Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Bruno da Silva-
dc.creatorCoelho, Iandra Maria Weirich da Silva-
dc.date.accessioned2023-05-10T21:57:57Z-
dc.date.available2023-05-10-
dc.date.available2023-05-10T21:57:57Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationANDRADE, Bruno da Silva. Manutenção e instalação de computadores: guia de orientações didáticas à aprendizagem no contexto indígena. 2022. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1246-
dc.description.abstractIn this guide we present a proposal for teaching and learning to perform maintenance and installation of computers, considering the cultural and regional aspects of the target audience of the research that originated this product, which are students of the technical course in computer science at Ifam campus São Gabriel, local where the majority of students are indigenous, however, it is important to note that this teaching material can be used by teachers in any technical course that has in its grid, disciplines focused on the area of computer maintenance. This proposal was developed as an alternative to contribute to the teaching and learning process of these students in which they learn through problem-based learning, combined with the use of learning scripts, supported by Constructive Alignment and the use of visual and digital resources. to develop skills with regard to carrying out basic technical procedures related to the maintenance and installation of computers, so that they can diagnose problems, their possible causes and solutions. This teaching proposal aims to apply practical problems in the real world that will be presented through cards through a workshop so that students can have contact with some of the probable challenges that will be present in their future profession, paying attention to the issues cultural and linguistic aspects of the target audience that originated this product. In order for other teachers to reproduce this experience, we created this guide where we provide all the necessary material, including Learning Paths, guidelines for creating a virtual laboratory, links, tutorials and suggestions on general procedures. In addition, we offer a set of guidelines for students, so that teachers can guide them on how to develop their potential and achieve better learning results.pt_BR
dc.description.resumoEste guia de orientações didáticas visa auxiliar professores de informática, especialmente, no âmbito do ensino médio. Neste guia, apresentamos uma proposta de ensino e aprendizagem para a realização de manutenção e instalação de computadores, considerando os aspetos culturais e regionais do público-alvo. Essa proposta foi elaborada como uma alternativa para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, especialmente, em contextos indígenas ou de mescla de alunos indígenas e não indígenas. A proposta foi desenvolvida com uso da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas e conta com roteiro de aprendizagem e uma rubrica para auxiliar na avaliação das aprendizagens dos alunos. Tem como foco o desenvolvimento de habilidades relacionadas à manutenção e instalação de computadores, de modo que os estudantes possam diagnosticar problemas, identificar possíveis causas e propor soluções, destacando alguns dos prováveis desafios relacionados às suas futuras profissões. A proposta envolve a aplicação de problemas práticos que são apresentados por meio de cartões bilíngues (língua portuguesa e nheengatu), no intuito de evidenciar a importância e o respeito às outras culturas e línguas. Sendo assim, destacamos esse produto educacional como um instrumento de valorização das línguas, dos saberes e das tradições indígenas. Para que outros professores possam reproduzir essa experiência, criamos este guia em que disponibilizamos materiais, recursos e orientações pedagógicas que podem auxiliar no planejamento das atividades, incluindo Roteiro de Aprendizagem, Cartões didáticos, orientações para criação de laboratório virtual, links,tutoriais e sugestões sobre procedimentos gerais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2023-05-10T21:57:57Z No. of bitstreams: 1 Produto Oficial com Ficha Catalografia inserida.pdf: 7491733 bytes, checksum: 95debca19d311ecd98196fdc216f0316 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-10T21:57:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Produto Oficial com Ficha Catalografia inserida.pdf: 7491733 bytes, checksum: 95debca19d311ecd98196fdc216f0316 (MD5) Previous issue date: 2021-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino tecnológicopt_BR
dc.subjectComputadorespt_BR
dc.subjectManutenção e instalaçãopt_BR
dc.subjectLinguagem indígenapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleManutenção e instalação de computadores: guia de orientações didáticas para o apoio à aprendizagem no contexto indígenapt_BR
dc.typeOutropt_BR
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manutenção e instalação de computadores: guia de orientações didáticas para o apoio à aprendizagem no contexto indígena_Bruno da Silva Andrade_2022.pdfProduto educacional_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro7,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.