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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso de videoanálise no ensino de colisões em uma escola pública da cidade de Manaus
Autor(es): Montoli, Guilherme Almeida
Primeiro Orientador: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Rivera, José Anglada
metadata.dc.contributor.referee3: Farias, Fabricio de Oliveira
Resumo: Esta monografia destaca o uso de videoanálise no ensino de colisões. Como podemos tratar os casos em que a colisão não é perfeitamente elástica (ou inelástica) e descrever o fenômeno? Os casos reais comumente observados não são os que têm  = 0 ou 1. Consideramos que a colisão entre dois objetos em que uma bola cai ao chão é frontal e que as massas dos objetos sejam conhecidas; as velocidades inicial e final da bola serão determinadas com o software Tracker e com elas pudemos conhecer o coeficiente de restituição. O objetivo desta pesquisa foi de avaliar como o uso de simuladores computacionais, por meio problema da colisão unidimensional (para casos em que o coeficiente de restituição assume valores 0 <  < 1), pode ser significativo (ou não) para o ensino de Física. A pesquisa aqui apresentada é de abordagem quali-quantitativa descritiva, que, na parte quantitativa procura envolver a obtenção de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos interativos pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada, procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos sujeitos, ou seja, dos participantes da situação em estudo. Ao se enquadrar como uma pesquisa qualitativa, as abordagens utilizadas para tais fins foram a pesquisa-ação que pode ser rotulado de tal forma quando houver realmente uma ação por parte das pessoas implicadas no processo investigativo, visto partir de um projeto de ação social ou da solução de problemas coletivos e estar centrada no agir participativo e na ideologia de ação coletiva. São trabalhados seis momentos, em que o primeiro momento é referente aos conteúdos prévios dos alunos. O segundo momento é sobre a apresentação do conteúdo de colisões. O terceiro momento se dará pela apresentação do Tracker. O quarto momento é a aplicação da pesquisa-ação no problema das colisões. O quinto momento foi a videoanálise. O sexto e último momento foi a aplicação do questionário final. Apesar dos esforços os alunos não obtiveram uma aprendizagem significativa por falta de conhecimentos prévios para entender os assuntos ministrados em sala de aula e com a utilização do Tracker.
Abstract: This monograph highlights the use of video analysis in the teaching of collisions. How can we handle cases where the collision is not perfectly elastic (or inelastic) and describe the phenomenon? The real cases commonly observed are not those with  = 0 or 1. We consider that the collision between two objects in which a ball falls to the ground is frontal and that the masses of the objects are known; the initial and final speeds of the ball will be determined with the Tracker software and with them we could know the restitution coefficient. The objective of this research was to evaluate how the use of computer simulators, through the one-dimensional collision problem (for cases in which the restitution coefficient assumes values 0 <  <1), can be significant (or not) for teaching Physics. The research presented here is of a descriptive qualitative and quantitative approach, which, in the quantitative part, seeks to involve obtaining descriptive data about people, places and interactive processes by the direct contact of the researcher with the studied situation, seeking to understand the phenomena from the perspective of the subjects , that is, of the participants in the situation under study. When framed as a qualitative research, the approaches used for such purposes were the action research that can be labeled in such a way when there is really an action on the part of the people involved in the investigative process, seen from a social action project or from the solving collective problems and being centered on participatory action and the ideology of collective action. Six moments are worked on, in which the first moment refers to the students' previous content. The second moment is about the presentation of the collision content. The third moment will be the presentation of the Tracker. The fourth step is the application of action research to the collision problem. The fifth moment was video analysis. The sixth and final moment was the application of the final questionnaire. Despite the efforts the students did not obtain a significant learning due to lack of previous knowledge to understand the subjects taught in the classroom and with the use of the Tracker.
Palavras-chave: Física - ensino
Aprendizagem significativa
Recursos tecnológicos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Física
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Física
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Física
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: MONTOLI, Guilherme Almeida. O uso de videoanálise no ensino de colisões em uma escola pública da cidade de Manaus. 2019. 99 p. Monografia (Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1124
Data do documento: 4-Dez-2019
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