Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1102
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dengue, Zika e Chikungunya: análise dos efeitos de campanhas preventivas e uma abordagem da aprendizagem significativa em Instituição de Ensino Federal
Autor(es): Cavalcanti, Anne Caroline Simões
Primeiro Orientador: Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martinez de
metadata.dc.contributor.referee1: Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martinez de
metadata.dc.contributor.referee2: Aguiar , Madalena Otaviano
metadata.dc.contributor.referee3: Nascimento, Valdinete Alves do
Resumo: A dengue, zika e chikungunya são doenças virais agudas que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. São transmitidas pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, que hoje está presente em todo o território brasileiro. O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação criaram um programa chamado Saúde na Escola, cujos objetivos são a difusão de medidas de prevenção de doenças e a promoção da saúde. No caso das doenças citadas, seria o principal agente para a prevenção e controle dentro do ambiente escolar. É papel da escola e do professor como promotores de saúde, transmitir tais conhecimentos a respeito do vetor, suas características e agentes etiológicos. Nesta pesquisa, verificaram-se os efeitos das campanhas de prevenção e conscientização em alunos de uma instituição de ensino federal, avaliando os conhecimentos da população pesquisada em relação ao vetor, às doenças que transmite e às formas de prevenção (incluindo o combate ao mosquito) e tratamento, comparando o nível de conhecimento entre diferentes níveis de ensino. Partindo da premissa de que a educação para a saúde está ligada à aprendizagem-significativa, a abordagem utilizada foi de uma avaliação quali quantitativa através de questionário semi-aberto, cuja aplicação deu-se em dois momentos: 1) O questionário foi aplicado visando obter informações sobre os conhecimentos prévios. 2) O questionário foi aplicado após aula expositiva com exibição de vídeo didático sobre a biologia do vetor e as implicações sócio-política econômicas das doenças e uma apresentação em powerpoint® com informações recentes e contextualizadas sobre as arboviroses. Como resultado da primeira avaliação, observou-se que as campanhas externas ao ambiente escolar tiveram maior impacto nos alunos, sendo estas a maior fonte de informações em todas as turmas pesquisadas. Houve diferença entre as turmas do ensino médio e da graduação, com melhor desempenho das primeiras. Sugere-se que haja atividades mais intensas voltadas à prevenção de doenças na escola e que mais atenção seja dada aos conteúdos relacionados a esses temas nos cursos de formação de professores, a fim que a promoção da saúde seja uma atividade contínua e independente das campanhas publicitárias realizadas somente durante as epidemias.
Abstract: Dengue, Zika and Chikungunya are viral diseases that afect millions of people of the entire world. They are transmitted by the female gender of the moskito Aedes aegypti and today, they are presente in all brazilian territory. The Ministry of Health and Ministry of Education created a program called School Health, which approaches about ways of prevention for these diseases and the promotion of health. It’s school’s and teacher’s responsibility, as health promoters, to spread the knowledge about the vector, its characteristics and etiological agents. In this research, we verified the effects of prevention campaigns and awareness in students of a federal institution, evaluating the researched population knowledge about the vector and its etiological agents, comparing the level of knowledge of the different educational levels. Coming from the idea that health education is liked to the meaningful learning, the tool for this research was a semi-open quiz, which application was done in two steps: 1) The quiz was applied to check the students previous knowledge. 2) The quiz was applied after classes with exhibition of a biology didactic video about the vector and its diseases social-political-economical implications using a PowerPoint® presentation with recent and contextualized information about these arboviruses. As result of the first avaliation, we noticed that campaigns that are external of the schools environment had better impact in every researched class. We verified a difference between classes from the graduation level and high school level, with a better development in the first ones. Its suggested that more intense activities about diseases prevention can be done inside of the institution and more attention to be given to the contents related to this theme in courses of teachers formation willing that the promotion of health be na activity independent of the promotional campaigns only done during the epidemics.
Palavras-chave: Biologia - ensino
Doenças virais
Aprendizagem Significativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: CAVALCANTI, Anne Caroline Simões. Dengue, Zika e Chikungunya: análise dos efeitos de campanhas preventivas e uma abordagem da aprendizagem significativa em Instituição de Ensino Federal. 2016. 98 p. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1102
Data do documento: 19-Dez-2016
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dengue, Zika e Chikungunya: análise dos efeitos de campanhas preventivas e uma abordagem da aprendizagem significativa em Instituição de Ensino Federal_Cavalcanti_2016.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro4,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.