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Tipo: Dissertação
Título: Impressão 3D como recurso para o ensino e aprendizagem de citologia
Autor(es): Cruz, Denys Santos da
Primeiro Orientador: Frota, Vitor Bremgartner da
metadata.dc.contributor.referee1: Frota, Vitor Bremgartner da
metadata.dc.contributor.referee2: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Magalhães Netto, José Francisco de
Resumo: A utilização de instrumentos didáticos digitais ou materiais nas escolas, sempre despertou na maioria dos alunos, interesse e curiosidade, porém, sabemos que em alguns ambientes escolares há falta de recursos materiais que dificultam a execução de atividades experimentais. Para sanar esse problema, os professores improvisam materiais de modo a aplicarem uma aula prática. Nesse contexto de ausência de material, a tecnologia de impressão 3D possibilita uma relevante contribuição para minimizá-lo, porque é um recurso que permite a impressão de materiais pedagógicos, que podem auxiliar o ensino de diferentes áreas, onde ainda os conteúdos são apresentados abstratamente, como as células que são invisíveis a olho nu. Além disso, a impressão 3D contribui para a construção de materiais concretos em formato tridimensional que anteriormente eram acessíveis apenas virtualmente, deixando as aulas muito abstratas para o aluno, como as células que são invisíveis a olho nu. Contudo, essa tecnologia ainda não é amplamente usada pelos professores, talvez pela falta de uma preparação adequada para eles. Por isso, esta pesquisa teve como objetivo contribuir com o ensino de Biologia, para a subárea da Citologia, com um curso virtual de impressão 3D.A abordagem desta pesquisa foi de caráter qualitativa e quantitativa e o método foi pesquisa exploratória. Os sujeitos da pesquisa são os professores e alunos de Biologia do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas — Campus Manaus Distrito Industrial (IFAM/CMDI). Para a coleta de dados foram utilizados questionários digitais, disponibilizados através de um link do formulário do Google, contendo perguntas abertas e fechadas, para posterior análise e interpretação dos dados. Por fim, esta pesquisa além de contribuir com a produção de um curso virtual sobre como usar a impressora 3D para melhorar a aprendizagem nas aulas de Citologia, também contêm: repositório digital de arquivo de células para impressão e um projeto com base na metodologia ativa de aprendizagem em projeto que envolve Impressão 3D e Citologia, para ser aplicado com os alunos. O curso está disponível na plataforma digital de aprendizado Moodle, pertencente ao IFAM.
Abstract: The use of digital teaching instruments or materials in schools has always aroused interest and curiosity in most students, however, we know that in some school environments there is a lack of material resources that make it difficult to carry out experimental activities. To solve this problem, teachers improvise materials in order to apply a practical class. In this context of absence of material, 3D printing technology makes a relevant contribution to minimize it, because it is a resource that allows the printing of pedagogical materials, which can help the teaching of different areas, where the contents are still abstractly presented, like cells that are invisible to the naked eye. In addition, 3D printing contributes to the construction of concrete materials in a threedimensional format that were previously only accessible virtually, leaving the classes very abstract for the student, such as cells that are invisible to the naked eye. However, this technology is still not widely used by teachers, perhaps due to the lack of adequate preparation for them. Therefore, this research aimed to contribute to the teaching of Biology, for the subarea of Cytology, with a virtual 3D printing course. The approach of this research was qualitative and quantitative and the method was exploratory research. The research subjects are high school biology teachers and students from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas — Manaus Industrial District Campus (IFAM/CMDI). For data collection, digital questionnaires were used, made available through a link on the Google form, containing open and closed questions, for further analysis and interpretation of the data.Finally, this research, in addition to contributing to the production of a virtual course on how to use the 3D printer to improve learning in Cytology classes, also contains: a digital repository of cell files for printing and a project based on the active methodology of learning in a project involving 3D Printing and Cytology, to be applied with students. The course is available on the digital learning platform Moodle, belonging to IFAM.
Palavras-chave: Citologia
Cultura Maker
Impressão 3D
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: CRUZ, Denys Santos da. Impressão 3d como recurso para o ensino e aprendizagem de citologia . 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1247
Data do documento: 13-Mai-2022
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