Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Campos, José Galúcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0500936753469199pt_BR
dc.contributor.referee1Campos, José Galúcio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0500936753469199pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, José Ricardo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3871066069541626pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Felipe Denardin-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7171227119525859pt_BR
dc.contributor.referee4Rivera, José Anglada-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920pt_BR
dc.contributor.referee5Amazonas, Márcio Andrei Sousa-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0822367858729601pt_BR
dc.creatorCorrea, Thomás Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7194069216988233pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-26T19:27:13Z-
dc.date.available2022-12-26-
dc.date.available2022-12-26T19:27:13Z-
dc.date.issued2022-09-06-
dc.identifier.citationCORREA, Thomás Silva. Uma sequência didática voltada ao ensino de balística e modelada pelo pensamento computacional. 122 p. 2022. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1090-
dc.description.abstractThis dissertation presents the results of a pedagogical intervention mediated by a didactic sequence aimed at teaching ballistics modeled by computational thinking. As a didactic resource, we used the free software PhET whose aim was to favor the concretion of Physics objects. The didactic sequence took into account educational problems obtained in loco. Such learning problems were determined after exploratory research, namely: mathematical difficulties, motivation/interest to learn Physics and the absence of practical classes. All the empirical research and the educational product application was carried out in times of the Covid-19 pandemic, through the remote teaching model. Anyway, as a product, we present a didactic sequence that is malleable, and can be transposed to any curricular subject inherent to Physics. However, even with this difficulty, after applying the product, there was an improvement in the students' performance in relation to the subject.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta resultados de uma intervenção pedagógica mediada por uma sequência didática voltada ao ensino de balística modelada pelo pensamento computacional. Como recurso didático, usamos o software livre PhET cujo fim foi buscar favorecer a concreção dos objetos da Física. A sequência didática levou em consideração problemas educacionais obtidos in loco. Tais problemas de aprendizagem foram determinados após pesquisa exploratória, a saber: dificuldades matemáticas, motivação/interesse para aprender Física e, a ausência de aulas práticas. Toda a pesquisa empírica além da aplicação do produto foi realizada em tempos de pandemia da Covid19, por meio do modelo de ensino remoto. De todo forma, como produto, apresentamos uma sequência didática que é maleável, podendo ser transposta para qualquer assunto curricular inerente à Física. No entanto, mesmo com esta dificuldade, após a aplicação do produto, foi verificado uma melhora no rendimento dos alunos em relação à disciplina.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-12-26T19:27:13Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Thomás Correa.pdf: 2196548 bytes, checksum: b2805c49becb5117643415abaf5e7519 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-26T19:27:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Thomás Correa.pdf: 2196548 bytes, checksum: b2805c49becb5117643415abaf5e7519 (MD5) Previous issue date: 2022-09-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectMetodologias inovadoraspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleModelando o ensino de balística por meio do pensamento computacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thomás Correa.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.