Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carneiro, Eltton Ricardo de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0292852098038514pt_BR
dc.contributor.referee1Carneiro, Eltton Ricardo de Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0292852098038514pt_BR
dc.contributor.referee2Arruda, Éverton Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8458855239132157pt_BR
dc.contributor.referee3Salgado, Andre Wilson Archer Pinto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0197746640735395pt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Valclides Kid Fernandes dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7902062389125321pt_BR
dc.creatorProcópio, João Vítor Lima-
dc.date.accessioned2023-12-26T16:13:18Z-
dc.date.available2023-12-26-
dc.date.available2023-12-26T16:13:18Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationPROCÓPIO, João Vítor Lima. Marketing social e educação ambiental: análise de campanhas publicitárias e outras iniciativas públicas contra a poluição hídrica em Manaus. 2023. 85 p. Monografia (Tecnologia em Produção Publicitária) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1393-
dc.description.abstractManaus' urbanization was marked by igarapé3 -alterating processes, through channeling and embankments, which began in the nineteenth century, as well as through human occupation on its riverbanks, dumping of sewage and garbage. In this context, the following municipal measures of urban solid waste (USW) 4 management were analyzed: cleaning of shores and streams, garbage men of joy, voluntary delivery points, scheduled collection of large objects and dismantling of inappropriate trash cans. The research is explanatory, bibliographic, qualitative and quantitative with a questionnaire application by volunteering. In their textual and visual aspects, the environmental education campaigns presented restrain pollution of water resources, highlight the negative consequences of this action, and also publicize the municipal services mentioned above. In addition, social marketing’s ability to change values and mediate behaviors that lead to environmental education and conscious consumption was verified. Finally, was observed the need for overt, continuous and multimedia environmental social marketing campaigns to combat river pollution in Manaus.pt_BR
dc.description.resumoA urbanização de Manaus foi marcada por processos de alteração dos igarapés1 , tanto por meio de canalização e aterros, que se iniciaram no século XIX, como por meio da ocupação humana em suas margens, despejo de esgoto e lixo. Nesse contexto, foram analisadas as seguintes medidas municipais de gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) 2 : limpeza de orlas e igarapés, garis da alegria, pontos de entrega voluntária, coleta agendada de grandes objetos e desarticulação de lixeiras viciadas. A pesquisa é explicativa, bibliográfica, qualitativa e quantitativa com aplicação de questionário por voluntariado. Em seus aspectos textuais e imagéticos, as campanhas de educação ambiental apresentadas coíbem a poluição dos recursos hídricos, ressaltam às consequências negativas dessa ação, e também divulgam os serviços municipais mencionados anteriormente. Além disso, constatou-se a capacidade do marketing social de mudar valores e mediar comportamentos que levem a educação ambiental e ao consumo consciente. Por fim, se observou a necessidade de campanhas de marketing social ambiental ostensivas, continuas e multimídias no combate à poluição dos rios em Manaus.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2023-12-26T16:13:18Z No. of bitstreams: 1 TCC - João Procópio (1).pdf: 3668561 bytes, checksum: f5489443dd4ab1f86d4f1e93e29bedc3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-26T16:13:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - João Procópio (1).pdf: 3668561 bytes, checksum: f5489443dd4ab1f86d4f1e93e29bedc3 (MD5) Previous issue date: 2023-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsTecnologia em Produção Publicitáriapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsTecnologia em Produção Publicitáriapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsTecnologia em Produção Publicitáriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPropaganda e publicidadept_BR
dc.subjectMarketing socialpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.titleMarketing social e educação ambiental: análise de campanhas publicitárias e outras iniciativas públicas contra a poluição hídrica em Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marketing social e educação ambiental: análise de campanhas publicitárias e outras iniciativas públicas contra a poluição hídrica em Manaus_Procópio_2023.pdfMonografia_Tecnologia em Produção Publicitária_IFAM-Campus Manaus Centro3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.