), por considerar proposições de um método/metodologia de pesquisa. Quanto ao tipo de pesquisa, esta por sua vez está pautado em uma pesquisa narrativas com foco/abordagem na autobiografia. Há sempre uma história envolvida, que está sempre mudando. “Experiência acontece narrativamente. Pesquisa narrativa é uma forma de experiência narrativa” (Clandinin e Connelly, 2011, p.49). O trabalho está dividido em três capítulos todos alinhados as questões norteadoras paralelas aos objetivos específicos. O primeiro capítulo é aprestando o memorial formativo do pesquisador, no segundo capítulo a proposta/escopo da pesquisa que gerou o produto educacional apresentado em cinco etapas e mesmo cada uma tendo suas especificidades, complementam-se entre si e no terceiro capítulo o produto educacional que tem como proposta uma oficina onde foram colhidas as narrativas docentes. O estudo buscou percepções valiosas sobre as experiências, aprendizados e estratégias desenvolvidas por esses educadores, proporcionando uma compreensão mais profunda do contexto educacional único dessas comunidades ribeirinhas na região amazônica. As narrativas também sinalizam uma reflexão a respeito da democratização da educação na atualidade, pois a maioria das escolas ribeirinha emergem por tecnologias digitais para proporcionar para os professores novas vivências pedagógicas atrelados as práticas docentes, sabendo que nos tempos atuais as tecnologias digitais não são democratizadas em nosso estado, ou seja, novas políticas se fazem necessário. Em suma a tessitura da temática, trouxe grandes reflexões e contribuições significativas e impactou muito na construção do Produto Educacional aqui proposto como “Oficina de Memórias Pedagógicas de Professores Ribeirinhos”, cuja contribuição incidiu na autoformação, tomando como recurso facilitador os aplicativos digitais WhatsApp e Facebook/Instagram, que poderá servir de inspiração para os professores em suas práticas pedagógicas na atualidade, e para os formadores fazerem uso desse produto, pautados na autoformação, formação docente, pratica pedagógica e resiliência de professores ribeirinhos.
Abstract: In this work, we highlight the great importance of analyzing the pedagogical practices experienced by riverside teachers who taught/teach classes in the communities of Barreirinha, in the lower Amazon region, considering mainly the process of knowledge construction, the possibilities of self-education and the resignification of contemporary knowledge in the context of professional and technological education. This research focuses on memories in narratives, telling episodes of lives from an ontological point of view, highlighting moments of resilience, self-education, teacher training and pedagogical practice. Starting from the research problem “How can riverside teachers contribute with the experiences acquired during their training and execution of teaching pedagogical practices in riverside schools based on their narratives?” we traced a guiding thread, with the main objective “To understand records of memories of riverside teachers who tell episodes of their lives in an ontological sense, highlighting moments of resilience, self-education, teacher training and pedagogical practice throughout their teaching work in riverside schools in the lower reaches Amazon.” As for the method, the work presented here is of a qualitative nature based on the foundations of Creswell (2014), as it considers propositions of a research method/methodology. As for the type of research, this in turn is based on narrative research with a focus/approach on autobiography. There is always a story involved, which is always changing. “Experience happens narratively. Narrative research is a form of narrative experience” (Clandinin and Connelly, 2011, p.49). The work is divided into three chapters, all aligned with guiding questions parallel to the specific objectives. The first chapter presents the researcher's formative memorial, in the second chapter the proposal/scope of the research that generated the educational product presented in five stages and even though each one has its specificities, they complement each other and in the third chapter the educational product that The proposal is a workshop where teaching narratives were collected. The study sought valuable insights into the experiences, learnings and strategies developed by these educators, providing a deeper understanding of the unique educational context of these riverside communities in the Amazon region. The narratives also signal a reflection on the democratization of education today, as most riverside schools emerge using digital technologies to provide teachers with new pedagogical experiences linked to teaching practices, knowing that in current times digital technologies are not democratized in our state, that is, new policies are necessary. In short, the theme's texture brought great reflections and significant contributions and greatly impacted the construction of the Educational Product proposed here as “Oficina de Memórias Pedagógicas de Professores Ribeirinhos”, whose contribution focused on self-education, using the digital applications WhatsApp and Facebook as a facilitating resource. /Instagram, which can serve as inspiration for teachers in their current pedagogical practices, and for trainers to make use of this product, based on self-education, teacher training, pedagogical practice and resilience of riverside teachers.
Palavras-chave: Oficina de memórias pedagógicas
Narrativas de professores ribeirinhos
Autoformação docente
Prática pedagógica
Resiliência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: PESSOA, Jony Alason da Silva. Memórias pedagógicas de professores ribeirinhos do Baixo Amazonas. Orientador: Amarildo Menezes Gonzaga. 2023. 156 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1413
Data do documento: 5-Dez-2023
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memórias pedagógicas de professores ribeirinhos do Baixo Amazonas_Jony Alason da Silva Pessoa_2023.pdfDissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro5,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.